Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009



DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Pois é.
Afinal meteram precipitação nas ultimas run´s.
Centro e sul, Domingo.
 

Chuvento

Cirrus
Registo
14 Jan 2007
Mensagens
18
Local
Entroncamento
tenho algumas dúvidas ainda..:rolleyes:

vamos aguardar mais uns dias..

eu quero chuva..porque se isto continua assim é mau para a agricultura..

Bom dia. Para mim o actual estado de tempo tem sido péssimo. Detesto calor, ar seco e tanta luz. Além disso, como costumo dizer, UM CÉU SEM NUVÉNS É COMO UM JARDIM SEM FLORES. Bom dia para todos.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Depois de observar o modelo europeu na RUN das 00z no Wetterzentrale (no Météociel não há maneira de sair!), constato que no curto prazo coincide com o GFS: pequena depressão a oeste da PI, que só afectará praticamente o cento/sul:)

A médio prazo (200 horas) dá-nos esperanças, com a ruptura do bloqueio anticiclónico e a consequente entrada de nordeste.;) Vamos acompanhar, tudo que quebre este marasmo é bem vindo:thumbsup:

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Depois de observar o modelo europeu na RUN das 00z no Wetterzentrale (no Météociel não há maneira de sair!), constato que no curto prazo coincide com o GFS: pequena depressão a oeste da PI, que só afectará praticamente o cento/sul:)

A médio prazo (200 horas) dá-nos esperanças, com a ruptura do bloqueio anticiclónico e a consequente entrada de nordeste.;) Vamos acompanhar, tudo que quebre este marasmo é bem vindo:thumbsup:


no medio/longo prazo ainda está tudo incerto...o ensemble só demonstra alguma coincidencia até dia 21 e até dia 21 virá sol e calor.....essa depressao a W da peninsula vai introduzir ar quente na peninsula do qual apenas espero aguaceiros quiçá uma ou outra trovoada a sul de montejunto-estrela e com maior intensidade e frequencia durante a tarde.
os devaneios a longo prazo do GFS sao uma constante e há dias que até mete situações dessas em agosto:lmao: até mesmo o embolsamento a W da peninsula há uns dias parecia um furacao:disgust::lmao:
boas e acima de tudo paciencia:thumbsup::)
 

andrepek

Cirrus
Registo
17 Mar 2009
Mensagens
2
Local
Faro
Dúvidas sobre o estado da neve em Pas de la casa!

Boa tarde,
Eu nestas férias de páscoa vou para andorra mais precisamente pas de la casa pela primeira vez.
Gostaria de saber como estao la as condiçoes e se de 27 de março a 3 de abril vao estar boas condiçoes para snowboard!

Muito obrigado desde já.
Abraço.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não me digam que o que está a alimentar as vossas esperanças é aquela mancha verde a oeste de Portugal, que mais parece um hérnia do AA e que nem pressão tem :lmao::lmao: o mais certo é aquilo desaparecer ou simplesmente não dar nada, visto que está entalada entre altas pressões, mas tenhamos esperança :confused: se é que ela ainda existe, eu neste momento só acredito em chuva e ou trovoada quando vir um porco a andar de bicicleta :lmao::lmao:

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Falando do que interessa, hoje na rtp o meteorologista de serviço disse que sexta já podia chuver qualquer coisa. Será???


O europeu mantém-se mais simpático que o GFS e tem de facto alguma chuva já para 6ªfeira à tarde. É esperar.

520232009031700090.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


No fim de semana ambos os modelos tem a depressão em altura, mais ou menos afastada, que trariam instabilidade para as tardes do fim de semana, no ECM a beneficiar mais o norte/centro e no GFS o centro/sul. Mas ainda faltam mais de 100 horas e já sabemos quanto frágil é a modelação de depressões em altura e na forma como tudo dança a cada run.

ecm.jpg


10827.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Dúvidas sobre o estado da neve em Pas de la casa!

Boa tarde,
Eu nestas férias de páscoa vou para andorra mais precisamente pas de la casa pela primeira vez.
Gostaria de saber como estao la as condiçoes e se de 27 de março a 3 de abril vao estar boas condiçoes para snowboard!

Muito obrigado desde já.
Abraço.

Muito cedo para previsões. Talvez haja mudança de padrão para essa altura finalizando este mini verão.