Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O que vos parecem as imagens dos modelos?
Vamos ter trovoada ou não?

1º - Ainda é muito cedo para ter certezas seja do que fôr.

2º - Esta run que está a saír agora (a das 18h) não é uma run fiável, pois costuma ter alguns desvaneios. As run's melhores são as das 0 e 12 horas, respectivamente.

;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
2º - Esta run que está a saír agora (a das 18h) não é uma run fiável, pois costuma ter alguns desvaneios.

E que devaneios, mais de 70 mm em 6h no interior de Espanha:
gfspiprec144.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E que devaneios, mais de 70 mm em 6h no interior de Espanha:
gfspiprec144.png

:surprise: :lmao: Eu já sabia...

Mas olha que em termos de valores de CAPE/LI acho tudo dentro do normal. O resto ainda não analisei.

rtavn14411.png


E quanto a precipitações pode ter esse grande desvaneio que colocaste, mas, olha que desta vez os modelos distribuíram de uma forma melhor a precipitação por Portugal.

(P.S.: Refirmo-me aos modelos de precipitação do GFS do site www.meteociel.fr)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Penso que já falta pouco para se poder confirmar a chegada dessa cut-off a vir de NE para SW com muito boas condições de trovoada e tempo muito abafado dependendo da posição final dela mas em principio será sobre a PI provocando tempo muito abafado sem vento e trovoadas podendo ser fortes em especial no interior mas podendo fazer em qualquer região...agora é fazer figas para não se alterar assim muito porque algo vai ter de alterar uma vez que ainda falta alguns dias :)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Parece que se esqueceram de que existem mais modelos matematicos de previsão.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo esta última run das 00 Z ( gfs) está a acontecer o inevitável/esperado....começa a tirar precipitação/instabilidade...o centro depressionário já não está numa posição tão favorável...claro que é apenas uma run, de um modelo....e ainda falta algum tempo....
ou muito me engano, ou trovoadas nem vê-las....e com jeitinho ainda vamos acabar com nortada....:disgust: mas o mais provável é acontecer uma subida de temperatura para a semana que vem com circulação de Leste....Desculpem o "péssimismo" mas estou farto de ver os modelos anunciarem algo e à medida que se aproxima a data vão tirando/alterando tudo ou quase tudo.....a partir de agora só quando ouvir os foguetes:trovao: é que acredito...:D

:rolleyes:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Aconteçeu tal e qual o que eu disse aqui num post de ontem que o gfs ia começar a tirar a animação, por isso esta saida não me espanta nada, e daqui para a frante devem de tirar cada vez mais.

PS: Conclusão trovoadas zero
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Parece que se esqueceram de que existem mais modelos matematicos de previsão.

Sim não sejamos só GFSianos, se bem que, nas últimas situações de instabilidade este tem tido um melhor comportamento que o ECM. Já ao nível de temperaturas, nem por isso. Mas vejamos alguns modelos, em termos de sinóptica geral (uns mais prestigiados outros nem por isso) a 120h:

NOGAPS
nogaps-0-120-1.png


GFS
gfs-0-120-2.png


GEM
gem-0-120.png


UKMO
UW120-21.gif


ECM
ECM1-120-3.gif



Ou seja:

Pontos positivos: Sinóptica concordante em termos de localização espacial, uma concordância relativamente importante entre os modelos.

Pontos negativos: Vamos lá ver se a cut off não se desloca demasiado para leste. Ela já esteve estacionada a Oeste, colocou-se em cima de Portugal Continental e agora está mais a Este... Veremos se não afasta mais.

Continuo a achar a situação interessante... Mas o problema é se mexe muito mais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nem muito calor nem trovoadas pelo país, nem chuva, nem nada de nada .... apenas uma situação normal que temos tido o Verão todo pelo menos no Sul!!
A depressão tb segue os mesmos caminhos que tem seguido este ano, ou seja, vai ver os "nuestros hermanos" !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A run das 6z reforça a possibilidade de trovoadas para hoje no Norte do país. Significativo aumento dos valores de CAPE e LI mais favorável:

Rtavn1211.png
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Bons dias, depois dos modelos teram previsto uma situação de algum calor para esta semana que posteriormente foram retirando, eis-nos chegados a 5 de agosto com um verão mais ou menos fresquinho ou normal aqui pelo litoral oeste, a minha perunta é a seguinte, para a semana o que apontam os modelos para terras algarvias? viste que pelo que vi é capaz de haver animação na segundda feira dia 10:angry:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Uma autêntica dança modelística neste momento, é preciso deixar a água poisar.

A run das 6z do GFS (errónea por natureza) coloca novamente a instabilidade em pleno território alterando o período mais "caótico" para a tarde de Sábado.

Até começarmos a entrar nas 72h é complicado concluir o que quer que seja... Tempos de alguma instabilidade são tempos complicados para os modelos...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bons dias, depois dos modelos teram previsto uma situação de algum calor para esta semana que posteriormente foram retirando, eis-nos chegados a 5 de agosto com um verão mais ou menos fresquinho ou normal aqui pelo litoral oeste, a minha perunta é a seguinte, para a semana o que apontam os modelos para terras algarvias? viste que pelo que vi é capaz de haver animação na segundda feira dia 10:angry:

Tudo indica que serão já dias marcados pelo calor e parece haver uma tendência para estabilização anticiclónica. Contudo o levante anda sempre ali à espreita, por isso receio que seja ainda prematuro ter grandes certezas (Veja-se como os modelos ainda andam a patinar no médio prazo).