Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
Mário Barros,se vires bem,entre os 2 traços são 5 dias de calor,entre dia 11 e dia 16..E não vejo assim uma descida tão brusca no gráfico para se ter a certeza que o calor não vá continuar..É Verão,mas não é nortada os 3 meses..Eu sei que a nortada é muito agradável,mas o calor será certo a partir de dia 11. :hehe:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Por esse mesmo motivo, acho é estranho dizeres com tanta fiabilidade que em anos antes tinhas sempre aí 40º. Penso que talvez aí haja uma sobrestima desses máximos anuais que tinhas com as tuas medições antigas e originais..
Não concordas? :)

O que eu quero dizer é que todos os anos, nem que fosse um vez por ano, se alcançavam valores na casa do 40 ºC aqui na zona.

Repare-se que a estação do aeroporto, praticamente todos os anos toca nos 40 ºC, nem que seja por uma vez; o ano passado foi uma excepção.

E nem sequer estou a pensar nos meus dados antigos, estou mesmo a guiar-me pela estação de Gago Coutinho. Pensando que esta chega, normalmente, todos os anos uma vez aos 40 ºC - e por vezes até mais de uma vez, esporadicamente - e pensando que esta zona, em média, aquece mais 1,0 / 1,5 ºC do que a zona do aeroporto, por estar praticamente 80 metros abaixo da mesma, isto significa que, mesmo que haja anos em que a estação oficial chegue aos 39 ºC, aqui se deve ter chegado, por analogia, é certo, ;) aos 40 ºC.

Repare-se nos valores máximos absolutos de cada ano, na estação do aeroporto; Gago Coutinho.

2003 - 42,0 ºC confirmados oficialmente
2004 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 38 ºC)
2005 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 40 ºC)
2006 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 38 ºC)
2007 - 40,3 ºC (29/07) e 40,6 ºC (30/07)
2008 - 37,3 ºC

---

Isto para o aeroporto, uma zona em média cerca de 1,0 / 1,5 ºC mais fresca nas máximas em relação a Moscavide, devido à maior altitude. Por analogia, imagine-se os valores por aqui.

Se eu fosse pelos meus dados antigos, aí teria todos os anos máximas na casa dos 43 ºC, pois na altura eu tinha as máximas inflacionadas em cerca de 3 ºC, na grande generalidade das vezes, devido à excessiva exposição do sensor e às condições a que estava sujeito. Hoje isso já não acontece e este assunto das instalações e condições de medição é muito falado no tópico da instrumentação, principalmente no que toca ao rigor das leituras. :p

Não me queixo em relação aos valores médios, esses estão bastante bons e perfeitamente dentreo do normal, apenas falo em relação aos máximos absolutos, que este ano estão a desiludir.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mário Barros,se vires bem,entre os 2 traços são 5 dias de calor,entre dia 11 e dia 16..E não vejo assim uma descida tão brusca no gráfico para se ter a certeza que o calor não vá continuar..É Verão,mas não é nortada os 3 meses..Eu sei que a nortada é muito agradável,mas o calor será certo a partir de dia 11. :hehe:

Então vamos esperar por dia 11, daqui lá ainda muito calor irá ser cortado, mas é só um suponhamos :lmao::lmao:

Os traços são os únicos dias que irão sobreviver ao lápis azul (na minha sincera e totalmente amadora opnião) do S.Pedro :lmao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Ok Daniel, já entendi o que querias dizer, referias-te mesmo à zona de Lisboa.. Ok! :)
Mesmo assim não concordo totalmente é na parte do ano passado por não ter chegado aos 40º ser uma excepção. Digo isto pelo mesmo argumento no outro dia dos Verões no Porto..
Com isto quero dizer que sim é verdade, desde 2003, e como bem citaste tem havido vários anos em que Lisboa toca nos 40º. Isso está bem na nossa memória.. Mas se olharmos para as séries de muitos anos, são mais excepção os anos em que toca nos 40º, do que os que não toca, esses sim por norma são os habituais. Antes de 2003, penso que houve mesmo muitos anos sem chegar a esse valor!
Mas sim, se tivermos em conta que nos últimos anos tem sido relativamente frequente, e que temos estado nos anos mais quentes em média de sempre, etc, sim poderemos de facto até ponderar se actualmente não será mais perto do que dizes! ;)

-------------------------------

Bom, voltando ao tópico.. :D
Realmente como disse o psm não estava bem à espera desta saída do ECMWF..
Isto anda tudo às voltas.. Mas começo a pensar que talvez mesmo mais no litoral tenhamos uma moderada "janela de oportunidade" ali algures entre 2ª, 3ª.. A ver vamos! :rolleyes:
Mas pelo menos um pouco mais de calorzito sim.. Não que tenha andado mau aqui estes dias por Lisboa, nada mesmo! Mas pode ser que anime mais a malta do litoral Norte! :D :p

