Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Assino por baixo:thumbsup::thumbsup:!

em geologia "se há muito tempo que nao acontece decerto que vai acontecer em breve".
este verao tem mais probabilidades de ser quente do que os ultimos dois anos ;) até porque tivemos uns meses frios no inverno e para contrabalançar teremos, de certeza ,um ou dois meses particularmente quentes até dezembro;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É impossível prever o Verão nesta altura. Ainda hoje neste tópico se disse cobras e lagartos sobre o GFS e o seu segundo painel, e estamos agora a adivinhar se o Verão será quente ou não? Está a mais de 2400 horas!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É impossível prever o Verão nesta altura. Ainda hoje neste tópico se disse cobras e lagartos sobre o GFS e o seu segundo painel, e estamos agora a adivinhar se o Verão será quente ou não? Está a mais de 2400 horas!

Quanto mais quente e seco continuar o resto do Inverno e a Primavera mais fresco será o Verão, aquilo que se está a passar hoje irá ter consequências no modo como o Verão se vai comportar (opnião minha) ;)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Quanto mais quente e seco continuar o resto do Inverno e a Primavera mais fresco será o Verão, aquilo que se está a passar hoje irá ter consequências no modo como o Verão se vai comportar (opnião minha) ;)

Também partilho da mesma opinião, Mário. Mas há um factor que me está a preocupar: as nossas amigas plantas não acompanham este forum, para elas este calor é sinal para florir, para desabrochar e isso já está a acontecer há algum tempo.:hehe:
Ora virão ainda dias de frio, de granizo, de geadas, se esta vaga de calor continuar por mais algum tempo, corremos o risco de graves prejuízos para a agricultura.:(
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Esta ultima run continua com a mesma tendência que a outra, até melhor :D :rolleyes:]

Sim, também já tinha reparado nisso. :w00t:

Esta RUN melhorou um pouco as hipóteses de vermos animação no domingo ao final da tarde. :w00t:

Agora só falta vir alguém estragar esta alegria toda, como sempre, e dizer que ou o modelo está enganado ou que não vamos ter trovoadas nenhumas :mad: :dry: ou ainda que essa probabilidade nem sequer existe. :mad:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Quanto à questão das trovoadas, espero que elas acontecem, pelo menos calor não falta:hehe:

Um pouco mais para a frente, deste vez o modelo europeu aparece mais ousado que o GFS, avançando já para o dia 22 com duas entradas na PI, uma continental, outra de noroeste, prometedoras de animação.:rain:

O GFS, se calhar envergonhado de tantos tiros na água, ainda mantém o anticiclone sobre as nossas cabeças nessa data:(

Qual dos dois estará correcto? :huh:

ECM1-216_igq8.GIF


gfs-0-216_yem6.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim, também já tinha reparado nisso. :w00t:

Esta RUN melhorou um pouco as hipóteses de vermos animação no domingo ao final da tarde. :w00t:

Agora só falta vir alguém estragar esta alegria toda, como sempre, e dizer que ou o modelo está enganado ou que não vamos ter trovoadas nenhumas :mad: :dry: ou ainda que essa probabilidade nem sequer existe. :mad:

Para Domingo e Segunda - Feira o IM prevê subida de temperatura.

Não sei se o modelo está enganado ou não, mas o que é certo é que na última run 00 Z do GFS não está prevista precipitação para Domingo.

Mas pode ser que com todo este calor se formem alguns aguaceiros ou trovoadas ao fim do dia de Domingo..:trovao: Vamos ter esperança,acho este tempo muito "estranho"...:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Agora só falta vir alguém estragar esta alegria toda, como sempre, e dizer que ou o modelo está enganado ou que não vamos ter trovoadas nenhumas :mad: :dry: ou ainda que essa probabilidade nem sequer existe. :mad:

Os modelos não se enganam naquilo que dizem (quanto muito podem falhar na previsão ou ser mal interpretados ;)

Mas não te vou dizer desta vez que a probabilidade não existe, muito antes pelo contrário. CAPE e LI cada vez mais interessantes. Mas esses factores não contam por si só...

Mas é uma boa probabilidade a acompanhar!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Comparando ontem com hoje, o cape praticamente desapareceu e o pouco que restou foi adiado :lmao:

De destacar os cenários possiveis a nível de temperatura a partir de dia 17, existe bastante indefenição :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Espero que o cenário definitivo compense estas contínuas desilusões com que os modelos nos tem presenteado:angry:

Atenção que precipitação não estou a ver nenhuma, apenas uma pequena mudança no comportamento das temperaturas, será mais anticiclone mas em posições diferentes, irá deslocar-se para a Escandinávia e Reino Unido mas pouca diferença fará no comportamente das depressões ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Lá vem o velho do Restelo dizer as suas barbaridades.
Ou simplesmente algumas verdades?
Não sei. Sei que o IM não prevê sequer aumento da nebolusidade
para domingo quanto menos a possibilidade de trovoadas.
E olhando para os modelos ,pois que dizer?
Repetir-me ? talvez.
O cenário até onde a razoabilidade/fiabilidade dos modelos permite, continua confrangedor/assustador.
A semana que vem caberá até na defenição técnica de "onda de calor" .
É verdade que lá para o final da dita, o modelo Europeu abre agora uma janela de oportunidades que me faz exasperar na sua eventualidade.
Ainda está só. Esperemos que em breve tenha companhia de outros modelos.
Mas como é para as 200 e tais horas já nem digo nada.
Já aqui foi anunciado por esse mesmo modelo para 200 horas que a partir deste fim de semana haveria mudança e depois foi o que se viu.
À guiza de conclusão: para já ,a única certeza
é que vamos ter algum Verão sem sequer o Inverno se ter retirado
do calendário.
E para os amantes de praia ,sobretudo no litoral Oeste,
grandes dias se avizinham...
O resto, ainda é um cesto cheio de coisa nenhuma...