Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
A 96 horas do Domingo...

domingo15denovembro.png
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Saídas das 00z de diversos modelos
GFS mantem-se mais ou menos igual, a norte de Lisboa até Domingo incluindo Lisboa na Segunda-feira. O ECM é mais remetida a norte/centro, e com quantitativos que parecem menores em Portugal afectando mais a Galiza. NGP que estava dissonante aproximou-se dos outros modelos sendo mais severo a norte embora a frente atravesse boa parte do país com menor intensidade.




GFS MeteoPT Pressão/Vento (Sexta-Quarta)

(clicar para ampliar)


GFS MeteoPT Precipitação (Sexta-Quarta)

(clicar para ampliar)



ECM/IM Precipitação (Sexta-Segunda)

(clicar para ampliar)

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


NGP Precipitação (Sexta-Terça)

(clicar para ampliar)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Para a Madeira, embora seja quase certa a precipitação na próxima semana, a duração desta e intensidade dependerá em muito do comportamento da frente, se estará quase estacionária ao largo ou sobre a ilha. Nas várias saídas dos modelos, indicam alternadamente desde a frente estacionária sobre a Madeira durante uns 2 dias com valores altos de precipitação, a uma situação mais ligeira com a frente só a cruzar a ilha na tarde de domingo e os restantes dias com precipitação mais fraca.

gfspiprec084179693.png


As previsões do IM para a Madeira; domingo:

Períodos de chuva, por vezes forte a partir da tarde.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, tornando-se fraco a
moderado (inferior a 25 km/h) de noroeste durante a tarde. Nas
terras altas, o vento será forte (35 a 50 km/h) de sudoeste, com
rajadas da ordem dos 70 km/h, tornando-se moderado (25 a 35 km/h).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
:suicidio::suicidio: No Algarve já passámos da fase do pessimismo ao suicídio, não vale a pena, o ECM dou-lhe os meus parabéns deu sempre o AA a roçar no Algarve, portanto, mais uma vez, o ECM ganhou ao bronco do GFS que este outuno ainda não acertou uma vez, só quando o evento está próximo rectifica e alinha com o ECM. Este evento vai deixar 0 a 3 mm no Sotavento e nada mais.:sad::sono:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Isto realmente já esteve bem melhor do que está agora:disgust:, eu ainda tinha esperança que vinha ai chuva forte cá mais para sul, mas pode ser que me engane mas ainda vão tirar a chuva quase toda cá para baixo, e só o norte é que vai ter festa:(, que saudades que eu tenho de uns bons temporais:rolleyes:.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ou isto dá uma volta de 360º ou este mês será igual ao mês de Outubro :(
Felizmente ainda estamos a 12 de Novembro, mas a longo prazo isto começa a ficar estável com ambos os modelos a apontarem o mesmo, ou seja, AA !!
Desculpem a médio prazo isto tb já está estável, aqui no Algarve e Baixo Alentejo !!
Já repararam que a precipitação está cada vez mais a Norte, nada que o ECM não tivesse indicado sempre ... mas como aqui o pessoal do Sul ainda sonha, lá foi vendo que nem um doido todas as runs que o GFS mostrava a ver a parede caia, mas nada !!

Agora este modelo (GFS) diz que de Terça para Quarta pode cair entre 2 a 5 mm !!

Realmente num mês é uma fartura !!

Assim é dificil ser-se optimista !!

O que vale é que vou olhando para previsões sazonais para ver se me alegro, mas isto vai mudar ... vai mudar .. tem que mudar !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Ou isto dá uma volta de 360º ou este mês será igual ao mês de Outubro :(

Aurélio, 360º era um cadinho mau, porque ia dar ao mesmo :p

Realmente o cenário modelado mais a sul não é animador e está por demais entendido algum desespero Algarvio perante a escassez de precipitação que se tem verificado. A ironia ainda é maior se pensarmos que no padrão habitual de frente de NW o Algarve seria à partida menos beneficiado do que com uma entrada em deslocação SW/NE.
É que assim sendo este seria um cenário mais favorável que aqueles que tradicionalmente se desenvolvem no Inverno, em que quer o NW quer o NE não são de todo favoráveis para o extremo sul do país. Pouca sorte de facto, mas vamos ver até que ponto a "porta da esperança" dentro deste mesmo evento não estará ainda "entreaberta".

Quanto ao restante território atenção a partir de amanhã, num acompanhamento que, como habitual nestas situações, deve ser feito "ao momento". Eventuais surpresas e picos de precipitação muito fortes não são de excluir.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boas!!!
Assim como falaram numa tendência nos modelos quando eles começaram a prever a mudança de situação em relação a estas últimas semanas, penso que também é visivel uma tendência em afastar a precipitação do sul da peninsula.
Houve alguém que disse que os modelos valem o que valem mas o que conta é a tendência que eles incutem.
Aqui pro sul teremos de aguardar mais pelo fim deste mês, inicio de Dezembro mas começa a haver um desespero no ar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas!!!
Assim como falaram numa tendência nos modelos quando eles começaram a prever a mudança de situação em relação a estas últimas semanas, penso que também é visivel uma tendência em afastar a precipitação do sul da peninsula.
Houve alguém que disse que os modelos valem o que valem mas o que conta é a tendência que eles incutem.
Aqui pro sul teremos de aguardar mais pelo fim deste mês, inicio de Dezembro mas começa a haver um desespero no ar.

Exactamente Trovoadas !!
Neste momento existe a previsão de Chuva a Norte e Centro e tempo cinzento mas sem chuva a sul (podendo o Alentejo ainda ver qualquer coisa), depois de Terça existe a tendência clara de um Anticiclone se formar na Europa Central/Mediterraneo estentendo-se até ao nosso território para não variar !!
Depos existe a tendência muito pouco clara do AA se juntar com o Anticiclone continental, ou então se manter a situação referida no parágrafo acima !!

O que disse é partilhado pelo ECM e GFS até ás 240 horas !!
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
boas a todos
agora que começa a instabilidade lá começo eu a frequentar este magnifico forum, além do mais agora até tenho a estação do amigo luis salvador
meteotomar.info
só uma perguntita
as runs do GFS sei onde pesquisar
alguem me pode indicar como encontrar as runs do ECM
um bem haja a todos os membros do forum
:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
alguem me pode indicar como encontrar as runs do ECM
um bem haja a todos os membros do forum
:thumbsup:

O ECM tem apenas 4 parâmetros abertos ao público, e a partir das 72 horas.

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsecmeur.html
http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php
http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/medium/deterministic/msl_uv850_z500

No IM podes ver a precipitação até às 114 horas
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


Há ainda uma página do ECM que todos os dias disponibiliza um produto dos que estão fechados ao público alternando o mesmo diariamente:
http://www.ecmwf.int/samples/d/banner/page.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
fantastica a saida das 12z do GFS:D
apos a passagem de linhas de instabilidade causando chuva forte a norte de sines-evora, como se tem vindo a prever desde domingo á tarde, a massa de ar pós-frontal desloca-se sobre um vortice ciclonico em altura, na 2f e 3f proximas, originando varias baixas de superficie e instabilidade convectiva á medida que se aproxima e cruza o continente de WSW para ENE.
nos quadrante leste ha advecçar de massas de ar quentes provenientes de latitudes baixas ( forma-se uma TUTT) que potencia ainda mais a convecçao na 2f e 3f:rolleyes:
na 4f e 5f ainda é possivel pois a baixa em altura desloca-se lentamente.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.