Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,

realmente a chuva é muito mais necessária ( sobertudo para o sul) do que o frio modelado pelo ECM , que ainda por cima seria seco... o que traria? Umas noites frias com geadas e dias de sol frios com céu limpo ou quase limpo....vamos lá ver se isto não acaba mas é com um bloqueio ás depressões de Oeste e aí nem frio nem chuva ...a pasmaceira total...:disgust:

Até que enfim alguma racionalidade!!:thumbsup:
O resto divaga aqui muito em sonhar sem ter o conhecimento de que estas situações, e como escrito pelo Vince são 90% frias, secas e MONÓTONAS!

Até que enfim alguma racionalidade!!:thumbsup:
O resto divaga aqui muito em sonhar sem ter o conhecimento de que estas situações, e como escrito pelo Vince são 90% frias, secas e MONÓTONAS!

Eu adoro ir a Gimonde passear em cima do gelo! Cada situação metereológica tem o seu interesse mesmo as aparentemente monótonas!É quase como a situção das ondas do mar o que me interessa a mim, se está bravo...mas fico contente que algúem possa ficar feliz em ver o mar revolto!
Mas voltando ao que interessa, como é que o GFS consegue ver aquela depressão a oeste da península e o ECMWF não?:huh:

Parece-me que nesta run das 18 o GFS continua a insistir nas depressões atlânticas e na consequente chuva... vamos ver se na próxima run do ECM este se aproxima mais do GFS. Sinceramente espero que o GFS acerte pois estou solidário com os Algarvios. Gostava muito que viesse frio, mas antes é necessário que o Algarve recupere a sua situação...

bem,segundo o IM o pior confirmou.se :sad::sad::sad:

Segundo o IM não sabemos nada porque a previsão só vai até domingo e o que procuramos é pela 2ª e 3ª feiras... :)

Rectifico apenas para dizer que a melhor hipótese para ver neve será nas zonas altas da Ilha da Madeira tal como consta da previsão descritiva do IM para amanhã...

Bem parece-me que o GFSestá muito sozinho...Penso que as coisas se irão passar como aponta o ECMWF,geadinha, 15 minutospara descongelar o vidro do carro e chuvinha nem vê-la! Amanhã penso que deverá convergir o GFS, pois se tiver razão seria surpreendente...e quem dera que tivesse razão...

Segundo a previsão automática, na Quarta aguaceiros em Lisboa, com vento de este??? e temperaturas 1/7 graus. Em Évora aguaceiros, vento do mesmo quadrante, temperaturas 0/8. No dia seguinte chuva moderada em todo o sul do país. Extremamente monótono, sem dúvida. Mas também extremamente duvidoso. Chuva com vento de E? Convecção? Se acontecesse seria engraçado. Se fosse o GFS a acertar também o era. E não vale a pena discutir-se o que cada um quer que aconteça, porque o que nós queremos, não influencia em nada o que se sucederá. Mas compreendem-se ambos os lados. Quem está em seca, quer chuva, quem está farto de chuva quer frio, e nem todos gostamos do mesmo. Do mesmo modo que quem está no litoral não se interessa pelas mínimas negativas que não tem, e quem está no interior não lhe interessa nada o estado do mar, porque não o vê.

Bem parece-me que o GFSestá muito sozinho...Penso que as coisas se irão passar como aponta o ECMWF,geadinha, 15 minutospara descongelar o vidro do carro e chuvinha nem vê-la! Amanhã penso que deverá convergir o GFS, pois se tiver razão seria surpreendente...e quem dera que tivesse razão...

Segundo o ecmwf parece que a semana que se avizinha será fria! Quanto a precipitação essa será escassa!

Oh meus amigos, para quem ama a meteorologia como eu, até mesmo um dia de Sol, com vento fraco, e nenhuma actividade atmosférica pode ser fascinante, só de pensar que aquilo que está em cima de nós se chama atmosfera e à nossa volta natureza, e que nada a pode domar, nem o homem, o que tiver de acontecer acontecerá, e é por isso que para mim todos os estados de tempo têm o seu particular encanto. ;)

Toda a gente sabe que por norma quase todo o frio "em condições" em Portugal é seco, por isso não peçam coisas que ocorrem de para aí 2 ou 3 vezes em 10 anos, grandes quantidades de precipitação e grandes quantidades de frio é algo que não liga sobre as nossas cabeças, ou é muita precipitação e pouco frio ou o contrário ou então nada dos dois acaba por ficar céu muito nublado e fresco.

Agora que está a haver uma grande guerra entre dois modelos está, um dos dois elementos irá sair vitorioso, possivelmente será a precipitação, acredito mais em cortes no frio que nas quantidades de precipitação, visto que estamos a ter um Outono bastante assente no fluxo de SW.

Estado
Fechado para novas mensagens.