Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
AVISOS PARA COIMBRA:
-por vento a partir das 18h00;
-por neve a partir das 18h00.

Qual é o erro ? Sinceramente, não encontro nenhum erro ... E acho que desta vez foram colocados a horas, e não demasiado perto da ocorrência. Parabéns IM.

Eu não consigo ver os avisos ...pois após clicar aparece tudo a verde.
Mas se realmente estão a partir das 18h00, têm toda a razão deverá nevar depois dessa hora nem que seja na madrugada de segunda para terça!:lmao:
 


ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Também acho estranho os alertas de neve com temperaturas tão altas, mas de certeza que vão alterar.
E muito se tem falado do IM, apesar de qualquer coisa menos boa que possam ter feito eu continuo a confiar no seu trabalho. E quem trabalha com previsões está sempre sujeito a estas coisa, e aqui o pessoal sabe disso.

Falando em previsões, ja vi que vamos ter chuva e da boa, talvez como se costuma dizer de "antigamente". Quanto ao frio é que estou um bocado mais confuso, alguem me pode mais ou menos dizer o que posso esperar na minha zona? Neve?:) Ou ta fora de questão?:(
Desde ja Obrigado!:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Na agência de meteorologia espanhola é comum terem avisos de cotas baixas na província de Ourense e no litoral - Pontevedra - terem cotas ligeiramente mais altas atendendo aos ventos atlânticos que normalmente sobem estas cotas.
Agora vejo que há consenso na especificidade das previsões para estes dias entre o IM e a AEMET:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Avisos meteorológicos actualizados às 20h58:

Avisos_IM_Norte.jpg

Avisos_IM_Centro.jpg
CopyRight@Instituto de Meteorologia 2009
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
A Agência Estatal de Meteorologia (Espanha), nas previsões do tempo para Fuentes de Oñoro, localidade que é como um prolongamento de Vilar Formoso do lado de lá da fronteira, coloca a cota de neve a 5OO metros na Terça e Quarta Feira, em Alcañices próximo de Bragança, a 600 metros (?) para os mesmos dias e em Verím, perto da fronteira que dá acesso a Chaves, a cota de neve para terça feira é apenas de 300 metros.
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Aconselho a todos antes de mais nada a lerem as previsões descritivas do IM.
São sempre actualizadas por volta das 06 horas e aí não há confusões, nem erros, nem enganos e está lá tudo até terça-feira.
Quais são as dúvidas?
Quantos aos avisos de alerta , realmente não entendo o que se passou hoje mas a "informatização-impessoalização " poderá estar na origem do desfazamento verificado.
Mas atenção : os avisos são só para daqui a muitas horas.Não estarão errados.Estarão antecipados o que indiciará que o IM estará com mais cuidados agora , depois do "descalabro do dia 09".

Concordo. Tenho por hábito fazê-lo. E também concordo que os avisos sejam feitos com alguma antecedência. O que eu não consegui perceber foi a situação de neve, a hora e o dia do alerta, de acordo com a previsão descritiva não estavam em sintonia. Daí a expressão que usei. Não acho que façam um mau trabalho, nada disso. Até referi que os erros acontecem.
Espero não ter ofendido ninguém. ;) Foi apenas um reparo.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
É impressão minha ou o IM anda a acompanhar bem de perto e com muita atenção todos os nossos comentários!!!

Acho que a nossa intensão não é criticar e dizer mal do IM. Pelo contrario, é tentar ajudar a melhorar, e caso eles vejam aqui uma ajuda nas nossa "humildes" opiniões, ate achava positivo. Porque em qualquer area que tenha em atenção todas as opiniões, pode vir a melhorar o seu serviço prestado.
Isto é a minha modesta opinião.

Nas imagens de satélite já é visível a superfície frontal a fazer as habituais manobras de mudança de direcção e sentido. :D

Então para onde é que ela vai?:lol:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Os alertas de neve que o IM decidiu retirar irão ser repostos, pelo menos é essa a minha opinião, mas talvez somente amanha perto do final da tarde e com correcções ao nível das cotas para que haja uma maior precisão no que essa informação diz respeito!!

Continuo a achar que os individuos do IM as vezes se baseiam nas afirmações aqui neste fórum!!
 
Última edição: