Seguimento Açores e Madeira - Março 2010

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,212
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
http://www.meteopt.com/forum/seguim...oes-alertas-marco-2010-a-4320.html#post204673

Isto saí-o hoje a tarde, assim a Protecção Civil tomou as medidas referidas, não preciso dizer mais nada basta ver as minhas entradas ao longo do dia para perceber o que eu, amador, foi escrevendo...

Por essa ordem de ideias, e uma vez que "Esta depressão encontra-se em deslocamento para o território do Continente, com a passagem superfície frontal durante a tarde de amanhã, onde irá influenciar o estado do tempo durante Sexta e Sábado.", amanhã serão evacuadas as escolas no continente.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Cá não sei! Se vêm a 2h antes da hora do climax ainda agravar a descrição do estado da depressão que tu fazias?
Sabendo que tens infraestruturas danificadas e ainda muito trabalho para desimpedir convenientemente os cursos de água

O grave é que a depressão nem atingiu a Madeira nem vai atingir amanhã o Continente, e o que se passou verificou-se de manhã de hoje é que as pressões mantiveram-se altas atendendo a um anticiclone que esta pelas Canárias e pelo contrario manteve-se... Prossigamos...
 

ThunderSea

Cirrus
Registo
26 Fev 2010
Mensagens
11
Local
Sudeste da Madeira
Boas noites a todos!
Efectivamente (e felizmente) parece que o pior já passou. :hehe:
Por cá tempo calmo com as seguintes condições:
Pressão: 1009hPa
Vento: 27Km/h
Temperatura: 16.9ºC
Precipitação: 11.8mm nas últimas 6h (embora agora não chova)
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boas noites a todos!
Efectivamente (e felizmente) parece que o pior já passou. :hehe:
Por cá tempo calmo com as seguintes condições:
Pressão: 1009hPa
Vento: 27Km/h
Temperatura: 16.9ºC
Precipitação: 11.8mm nas últimas 6h (embora agora não chova)

Não sei não.
Neste momento chove com alguma intensidade pelo Funchal
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Orá chove, orá não chove uma chuva moderada no Centro do Funchal ;)
Nada de mais 3 a 4 mm por hora
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, agora chove moderadamente, pontualmente é forte, parece que a zona oeste da ilha esta a chover com maior intensidade, tenho acumulado desde o inicio da chuva as 16h ate agora 00h foi de 25,6 mm, a ribeira da Caldeira-Câmara de Lobos vem com um caudal assinalável, mas aguenta-se bem, de vez em quando traz alguns pedregulhos!!! Mas nada de especial para criar pânico, ainda bem!!!:)

Meus caros vou colocar as fotos do dia 20/02/2010 que aconteceu a tragédia e os vou comparar com uma foto do dia 02/02/2010 quando choveu com força na costa norte, para os comparar com os níveis de caudal da ribeira que esta em frente ao meu prédio, e ademais de outras fotos, onde consta o meu quintal, cheio de lama que provinha do terreno traseiro. Desculpem só me lembrei agora para os colocar, devido que estes dias foi de loucura e com muito trabalho. Agora que reflecti que ainda os tenho na câmara e não passei ao computador. Daqui a pouco, vou colocar aqui no fórum!!!
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Foto tirada no dia 02/02/2010, data em que o mau tempo atingiu o Norte da Ilha, onde o rog fiz uns belos relatos, e ele se lembra bem desse episodio meteorológico, aqui no Sul não foi tão atingido nessa data, reparem no nível do caudal!!!

semttulo1oq.jpg



Foto tirada no próprio dia da tragédia, 20/02/2010, reparem no nível do caudal e as diferenças com a foto anterior, onde o sul da ilha foi atingida em cheio. Reparem na hora!!! 11h da manhã. Nessa hora acontecia no Funchal e Ribeira Brava os primeiros relatos de inundações na Baixa da cidade do Funchal. A ribeira da Caldeira chegou transbordar na imagem esquerda da foto dá para perceber, durante uns 100 mts a ribeira andou desgovernada, mas depois voltou ao seu leito ainda bem!!!:hehe: a foto a seguir mostrar a cascata onde a mesma ribeira volta ao seu leito, foi a nossa salvação!!! Aqui no meu prédio, as pessoas andavam ansiosas a ver o comportamento da mesma ribeira!!!


semttulo0000.jpg



Esta foto é a cascata onde a ribeira voltava ao seu leito original, foi o que nos safou!!!! Dia 20/02/2010.

semttulo11l.jpg



Foto do meu quinta a ficar cheio de lama, no dia 20/02/2010, esta agua provinha do terreno de bananeiras contíguo ao prédio, a mesma não conseguia absorver tanta agua que caia nessa altura, tive que retirar os ralos do quintal para a agua escoar melhor!!!


semttulo1111w.jpg



E finalmente esta foto, reflecte a cascata que provinha do terreno e caia no meu quintal, o terreno de bananeiras não dava conta do recado com tanta agua que caiu no dia 20/02/2010, data da Tragédia da Nossa Ilha "Madeira".

semttulo11111.jpg



Estas foram as fotos que tirei na minha Câmara fotográfica, para depois ficar sem pilhas, para continuar ilustrar, no Dia da Tragédia da madeira, com a perspectiva no local onde eu moro. Espero que haja sido elucidativo!!!:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Dá próxima podes fazer o upload para o imageshack.us, mas essa Ribeira se em algum ponto não tive entupido tinha espaço suficiente para comportar essa água. Aliás o grande problema não é a Água mas todo o que se desprendeu pela terra estar completamente cheia de água.
Sigo com alguns chuvistos e algum sol como previsto para já, e o barulho das máquinas que não param a reconstruir uma ponte aqui ao lado de casa :)
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Durante o dia de hoje o "penico" já marcou 20mm e a espaços chove forte misturado com vento moderado.
Vamos ver o que cai até ao fim do dia!
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

hoje o dia foi completamente diferente num espaço de doze Km, em angra do heroísmo um dia de primavera, sem chuva, sem vento e com uma temperatur muito agradável, 12 km a Oeste as ribeiras corriam com a cuva fraca que todo o dia se fez sentir na zona Oeste da ilha...
não parece que estamos na mesma ilha, com condições metereológicas tão diferentes.