Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Penso que amanha vai ser posto mais frio principalmente a 850hpa e a partir dai pouco mais vai alterar, e com isso a cota de neve andará a níveis bem baixos no Norte sobretudo arrisco 200/300m e num aguaceiro convectivo poderá ser mais baixo que isso e se nevar ao nível do mar não me admiro, isto se meter mais frio como espero amanha...chuva é coisa que não vai faltar a começar segunda com picos durante a semana mas a instabilidade durará toda a semana incluindo o próximo fim de semana...por isso esta semana chuva, neve, frio, vento é coisa que não vai faltar...

PS:Caso não aumente o frio em altura pelo menos muita neve acima dos 500m já ninguém a tira para terça.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A AGENCIA ESTATAL DE METEOROLOGIA ESPANHOLA METE AS COTAS DE NEVE PARA TERÇA(300m) E PARA QUARTA (600m) PARA UMA LOCALIDADE A CERCA DE 5KM DE MONTALEGRE ..

JÁ PARA AMANHA E PARA SEGUNDA A COTA E DE 1500 E 1800 RESPECTIVAMENTE..

PODEM VER ESTAS INFORMAÇÕES NESTE LINK
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=32050&p=32

CUMP
MIGUEL MOURA
MONTALEGRE

Evitem escrever mensagens completamente em maiúsculas, além de tornar a leitura desagradável e cansativa, transmite a ideia de estar a gritar.
Utilizem maiúsculas apenas para destacar algumas palavras.;)

E aproveitando a deixa, relembro também que não tenham medo de utilizar todas as letras das palavras, aqui não pagam "à letra" como para enviar uma sms:).

Agradeço desde já a vossa compreensão e colaboração:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Essas RUNS até assustam e admira-me como há pessoas que as levam sempre tão a sério, quando na prática, só têm dado erros atrás de erros...
Colocam até Portugal na Escandinávia e o Leste europeu no Norte de África , em temperaturas. :lmao:
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Neste momento o meteograma do Freemeteo para Braga, também já dá mais de 185 milímetros de chuva. Até pode bem cair. Este Outono-Inverno já estamos por tudo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E para o Porto o mesmo site Freemeteo :D dá cerca de 146,7 mm de chuva numa semana...nada mau...:lmao::rain:

Já agora em que tipo de modelo se baseia o Freemeteo?

Suponho que seja o GFS..
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Estou a gostar disto. as runs prometem chuvinha como eu gosto; se no Gerês é previsível umas boas molhas por aqui também será de esperar umas chuvinhas para encher os campos que dela bem precisam.
Já agora, e para perceberem porque fora do Gerês e de zonas de montanha, há zonas como o meu concelho onde a precipitação é também elevada - isto neste caso específico deve-se à orientação predominante sudoeste-nordeste e a uma altitude em crescendo dos 250mts na zona mais a sul para uma altitude próxima dos 500 mts mais a norte.
Vamos a ver a tal chuvinha:sad::sad:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
No meteogram NOA até ás 168h (para ser mais ou menos equivalente) teria (campo do gerês) uma precipitação acumulada à volta de 140mm o que também é muito bom.



Esta é uma situação a acompanhar, porque, a neve nas montanhas irá cair com quase toda a certeza. Irá haver alguma acumulação, logo de seguida virão grandes quantidades de precipitação, ora isso penso que poderá fazer aumentar o risco de cheias. Por outro lado as barragens ainda têm grande capacidade de armazenamento, mas pelo menos por aqui, têm chovido consistentemente, ajudando á saturação dos solos (o que é melhor do que as grandes chuvadas que não dá tempo do solo absorver a agua).

Como já referi alguns posts atrás, gostava de uma cheia à antiga (taras minhas :D )
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O que está agora no freemeteo é da run das 12 do GFS e esta run das 18 mete mais chuva ;) o mais giro é que na run das 12 metia agua-neve em Setúbal :D claro que esta run das 18 retirou...