Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Com a situação actual do GFS daria de certeza para cair neve em Bragança e com o pre´-frontal entraria já no final do dia de terça as cotas em principio demorariam mais tempo a subir.
Não me recordo se foi em 2007, mas houve uma situação semelhante, em que havia frio instalado e que uma depressão de sudoeste trouxe precipitação abundante em forma de neve a partir das 17, tendo começado posteriormente a chuver por volta das 23h...pessoal de Bragança alguém se lembra disso? Têm arquivos da situação sinóptica?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em relação a Lisboa, normalmente sou um pouco céptico em relação a esse valores fantásticos previstos a tão grande distância.
Penso que se perde demasiado tempo com isso, quando os próprios dados apresentam-se como hipóteses com um elevado grau de erro.
Evidentemente que é interessante acompanhar, mas deve-se dar o valor devido às coisas.
Desde que me inscrevi neste forum, que estes episódios geralmente vão dar ao mesmo. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Realmente, os modelos estão doidos, um mete frio (ECM) e vendo a previsão para Ayamonte com mínima de 3ºC e máxima de 11ºC e sabendo que Ayamonte é ligeiramente mais quente que Olhão, e a cota de neve andará nos 600 metros, até podia nevar em Monchique na 3ªfeira, e em termos de temperatura era um evento fora de comum no Algarve mesmo essa máxima de 11-12ºC seria algo inédito em Dezembro.

Depois vendo a run do GFS é aquilo que o Algarve precisa de chuva e na run das 6 mete cerca de 81 mm durante a próxima semana com o dia mais generoso a ser a 3ªfeira. Isto anda tudo meio doido, por isso, é melhor aguardar, mas que o GFS tem mantido run após run o mesmo cenário isso tem. Espero que o GFS ganhe desta vez.:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se olharem bem ... podem ver que o ECM e o GFS de certa forma até que estão bastante parecidos (GFS 06h inclui a paralela) e o ECM !!
- ambos mostram uma depressão a oeste de Portugal na Terça ás 00h;
- Na Quarta ás 00h o ECM mostra essa já por cima do Norte, ou seja, passou por cima de nós. Alguma coisa certa aconteceu :huh:
- Quinta ambos os modelos mostram um dia calmo; provavelmente com alguns aguaceiros fracos ou moderados;
- Na sexta os modelos mostram uma depressão evoluindo de Sudoeste, podendo ou não atingir a peninsula, é deficil perceber se no ECM atinge ou não. Essa depressão traria ventos muitos fortes de Sul e precipitação forte que poderia atingir o continente ou ficar no mar.

Acho que no dia de hoje ou inicio de amanhã os modelos uniformizar-se-ão (palavra dificil :D) !!

Haja esperança algarvios, rezemos para que depois de Terça não haja bloqueio como mostram alguns modelos !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com a situação actual do GFS daria de certeza para cair neve em Bragança e com o pre´-frontal entraria já no final do dia de terça as cotas em principio demorariam mais tempo a subir.
Não me recordo se foi em 2007, mas houve uma situação semelhante, em que havia frio instalado e que uma depressão de sudoeste trouxe precipitação abundante em forma de neve a partir das 17, tendo começado posteriormente a chuver por volta das 23h...pessoal de Bragança alguém se lembra disso? Têm arquivos da situação sinóptica?


Foi no dia 18 de Dezembro de 2007, frio instalado no interior norte, uma nebulosidade pré-frontal com precipitação praticamente inexistente ou muito fraca, vinda de sul, começou a ser na forma de neve ai em Bragança logo pela manhã, primeiro granular, depois já neve.

13047225.gif
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Foi no dia 18 de Dezembro de 2007, frio instalado no interior norte, uma nebulosidade pré-frontal com precipitação praticamente inexistente ou muito fraca, vinda de sul, começou a ser na forma de neve ai em Bragança logo pela manhã, primeiro granular, depois já neve.

Mas parece-me que este episódio será mais frio, estou certo?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas parece-me que este episódio será mais frio, estou certo?

À partida sim, mesmo no GFS na 2ªf e 3ªf há bastante frio. A frente em si e a massa de ar que vem por detrás é que é quente. Daí que a coisa tenha que depender do pré-frontal e dos instantes iniciais da frente como referiu o Ferreira. Isto falando do GFS e para quem está interessado na neve nas cotas médias.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
;)
Com a situação actual do GFS daria de certeza para cair neve em Bragança e com o pre´-frontal entraria já no final do dia de terça as cotas em principio demorariam mais tempo a subir.
Não me recordo se foi em 2007, mas houve uma situação semelhante, em que havia frio instalado e que uma depressão de sudoeste trouxe precipitação abundante em forma de neve a partir das 17, tendo começado posteriormente a chuver por volta das 23h...pessoal de Bragança alguém se lembra disso? Têm arquivos da situação sinóptica?

Foi no de 18 de Dezembro;)

O frio estava instalado à alguns dias no Nordeste e nessa manhâ, por volta das 10h começou a cair neve granular que começou a acumular imediatamente sobre a forte geada das primeiras horas da madrugada, a meio da tarde, cerca das 17h começou a nevar com mais intensidade, esteve a nevar bem até perto das 22h, altura em que a neve passou a chuva
Durante esse dia ainda se acumularam cerca 7cm de neve:D

A temperatura máxima do dia 18 de Dezembro foi atingida perto da meia noite, durante o dia a temperatura foi subindo muito lentamente;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aquele episódio em que nevou em Lisboa foi em que ano?

Gostava de fazer uma comparação com este, mas não estou a encontrar a data do acontecimento. :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Nunca vi esta previsão do Freemeteo para o Cartaxo. Mas certamente tudo "voltará a normalidade" na próxima actualização...mas é sempre bom ver uma coisa destas:D....mas se tal se realizar mando emoldurar esta imagem do Freemeteo.:lol:;)

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja

Os meteogramas do freemeteo não estão a encaixar bem com aquilo que é mostrado pela run operacional do GFS. Presumo ( e é apenas uma ideia) que estejam a adoptar a run paralela, essa sim mais condizente com os dados apresentados.
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Nunca vi esta previsão do Freemeteo para o Cartaxo. Mas certamente tudo "voltará a normalidade" na próxima actualização...mas é sempre bom ver uma coisa destas:D....mas se tal se realizar mando emoldurar esta imagem do Freemeteo.:lol:;)


A imagem que têm para o Cartaxo é exactamente igual à que tenho para aqui para a minha zona (cerca de 2km's da Merceana), quando a vi de manhã fiquei :D, mas temos que aguardar e ter esperança, nem que seja só para ver o alto da Serra de Montejunto todo branco.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.