Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Quanto à posibilidade de trovoadas no Domingo, acho muito, muito difícil. O próprio GFS mete para o Alentejo só 5% de nebuliosidade. Sem nuvens não há trovoadas. Se existir alguma coisa, será muito localizada e efémera.
Quanto à posibilidade de entrada fria temos o Europeu sozinho neste momento. Esta situação ficará aclarada muito em breve, uma vez que a grande diferença entre ECMWF e GFS está já às 120 h. O Europeu mete a subida de altas pressões até à Gronelândia, fazendo com que a depressão entre pelo atlântico um pouco a norte dos Açores, deixando as altas pressões isoladas a norte. Já o americano faz a depressão passar a norte do anticiclone que se estende só até à Islândia, mantendo a situação verificada nos últimos dias e nos próximos.

A possibilidade de trovoadas até existe, embora esteja confinada a uma zona muito pequena entre Portugal e Espanha.

Os motivos prendem-se com uma bolsa de humidade na zona que depois aliada ao aquecimento da tarde explica os valores do CAPE.

Uma imagem para explicar é mais simples. Uma cross-section com a humidade entre o litoral oeste português e o litoral leste espanhol da península , mais ou menos à latitude de Beja para a tarde de Domingo:

crossb.gif

Tefigrama para Barrancos onde também se vê a tal camada de humidade entre os 850 e 750.

skew.gif

Não é nada de especial, mas a zona como sabemos é propícia, apesar do vento à superfície ser fraco durante a tarde de Domingo, nos montes do lado Espanhol talvez sopre alguma brisa que sirva de mecanismo de disparo e alguma trovoada se forme do lado espanhol e entre em Portugal ali pelo baixo alentejo. Também não sobreviveriam muito para além dessa zona que o windshear é fracote.

Mas como é normal nestas situações, basta o modelo tirar alguma humidade até lá ou no próprio dia não haver condições para elas dispararem, e nada feito. E isto falando do GFS pois não sabemos o que mostram os outros no que respeita a estes pormenores como a humidade, vento, windshear, etc.

Ainda ontem no GFS havia uma situação idêntica no norte de Marrocos e não se passou nada. É esperar para ver e ter alguma paciência, aos poucos os valores do CAPE vão melhorando ao longo das próximas semanas e as trovoadas acabarão por aparecer :D

Ainda ontem no GFS havia uma situação idêntica no norte de Marrocos e não se passou nada. É esperar para ver e ter alguma paciência, aos poucos os valores do CAPE vão melhorando ao longo das próximas semanas e as trovoadas acabarão por aparecer :D

Como se costuma dizer, as coisas só podem melhorar;) Talvez as alterações sejam do agrado geral, o ECM parece prometedor:thumbsup:

Esta bolsa de humidade não terá a ver com a barragem do guadiana? Trata-se de uma massa de água muito extensa e sujeita ao sol "impiedoso" do alentejo interior. Para mim esta massa de água é por si só suficiente para a nível local originar pequenas bolsas de ar húmido e como tal originar eventualmente um ou outro aguaceiro isolado.
Mas...:huh::huh::huh:

Esta bolsa de humidade não terá a ver com a barragem do guadiana? Trata-se de uma massa de água muito extensa e sujeita ao sol "impiedoso" do alentejo interior. Para mim esta massa de água é por si só suficiente para a nível local originar pequenas bolsas de ar húmido e como tal originar eventualmente um ou outro aguaceiro isolado.

seria um fenomeno interessante:D

GFS ou ECMWF?

Quem ganha esta batalha ?

Eu aposto no GFS, porque geralmente apenas varia após as 200h !!

o ECMWF por vezes varia a partir das 120h como é o caso já desta run das 00h !!

Bem até que em fim que repararam nas imagens que pus:p

Continuam os valore de CAPE e LI na mesma.
Só que agora já aparecem mais qualquer coisa.

fia-te na virgem e corre o mais que puderes para ver se ela nos concede um desejo tao forte como o de ter um cb em cima:D:lmao:

Não, acredito que a barragem tenha alterado um pouco o clima local, já se falou nisso no fórum, mas nunca poderia criar uma bolsa de humidade desta escala e a tanta altura na atmosfera .

Só que agora já aparecem mais qualquer coisa.

Boas notícias. Nem o NGP nem o GFS tinham precipitação nas run's anteriores e agora tem. E na Primavera e Verão por vezes há trovoadas sem que os modelos tenham precipitação, quando tem costuma ser bom sinal.

E afinal ao contrário do que tinha dito de manhã tem-se desenvolvido trovoadas no norte de Marrocos ao final da tarde. Claro que eles lá tem a convergência da cordilheira do Atlas que nós não temos. Mas acho que as possibilidades de trovoada no Alentejo aumentaram um pouco com essas saídas do GFS e NGP.

42868955.jpg

bem......odeio tanta discordancia.....até é giro o suspense mas....acho que vai dar pó torto:(

quanto ao domingo eu gostava de ter um cb em cima mas estou na louriceira onde é prevista muito pouca instabilidade e menos calor que no alentejo ou mesmo lisboa:(
boas:thumbsup::)