Seguimento - Incêndios 2014

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Fotografia do início dos incêndios de ontem, em Viana.



Desculpem-me a intromissão na discussão mas acho que, se pode até ser "normal" haver alguns incêndios nesta época, dada a actividade agrícola e possibilidade de uso do fogo. não me parece que se deva tomar apenas esse facto como explicação e, de certa forma, "despreocupar-mo-nos" com estas ocorrências.

Pela fotografia, tirada nos primeiros momentos dos incêndios de ontem, rapidamente se compreende que a causa não foi um eventual acidente com fogueiras. Mais, conheço bem a zona e como podem ver aqui, no local onde deflagraram os incêndios não existe qualquer actividade agrícola ou de pastoreio; costumam apenas andar livremente alguns cavalos selvagens pelo local. Ardeu muito mato rasteiro, junto a várias torres eólicas, o que de facto não é o mais preocupante mas deixa estas belas paisagens pintadas de negro alguns meses.

Ao longo do dia a situação foi-se agravando, com o incêndio a ganhar dimensão e a descer as encostas, não se limitando assim apenas ao mato rasteiro. À noite ainda ardia bastante e eram bem visíveis as chamas, ao longe.

Para mim, é preocupante. Não por ser um indício de um eventual ano seco e mau para as florestas, mas sim por, a meados de Março (ainda Inverno!), já haver mão humana a causar, propositadamente, incêndios desta dimensão. E contra isso, não há muito que o clima, e um Verão mais ou menos seco, possam fazer.

Mais fotografias aqui e aqui.

Consegues dizer qual das 3 colunas surgiu primeiro?
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Pensem no fogo como sendo um elemento indissociavel das nossas paisagens, porque o é mesmo!
Não caiam ja nos exageros do ano passado a escrever que eu acho que deve arder muito, e que morrem pessoas etc etc...nada disso!
Distingam o fogo bom do fogo mau...o bom até para selecionar especies na fauna é muito util...mata os animais doentes e que transmitem doenças aos outros!
Reparem que na Malcata, no programa de reintrodução do coelho, havia e ha intenção de executar acções de fogos controlados para melhorar as condições dos mesmos!
Sim, ontem isto não era fogo controlado, mas se calhar é um sinal IMPORTANTE que aquela zona deve ser queimada por fogo prescrito...o pessoal muitas vezes anda desatento a isto mas...
ha 15 dias houve um pequeno incendio no Marão (cerca de 50 ha), que até um colega aqui do forum de Vila Real (julgo que o Bigfire) referiu como sendo ja o regresso dos incêndios!
Foi um sinal...depois disso houve a queima de 50 ha na semana passada através de fogos controlados!
Mais vos digo: essa área do incendio de 45 ha, cujo motivo foi seguramente o pastoreio, foi feita a ignição num ponto fantastico! Reparem: vento de leste e a ignição foi feita na encosta oeste...o fogo desceu calmamente ate terminar numa zona queimada por fogo controlado o ano passado!
Este pastor que fez isto sinceramente não me assusta...muitos como ele!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Aproximadamente 300 ha de area queimada (matos maioritariamente) na zona de Viana no fim de semana passado!
Como se vê nada de mais...
Outro ponto importante que explica as áreas ardidas significativas no Alto Minho, é a falta de combatentes...é um distrito problemático nessa matéria...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pensem no fogo como sendo um elemento indissociavel das nossas paisagens, porque o é mesmo!
Não caiam ja nos exageros do ano passado a escrever que eu acho que deve arder muito, e que morrem pessoas etc etc...nada disso!
Distingam o fogo bom do fogo mau...o bom até para selecionar especies na fauna é muito util...mata os animais doentes e que transmitem doenças aos outros!
Reparem que na Malcata, no programa de reintrodução do coelho, havia e ha intenção de executar acções de fogos controlados para melhorar as condições dos mesmos!
Sim, ontem isto não era fogo controlado, mas se calhar é um sinal IMPORTANTE que aquela zona deve ser queimada por fogo prescrito...o pessoal muitas vezes anda desatento a isto mas...
ha 15 dias houve um pequeno incendio no Marão (cerca de 50 ha), que até um colega aqui do forum de Vila Real (julgo que o Bigfire) referiu como sendo ja o regresso dos incêndios!
Foi um sinal...depois disso houve a queima de 50 ha na semana passada através de fogos controlados!
Mais vos digo: essa área do incendio de 45 ha, cujo motivo foi seguramente o pastoreio, foi feita a ignição num ponto fantastico! Reparem: vento de leste e a ignição foi feita na encosta oeste...o fogo desceu calmamente ate terminar numa zona queimada por fogo controlado o ano passado!
Este pastor que fez isto sinceramente não me assusta...muitos como ele!