De qualquer forma dou um bocado de razão ao cepticismo do Mário, apesar de sabermos que ele é um dos "congeladores"! :p
Digo isto, pois apesar de andarem ali iso's aos 850hPa elevadas no litoral vários dias, sabemos que aí não entram nada fenómenos de superfície, brisas, etc, que dominam completamente o calor extremo no litoral.. E em situações destas, a não ser situações anómalas, com fluxos muito fortes de Este durante um número anormal de dias, há sempre qualquer coisa que acaba por forçar uns dias mais frescos no litoral, mesmo para "equilibrar as forças". :)

Mas vamos ver, uns bons dias teremos, isso parece QUASE garantido..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Realmente os modelos estão uma confusão para esse possível evento. Temos que dar desconto para as 100 horas que faltam.
Nem a estrutura, nem a localização nem sequer o timing exacto coincidem. Variam entre um cavado "fraco" (GFS) a um mais forte com cutoff no norte (NGP), ou desde uma cutoff bem localizada a SW para nós mas muito fraquinha (ECM) a uma que seria já de meter respeito e muito isolada no interior da PI que poderia ser explosiva mas em Espanha (UKM). A minha aposta vai para um cavado médio a trazer alguma instabilidade ao terço interior norte do país. Mas aguardemos.

GFS/ECM/NGP/UKM

modg.gif



Após o evento, como alguns já referiram, o anticiclone nos modelos parece querer estender-se em crista para Reino Unido e/ou França:

GFS e NGP (144 horas)

ngp.gif


Conforme o posicionamento da crista mais ou menos a norte e mais ou menos para leste/França, pelo menos alguma circulação de NE parece que vamos ter e com alguma sorte de leste. Penso que as máximas podem ser quentes mas nada de excepcional/muito desagradável, conforme o evento se prolongue ou não, mas as mínimas serão mais altas, o que deve agradar sobretudo aos que tanto se queixam a norte.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
Então vamos esperar por dia 11, daqui lá ainda muito calor irá ser cortado, mas é só um suponhamos :lmao::lmao:

Os traços são os únicos dias que irão sobreviver ao lápis azul (na minha sincera e totalmente amadora opnião) do S.Pedro :lmao:

Não sejas assim.. :lmao:
Deviamos acreditar no calor que pode ai vir,que pode ser que de sorte..O litoral merece algum calor também! Pronto,depois disso que venha a nortada!:D

Certo,certo(ou quase certo como diz o Rozzo) estará que vem calor(poucos dias ou muitos) a partir de dia 10/11..

Até lá bastante vento de Norte,mas com a curiosidade do vento ser praticamente o mesmo de manha e ao fim da tarde..Não teremos os normais dias de Verão no litoral,de vento fraco de manha e vento moderado de tarde..Começará logo moderado,não aumentando praticamente nada nas horas seguintes..

No interior não estará calor abrasador,dias agradáveis diria! Temperaturas se ultrapassarem os 30 graus,deverá ser muito pouco acima.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Boa noite, tenho uma festa ao ar livre para realizar no próximo sábado a tarde/ noite na zona de Coimbra, parece que há possibilidade de alguma chuva e trovoada para esse dia ou talvez não?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Boa noite, tenho uma festa ao ar livre para realizar no próximo sábado a tarde/ noite na zona de Coimbra, parece que há possibilidade de alguma chuva e trovoada para esse dia ou talvez não?

Sim já vai ser arriscado mas nunca se sabe onde poderá fazer :) mas nessa altura a zona centro tem condições para a ocorrência de trovoadas!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,952
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Já começa a ganhar boa consistência o estabelecimento de uma circulação de Leste para a semana que vem!É o regreso do calor para muitas regiões com o litoral incluído onde se poderão atingir valores acima dos 30 graus lá para quinta feira dia 13/08:

maxtemp.png
,

andando 40/50km para o interior as temperaturas poderão mesmo atingir ou ultrapassar os 35ºc...

Em princípio esta situação deverá manter-se por toda a semana,e quem sabe lá mais para o fim da semana se possa estabelecer um vale depressionário com aguaceiros e trovoadas, para acabar em beleza a semana de calor....:rolleyes:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Conforme o posicionamento da crista mais ou menos a norte e mais ou menos para leste/França, pelo menos alguma circulação de NE parece que vamos ter e com alguma sorte de leste. Penso que as máximas podem ser quentes mas nada de excepcional/muito desagradável, conforme o evento se prolongue ou não, mas as mínimas serão mais altas, o que deve agradar sobretudo aos que tanto se queixam a norte.

Aqui no litoral norte e apenas para quem faz praia, porque para quem trabalha está bem assim:thumbsup:, não nos queixamos das mínimas mas sim das máximas, que mesmo junto ao mar já há várias semanas não devem ter ultrapasado os 22-22º:(.

Se conjugarmos este facto com nevoeiro/nuvens/algum vento, os banhistas nortenhos devem estar a aproveitar 1-2 bons dias de praia por semana.

Vamos aguardar pelas melhorias anunciadas.:cool:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A evolução dos modelos para a situação de possível instabilidade.

Até às 72 horas boa sintonia, tudo começa com uma cavado, a diferença é a de uns deixarem uma pequena cutoff a S/SW na extremidade do cavado e outros não. O UKM aproximou-se do ECM nesse cenário, antes tinha a cutoff mas no interior da Península o que só daria para os espanhóis. O ECM aprofundou um pouco mais a cutoff. O GFS mantém-se apenas no cavado, o NGP mais ou menos o mesmo embora tenha um cavado mais alongado para SW e ensaie também a cutoff embora muito fraca e fugaz.

A cutoff do ECM ou UKM estão bem localizadas embora não pareçam muito expressivas e é difícil saber os seus efeitos sem termos mapas como os de humidade, instabilidade ou precipitação.

modz.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite, tenho uma festa ao ar livre para realizar no próximo sábado a tarde/ noite na zona de Coimbra, parece que há possibilidade de alguma chuva e trovoada para esse dia ou talvez não?

Vai acompanhando os mapas de precipitação, até porque os modelos diferem quanto aos dias. A chuva de trovoadas acertar num determinado local é sempre uma lotaria e em termos de probabilidade é sempre algo baixíssimo, eu não ficaria muito preocupado com o assunto. Se por acaso for o teu casamento, boa sorte e parabéns :D Se não for, boa sorte na mesma :D

Aqui no litoral norte e apenas para quem faz praia, porque para quem trabalha está bem assim:thumbsup:, não nos queixamos das mínimas mas sim das máximas, que mesmo junto ao mar já há várias semanas não devem ter ultrapasado os 22-22º:

Pois, aí no litoral será então mais das máximas. Mas estava a pensar nos pobres desgraçados que tem tido mínimas de 12ºC e assim no interior norte/centro.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,994
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Mas estava a pensar nos pobres desgraçados que tem tido mínimas de 12ºC e assim no interior norte/centro.

Epá, chamar-me desgraçado não!!! :D Tenho tido até abaixo dos 10,0ºC (mínimas de 7,0º e 7,5ºC inclusivé). Para dormir era uma maravilha! Agora que aí vem o calor vão voltar as noites de sono interrompido pela sede, pela luz a entrar pela janela aberta, pelas melgas a aproveitar a pele "desnuda" - pijamas e lençois ficam bem ao longe...:p

Mas também o clima é feito disto e é sempre bom ter um pouco de calor todos os anos - mesmo que tarde apareça é bem vindo, como é o deste verão.:thumbsup:

Bom dia

P.S.: ainda cai a espaços uma chuva "molha-tolos"
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que este mês não é o mês propicio para a ocorrência de trovoadas, mas tb é verdade que nos proximos dias ou não, existem algumas condições para que tal ocorram no Interior Norte e Centro!!
Aqui pelo Sul não espero nada de nada antes de Setembro, quando estas depressões mencionadas por voces, aparecem em força ... pois esse sim é o mês delas !!

Um pequeno áparte .. estive consultando os dados de algumas estações meteorológicas do Algarve e posso afirmar de acordo com os dados do "SNIRH" que no Algarve caiu somente metade do que é normal desde Outubro o que vai de acordo com os dados do Algarvio_1980, cerca de 250 mm desde Outubro é obra !!

Alguns dados de algumas estações a titulo de curiosidade (do Sul):
Reliquias - 143 mm
ALB. Bravura - 398 mm
São Brás de Alportel - 437.7 mm
MartinLongo - 202 mm
Serpa - 227 mm

A maior parte das localidades do interior tem valores de 50% abaixo dos valores normais para o ano 2008/2009, e o resto 50% a 75%, apenas uma pequena faixa do litoral Centro está entre 75% a 90% !!
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Epá, chamar-me desgraçado não!!! :D Tenho tido até abaixo dos 10,0ºC (mínimas de 7,0º e 7,5ºC inclusivé). Para dormir era uma maravilha! Agora que aí vem o calor vão voltar as noites de sono interrompido pela sede, pela luz a entrar pela janela aberta, pelas melgas a aproveitar a pele "desnuda" - pijamas e lençois ficam bem ao longe...:p

Mas também o clima é feito disto e é sempre bom ter um pouco de calor todos os anos - mesmo que tarde apareça é bem vindo, como é o deste verão.:thumbsup:

Bom dia

P.S.: ainda cai a espaços uma chuva "molha-tolos"

O Sofrimento dos do Sul para dormir :D