Seguimento especial Mau Tempo 18-22 Novembro 2007

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Nisso tens razão Rog, ainda me lembro daquela grande chuvada no Final de Agosto que o IM metia os alertas muito atrasados.

Desta vez fizeram bem avisar antes de acontecer as coisas.

Cumps:thumbsup:

Claramente tardio, colocaram o alerta laranja em Agosto depois de ocorrer inundações:angry::angry:

Previsão Estofex (alerta 1 para o Sotavento Algarvio):



DISCUSSION

Southwestern Iberia...

A stable frontal wave is initially located about 500 km west of southern Portugal and moves rapidly northeastward, reaching western France on Tuesday morning, when a second wave moves into Iberia. In vicinity of the waves strong low-level jets develop on the front's warm side with velocities around 25 m/s. The low level flow advects warm, moist and slightly unstable air off the Atlantic Ocean towards the Iberian Peninsula, that reaches the Iberian coast starting Monday late afternoon.
The strong shear suggests that embedded thunderstorms will likely include linearly organized lines and possibly a few mescyclones with an attendant threat of strong to severe winds, perhaps some large hail and a low tornado threat. The storms are expected to persist into the next forecast period.

Fonte: Estofex

Alguém possa explicar-me o que o Estofex quer referir-se quando diz mesociclones:huh::huh:
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Alguém possa explicar-me o que o Estofex quer referir-se quando diz mesociclones:huh::huh:

Condições para a formação de tornados.

Una masa de aire caliente, al chocar con un frente frío, forma una poderosa tormenta y crea las condiciones propicias para un tornado. Estas masas de aire, denominadas climatológicamente, mesociclones.

Al elevarse el aire caliente por el embudo, el aire frío que se encuentra alrededor ocupa el vacío. Esto genera un torbellino que jala con enorme fuerza el aire hacia el centro del tornado.

Al principio se observa una rotación de 2 a 6 millas (3 a 9 kilómetros) de diámetro en las nubes, luego la punta de un embudo que sale de esas nubes y, al ganar fuerza, un torbellino que se extiende hasta el suelo.

El viento del tornado alcanza velocidades terribles, que se calculan hasta en 400 Km por hora. No hay vientos mas veloces, aunque rara vez dura mas de una hora, Los vientos más veloces y furibundos que pueda haber en el planeta, viajan en las paredes de un tornado. No es de extrañar la magnitud de los daños que pueden tener su causa en este fenómeno meteorológico: arranca arboles de raiz, transporta grandes objetos a largas distancias, destruye casas, y siembra la desolacion en solo unos minutos. Debido a la enorme depresion que acompaña al torbellino, el tornado al pasar por una casa, puede levantar el techo y hacer estallar las paredes por el efecto de la presion interior.

Fonte
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Bem me parecia que estava me a esquecer de ir buscar algo para colucar aqui, pois era os avisos do Estofex, bem parece que o Sul vai estar debaixo de fogo,

Prepara te vizinho:lol:

Cumps:thumbsup:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Formação de Tornados???? :surprise:

Bem isso já é serio, mas ainda me lembro daquela chuvada de Agosto que tambem se previa isso e nada aconteceu, vamos lá ver, mas até era bom porque nunca assisti a nada. Desde que nao me levaxe a minha casa :lol:

Cumps:thumbsup:
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
alguma vez foi colocado o alerta vermelho?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Bem me parecia que estava me a esquecer de ir buscar algo para colucar aqui, pois era os avisos do Estofex, bem parece que o Sul vai estar debaixo de fogo,

Prepara te vizinho:lol:

Cumps:thumbsup:

Acho que nem o pluviómetro fica em cima da varanda:lmao::lmao:, só espero se vier a ocorrer que seja no mar, oh vizinho se passar aí por Faro avisa-me que assim tenho tempo para fugir:eek:

Obrigado Rog, pela informação:thumbsup:

Eu já assisti penso a um, nos arredores de Olhão, na casa de um amigo meu, e passado o medo, o susto, a admiração quando fomos à rua, nada ficou no sítio só a casa, porque o resto, árvores, muros, postes de telefone e electricidade,telhas, galinhas, etc.. ainda hoje estive com ele, e falámos nesse assunto e aquele momento ficou marcado nas nossas vidas.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Loooool

Vamos lá ver se aparece algo, ja limpastes o pluviometro?? É que se nao tirastes as aranhas de la coitadas vao morrer afogadas e depois vao voar pelo céu. :lmao:

Cumps:thumbsup:
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
O alerta vermelho foi colocado o ano passado mais ou menos por esta altura quando caiu umas fortes chuvadas e vento forte. Mas apenas por algumas horas e com pouca antecedência. Lembro-me porque andei com a água a entrar quase em casa.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Por acaso até houve grandes chuvadas nesta altura no ano passado, aqui a minha estradinha ficou super inundada, ate teve de vir os bombeiros esvaziar, o problemas é que eles chegaram ali, viram aquilo e foram se embora sem fazer nada. :angry:

Cumps:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
a protecção civil faz as coisas mais do que elas são,por qualquer coisa é um alerta amarelo.

afinal de contas eles tem que justificar o ordenado que ganham:D

vocês falam por ter e por não ter, quando não colocam nenhum alerta é pk não colocam nenhum alerta, quando colocam alertas é porque colocam :huh: enfim deve ser só por prazer de criticar :rolleyes: