Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
basicamente a depressao em altura será um bem de pouca dura e depois dela nao temos nada assegurado devido á incerteza do ensemble....eu aposto em mais AA e calor com fluxo de ESE e talvez mais uma cut-off dentro de umas semanas......a ver vamos:thumbsup:

boas:thumbsup:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde ... pois bem olhando para os modelos o que posso afirmar é que eu não estou á espera de absolutamento nada de nada ...
Talvez um ou outro aguaceiro e trovoada somente nas regiões do Interior do Norte e Centro ou Centro e Sul !!

Vou continuar a gozar o Verão ( perdão Inverno nem reparei que estava no Inverno :lmao::lmao:) !!

Só espero alguma coisa em Abril !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A situação para o fim de semana mantém-se interessante no GFS (no ECM talvez melhor)

Saída 12Z para Sábado 18Z
(T2m, T500hPa, HR700ha)

27210201.gif


Bom gradiente térmico vertical com calor qb. à superfície no interior do país, frio nos níveis altos a rondar os -20ºC aos 500hPa e humidade disponível. O vento litoral de NW impediria animação na faixa costeira mas ajudaria a disparar convecção no interior ao convergir com ventos de outros quadrantes no interior. Faltam 96 horas, até lá muita coisa piora ou melhora.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
tá a haver uma mudança no tempo..e tem estado a notar-se ao longo da tarde de hoje..algo aproxima-se :lmao:

o pessoal aqui ( vizinhos ) já anda a dizer que vai chover amanhã :lol:

tão enganados..só mesmo a partir de sexta-feira a tarde :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
finalmente consenso:D até dia 23......em principio um embolsamento causará instabilidade especialmente no interior ( mas tambem um pouco no litoral:p) depois o AA vai bloquear a N e NE originando um novo fluxo de ar quente proveniente de SSE......verao tipico:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se calhar o melhor é arranjar é um protector solar ... pois a pele está branquinha !! :lmao::lmao::lmao:

A série neve só se for a sonhar mais creio que a temperatura vai baixar para valores já mais normais para a época !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O seguimento "Instabilidade 20-23 Março" morreu á nascença, pois na minha opinião apenas faz sentido quando existe certezas de que a situação vai ocorrer.
Para além penso que neste momento a não ser que seja algo mesmo especial, não faz sentido criar um tópico desses pois existe já um espaço de seguimento para as várias regiões do nosso país que servem perfeitamente para acompanhar qualquer situação que efectivamente possa ocorrer !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espectacular run do GFS, desde as 162 h até ao fim. Boa situação para ser toda retirada daqui a 48 horas.

Completamente errado !!!

Boa situação para ser retirada daqui a 6h !! :lmao::lmao::lmao:

Mas comparando os dois modelos para as proximas 144h até que estão muito identicos talvez não sendo assim relativamente á precipitação, pois o GFS nesta run praticamente coloca apenas para terça com aguaceiros isolados no Domingo no centro e sul, e segunda norte e centro (sempre no interior).