É por muitos a pensarem assim, que depois morrem bombeiros, são destruidas casas, e são consumidos dezenas de milhares de hectares. No inicio é tudo fogos controlados até que o vento descontrola tudo.
Quantos aos animais doentes, ect ... se fizessemos o mesmo ás pessoas doentes, que também transmitem doenças, havia de ser giro .....
A estupidez humana não tem limites sinceramente ....
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
É por muitos a pensarem assim, que depois morrem bombeiros, são destruidas casas, e são consumidos dezenas de milhares de hectares. No inicio é tudo fogos controlados até que o vento descontrola tudo.
Quantos aos animais doentes, ect ... se fizessemos o mesmo ás pessoas doentes, que também transmitem doenças, havia de ser giro .....
A estupidez humana não tem limites sinceramente ....

É pá Aurélio, desculpa lá mas não devemos estar a "falar" da mesma coisa sinceramente...
sabes o que são Fogos Controlados ou prescritos?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
É por muitos a pensarem assim, que depois morrem bombeiros, são destruidas casas, e são consumidos dezenas de milhares de hectares. No inicio é tudo fogos controlados até que o vento descontrola tudo.
Quantos aos animais doentes, ect ... se fizessemos o mesmo ás pessoas doentes, que também transmitem doenças, havia de ser giro .....
A estupidez humana não tem limites sinceramente ....

Só mais uma questão, sem dramas, mas a estupidez humana tem de tudo...até dos gajos que se queixam sistematicamente do tempo que faz ou não faz...é assim mesmo a estupidez humana, depende é do prisma que a vês...como sei que és interessado pela temática em questão, consulta:
http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/efc

Verás que estás totalmente enganado!:thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Entretanto, parece estar ocorrer fogo controlado na serra de Sintra, junto à Peninha.

2zow4jp.jpg
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
  • Gosto
Reactions: jonas_87

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Entretanto, parece estar ocorrer fogo controlado na serra de Sintra, junto à Peninha.

2zow4jp.jpg

Sinceramente não sei....não tenho informação...
na semana houve fogos prescritos em Valongo, na Serra do Marão e Estrela (pelo menos)
Esta semana Felgueiras, Águeda e Serra da Estrela....nestes locais tem havido...desconheço outros!
Para informação: um fogo prescrito ou controlado tem que ter obrigatoriamente um tecnico credenciado a orientar e apenas é executado numa janela meteo adequada aos objectivos...
não morrem bombeiros, ate porque pouco participam, não se derrete solo nem nada que se pareça...o desconhecimento leva a pensar isso, mas garanto que tal não acontece!
Pode naturalmente correr mal, como qualquer outra actividade, mas pelo que sei o ultimo fogo controlado que correu mal foi na serra da estrela ha uns anos...e queimou mais umas dezenas de ha apenas...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Aurélio provavelmente é MESMO:

http://www.ahbvc.org.pt/index.php/c...o-na-serra-de-sintra-sessao-de-esclarecimento

As datas assinaladas não correspondem, mas tendo em conta os dias de chuva do mês de Fevereiro, acredito que tenha havido adiamento.

Boa pesquisa:thumbsup:
Aurélio, fogos controlados podem ser realizados de Outubro a Junho...depende da janela meteo e dos objectivos de queima...
se for sob coberto de pinhal bravo, aí a prescrição é muito mais apertada e normalmente so Dezembro/Janeiro e eventualmente Fevereiro!
Este ano foi muito mau para queimar em pinhal bravo...apenas dois ou tres dias...
ja em matos deu para queimar em novembro e agora Março!
Uma pequena nota: um fogo controlado é planeado com um objectivo (DFCI, Renovação do pasto, cinegético) e são definidas parcelas de queima (desde meio ha até aos 20/30 ha por parcela). Se o fogo sair dessas parcelas a operação corre mal, daí haver janelas meteo para queimar! Naturalmente que se faz com precaução para evitar a saida do fogo das parcelas
Acredita que tenho todo o gosto em elucidar te, ou a outro colega do forum:thumbsup:
Off topic: não gostei da tua referencia a estupidez relativamente ao meu post!
Não gosto de sistematicamente ler post com lamurias de que não chve no Algarve...mas nunca fiz referencias a isso ca no forum!
As minhas desculpas se me xcedi, mas acredita que te elucido sobre isto com todo o gosto:thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
...depende da janela meteo e dos objectivos de queima...

Ontem, aqui na região, o vento soprava bem, a nortada do costume, hoje o vento caiu bastante, portanto as condições atmosféricas estão bem mais favoráveis para a dita acção relacionada com fogo controlado :thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Ontem, aqui na região, o vento soprava bem, a nortada do costume, hoje o vento caiu bastante, portanto as condições atmosféricas estão bem mais favoráveis para a dita acção. :thumbsup:

depende depois do numero de dias sem chuva, da taxa de inflamabilidade do combustivel, exposição da(s) parcela(s) e da %hr...claro e depende dos objecivos que se pretende (se queremos reduzir 70, 80 % da carga combustivel...depende)...:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87