Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Eu vejo :confused::cool: MAIS ALÉM - vejo essa depressão a formar-se a sudoeste e vejo o AA a colar-se ao AA da escandinávia (que está um pouco "baixo" mas que será empurrado para cima pela depressão que se vê na "bota de cano alto", vulgo península Itálica), abrindo caminho a uma corrente tardia de leste, e que irá arrefecer os nossos narizes e tudo o mais exposto nestes dias de calor, mas irá seguramente aquecer os nossos corações e as nossas mentes.
:assobio::assobio::malandro:

Eu também queria "ver" isso, Aristocrata, mas neste contexto de runs virtuais nem me atrevi...:D;)
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
parece que o meu post de ontem ainda é válido pois o GFS nao mudou quase nada o cenario para o medio-longo prazo.
o que aconteceu foi que o resto dos outros modelos aproximaram-se ligeiramente do americano......falta muito tempo e ás vezes temos consenso por tres dias e rapidamente se volta a instalar confusao naquele painel a que chamo "infinito modelistico".
até dia 18 calor com7-10Cº nos 850hpa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Vou-me atrever...isto se vocês me permitirem o atrevimento.
Pois claro...
É o seguinte: não há tema por aqui - falar dos painéis a mais de 180 horas é futurologia. E digo isto pela constante alusão aos modelos que vão sendo apresentados, principalmente o GFS. Senão, reparem nisto: hoje preveem isto, amanhã preveem aquilo e passados 5 dias mostram um painel semelhante.
Acho que estas previsões tão distantes são apenas para preencher, para encher o saco, não para levar a sério. Acho que o descrédito é tanto que andamos a dar há tanto tempo demasiada importância. Se não são fidedignos a comunidade imersa na meteorologia devia opor-se à utilização profissional destes modelos.
Agora utilizar-se estes modelos como uma simples BANDA DESENHADA, isso já acho bem:lmao::lmao::lmao:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Cá estamos nós para uma actualização de previsões. Infelizmente, a acreditar na run das 12z do GFS, entradas frias este mês só se for no frigorífico.:sad:

Com efeito, todo o frio é retirado, apenas resta a esperança da perturbação a sudoeste da PI, mesmo esta um pouco adiada. Mas atenção: para o bem e para o mal, o GFS altera cenários. Vamos aguardar melhores dias (runs):)


gfs-0-288_hrd1.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...entradas frias este mês só se for no frigorífico.:sad:
...Mas atenção: para o bem e para o mal, o GFS altera cenários.
Com este calor sai uma garrafinha fresquinha do frigorífico...é bom!:D:thumbsup:
Quanto aos cenários - depois de alterar n vezes os cenários o GFS vai-nos trazer os mesmos cenários de há dias atrás e depois eles não se vão confirmar.
tem-se visto isto inúmeras vezes...mas como já disse a banda desenhada que o GFS nos dá é engraçada lá para as 300 h, com cenários fantabulosos:lol:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
acho que a partir de agora que venha calor e algumas trovoadas para animar...o frio já passou;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS está sempre a alterar e os melhores cenários estão sempre a partir das 300 horas...:rolleyes:

Na minha opinião a saída deste tempo quante para a época vai ser dada por uma formação de depressão a de SW de Lisboa e com os aguaceiros e trovoadas a cobrirem todo o País , por experiência passada este tipo de tempo normalmente é sucedido por aguaceiros e trovoadas ( embora isso seja mais em Maio )


Isto lá mais para o fim do mês...:thumbsup:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
O GFS está sempre a a alterar e os melhores cenários estão sempre a partir das 300 horas...:rolleyes:

Na minha opinião a saída deste tempo quante para a época vai ser dada por uma formação de depressão a de SW de Lisboa e com os aguaceiros e trovoadas a cobrirem todo o País , por experiência passada este tipo de tempo normalmente é sucedido por aguaceiros e trovoadas ( embora isso seja mais em Maio )


Isto lá mais para o fim do mês...:thumbsup:

Alías este mês de Março está a ser muito semelhante ao de 2007...e depois em Abril (do mesmo ano), toda a gente sabe o que veio :D :trovao:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Todos sabemos da volatilidade das tendências dos modelos a partir das 150 h mais ou menos. Infelizmente, devido à falta de assunto para comentar até essa altura temos que discutir o que virá depois, mas sempre com a consciência, que acho que é comum a todos, que é tudo muito pouco fiável.
Quanto à possível entrada fria, que a acontecer está ainda a mais de 240 horas, creio que neste momento temos as mesmas possibilidades de a ter que ontem a esta hora. Baixa possibilidade, mas não impossível. A última run do GFS foi má, mas a do Europeu às 240 horas tem a auto estrada do frio aberta. O número de ensembles frios também aumentou. Contudo, está tudo muito longe no tempo, tudo pode mudar para melhor ou para pior.
Por fim, relembro o que se passou no início do ano. O GFS durante dias viu a entrada fria no segundo painel. Já muito próximo tirou tudo (é ver as runs de 2 de Janeiro), e depois aconteceu o que sabemos. Vamos esperar e ter calma.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Se, o que os principais modelos indicam para a semana
fosse em Julho/Agosto estaríamos aqui a discutir quantas localidades
ultrapassariam os 40º.
Tanto sueste, tão contínuo depois de tantos dias , seria
concerteza uma consistente vaga de calor.
Mas é Março.
Assim sendo , vamos ter uns belos dias de sol e algum calor,
a fazer inveja a muitos,
que mesmo nesses meses ocorrem...
 

Roque

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
41
Local
Lisboa
Será que a partir destas temperaturas anormais que se fazem sentir agora se pode dizer que este verão será um dos mais quentes de sempre?
eu ouvi dizer em Janeiro que este Verão iria ser o mais quente da decada.:hehe:
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Será que a partir destas temperaturas anormais que se fazem sentir agora se pode dizer que este verão será um dos mais quentes de sempre?
eu ouvi dizer em Janeiro que este Verão iria ser o mais quente da decada.:hehe:

Acho que não há ano nenhum que não ouça isso.
E é o que se tem visto.
Há dois anos, verão algo chuvoso e o ano passado verão algo fresco.
Não te fies nisso, espera para ver.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Será que a partir destas temperaturas anormais que se fazem sentir agora se pode dizer que este verão será um dos mais quentes de sempre?
eu ouvi dizer em Janeiro que este Verão iria ser o mais quente da decada.:hehe:

Espero que em Portugal este Verão seja tão quente como os dois últimos!!!!! :lol::lol::lol::lol::lmao::lmao::lmao: