Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Pouco engano-me ou este mês vou ter menos chuva que ainda em Outubro. Quando vejo comentários de membros a dizerem que 117 mm é uma porcaria, que vou dizer eu que tenho 0 mm, é melhor calar-me antes que me salte a tampa.:angry::angry::angry:.:disgust: Vou ter um belo fim de semana de praia e sol, para não falar do aumento das temperaturas na próxima semana com o fluxo de leste.
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Sim, e parece-me que a mudar até lá será mais de roubar ao centro do que dar ao sul, mas isso já sou eu em modo de contenção de danos psicológicos para não ter uma grande queda nas expectativas :lol:

Não quero parecer egoísta, mas mesmo a norte parece que as certezas não existem:(. Seremos à partida os grandes beneficiados, a não ser que tudo isto leve uma grande volta.

Sem dúvida que o tema prioritário é saber se e de que forma a precipitação irá atingir o centro/sul e não quantos mm acima dos 100 vão cair na zona norte;).
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Comparativo das 4 últimas saídas do GFS em termos de precipitação acumulada (cm) em 180 horas (7 dias e meio)

gfs.gif



E já agora como o rozzo referiu, há modelos com o cenário diferente, como o NGP e parece-me que também o UKM.
O NGP tem este cenário que seria frustrante:

ngp.gif



Repara que tanto um como o outro fazem o mesmo, a crista acentua e empurra a frente para NW, "esmagando-a" aos poucos..
O cenário modelado é muito similar até..
A "pequena" (GRANDE) diferença é onde, e nisso o GFS ainda nos dá chuva abundante em boa parte do país e o NGP barra-a logo em alto mar!
Estou curioso para ver amanhã saída do ECMWF já mais em cima..

Uma coisa é certa.. A crista vai bloquear a coisa, e como consequência algures vai ficar a frente parada a "despejar", seja no Minho, em Lisboa ou em alto mar..
Aliás.. Duas são certas.. Também a tendência saída para saída mesmo no GFS é cada vez mais o limite de PRECIPITAÇÃO=0mm estar a avançar para NW.. Os algarvios que o digam! Mas vamos ver se para por aqui o retrocesso!
Se não retroceder muito mais, aí sim teremos lotaria de onde o grosso da frente fica estacionário e de quem leva com o dilúvio.. ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois eu estou optimista. Neste tipo de situações, mais atípicas e com alguma convectividade, os modelos costumam prever menos precipitação do que aquela que acaba por ocorrer. A run operacional do GFS continua muito instável, alternando no Alentejo entre quase nada, 5 mm, e o bem bom, mais de 50 mm. Como eu dizia ontem, e hoje mantém-se, a run paralela, que teoricamente é mais evoluída que a operacional, tem estado muito coerente, com boas quantidades para o vale do Tejo e Alentejo, e mesmo o Algarve poderia ter alguma coisa. Depois, já muito para a frente, é possível a formação de uma cut-off, que pode afectar a Madeira e o continente, mas ainda falta muito tempo.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Só acho estranho uma coisa é que nesta altura do "campeonato", mesmo no 2º painel do GFS, continuam a não aparacer entradas frias...:huh:

Estão a guardar-se para a minha visita a Bragança no fim do mês...:D

Segue animado este canto, e ainda bem...
Embora com todas estas incertezas quanto à localização e intensidade da precipitação prevista, uma coisa é certa: a chuva está de volta, mas concordo com a abordagem do Vince... mais vale não criar demasiadas expectativas, pois assim se a coisa correr mal, a decepção não é tão grande...

Entretanto, no meu "GFS para tótós - O Weather Watcher", a incerteza é enorme para Lisboa, tanto prevendo chuva forte, como chuva fraca...
Enfim, venha o que vier...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma coisa é certa.. A crista vai bloquear a coisa, e como consequência algures vai ficar a frente parada a "despejar", seja no Minho, em Lisboa ou em alto mar..
Aliás.. Duas são certas.. Também a tendência saída para saída mesmo no GFS é cada vez mais o limite de PRECIPITAÇÃO=0mm estar a avançar para NW.. Os algarvios que o digam! Mas vamos ver se para por aqui o retrocesso!
Se não retroceder muito mais, aí sim teremos lotaria de onde o grosso da frente fica estacionário e de quem leva com o dilúvio.. ;)

Basicamente vai haver uma bela sandwiche e só nos resta saber se a bifana somos nós ou somos a côdea do pão :)

Agora a sério, além do que referes, a própria sinóptica é bastante complexa. Além das tais perturbações que vem de Oeste/Sudoeste e que são importantes no resultado final, a própria depressão a norte é feita de perturbações/ondulações constantes a circular numa área alargada de baixas pressões.
Não temos uma situação clássica de uma depressão com um centro muito cavado a noroeste com uma frente também clássica onde os modelos a esta distância já não costumam falhar muito.

Deixo esta animação de hoje até sexta para ver a complexidade da coisa:

animyy.gif


Aguardemos com expectativa as próximas saídas dos vários modelos. Na sexta-feira já se perceberá se isto é assim ou não pois é nessa manhã que se verá se as peças estão cá todas e bem dispostas.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Volto a escrever há outros modelos!

Entradas frias com corrente de W ou SW nem pensar, e quando entram, neva geralmente acima dos 1400 metros.

Agora que venha a chuva que é bem precisa!
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Basicamente vai haver uma bela sandwiche e só nos resta saber se a bifana somos nós ou somos a côdea do pão :)

Agora a sério, além do que referes, a própria sinóptica é bastante complexa. Além das tais perturbações que vem de Oeste/Sudoeste e que são importantes no resultado final, a própria depressão a norte é feita de perturbações/ondulações constantes a circular numa área alargada de baixas pressões.
Não temos uma situação clássica de uma depressão com um centro muito cavado a noroeste com uma frente também clássica onde os modelos a esta distância já não costumam falhar muito.

Deixo esta animação de hoje até sexta para ver a complexidade da coisa:

animyy.gif


Aguardemos com expectativa as próximas saídas dos vários modelos. Na sexta-feira já se perceberá se isto é assim ou não pois é nessa manhã que se verá se as peças estão cá todas e bem dispostas.

A depressão, localizada a Sul dos Açores, pode cavar no seu deslocamento para leste...é uma situação (configuração sinóptica) muito semelhante à da ciclogénese explosiva de 5 de Novembro de 1997...estas perturbações oriundas de zonas tropicais, têm conteúdos de água precipitável elevados.
Aguardemos a evolução de todo o campo...
Cumpts.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Não sou grande crack em termos técnicos de metereologia mas acho acho que a chuva no algarve vai depender da vontade do anticilone que está algures no mediterrâneo e que entrará no sul da peninsula, parece que forma uma altentica barreira ao fluxo de sudoeste que entrará estes dias.
Poderá o "Anti" ser vencido?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto é tudo muito engraçado ... com cut-off ou sem cut-off proximas do sudoeste de Portugal parece que quando chega aqui á fronteira do Algarve parece que fazem ricochete como se houvesse uma parede.
Contudo amarguras á parte ... isto ainda pode mudar e voltar a melhorar bastante porque a fronteira é muito ténue e sinceramente não acredito nadinha nesta run das 12h do GFS relativamente á formação e principalmente movimentação daquela cut-off.
Como já havia dito anteriormente acho que só amanhã á tarde saberemos o que se vai passar !!

A run do ECM das 12h é miserável para o sul e o GFS colocava sempre tudo á porta mas com esperança que se abra a porta !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A depressão, localizada a Sul dos Açores, pode cavar no seu deslocamento para leste...é uma situação (configuração sinóptica) muito semelhante à da ciclogénese explosiva de 5 de Novembro de 1997...estas perturbações oriundas de zonas tropicais, têm conteúdos de água precipitável elevados.
Aguardemos a evolução de todo o campo...
Cumpts.

É grande parte da chave da severidade e localização disto estará aí sim onde e como essa "mini-nano" ciclogénese se der no Sábado..
Aguardemos curiosamente pelas saídas de amanhã! :D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Basicamente vai haver uma bela sandwiche e só nos resta saber se a bifana somos nós ou somos a côdea do pão :)

Eu gosto mais de prego no pão. :p

Bem, é de facto animador ver o freemeteo (modelo que está de acordo com o GFS) colocar 100 milímetros certinhos para Corroios, ao contrário dos anitgos 49 que lá estavam.

Nas próximas run's as coisas vão ficar mais claras e vamos começando a ter a noção do que realmente se vai passar (é o que praticamente toda a gente disse já aqui). :)

Tira põe põe tira. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.