Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O que já se começa a verificar é que o AA está a subir, a pressão começa a encher a norte, já está por cima do Reino Unido. Depois a situação é muito dificil, estamos no incio do jogo e o arbitro atira moeda ao ar, vamos ver o que vai dar. O GFS mantém as entradas atlanticas, com chuva, tanto na sua run principal como na operacional, o ECM parece mais seco, porém não disponibiliza as mesmas ferramentas que o GFS.

A situação é dificil de modelizar, em especial porque existe uma situação interessante no polo norte, reparem no mapa a 850hpa, hemisfério norte, a divisão que parece existir.

Seria bom que o GFS ganha-se esta batalha. Embora amante do frio, existe uma necessidade a sul de precipitação e o frio se não entrar agora irá entrar mais tarde. Olhando para os mapas actuais (a 6-18 horas) parece dificil que o GFS perca esta batalha.

A grande diferença (penso eu) entre os dois "grandes" modelos numéricos gfs e ecmwf é o possicionamento do AA! Para mim essa será a razão de não-concordancia entre os mesmos!

O gfs possiciona o AA no Reino unido e posteriormente em deslocamento (nw) para a gronolãndia abrindo corredor a passagens sucessivas de sistemas de baixas pressões!

O ecmwf posiciona o AA entre o reino unido e gronolãndia permanecendo numa latitude mais baixa que o gfs permitindo a entrada da massa de ar frio e seca de leste mas bloqueando os sistemas de baixas pressões de nw!

A grande diferença (penso eu) entre os dois "grandes" modelos numéricos gfs e ecmwf é o possicionamento do AA! Para mim essa será a razão de não-concordancia entre os mesmos!

O gfs possiciona o AA no Reino unido e posteriormente em deslocamento (nw) para a gronolãndia abrindo corredor a passagens sucessivas de sistemas de baixas pressões!

O ecmwf posiciona o AA entre o reino unido e gronolãndia permanecendo numa latitude mais baixa que o gfs permitindo a entrada da massa de ar frio e seca de leste mas bloqueando os sistemas de baixas pressões de nw!

edit: Esta run do gfs está muito boa! Mete mais frio a 850hpa a partir das 62h afectando mais norte e centro do pais!
E quando o país já está bem fresquinho eis que na proxima terça feira (108h) entra uma frente a valer derivado de uma depressão a w de portugal cujo o seu centro depressionário é de 990hpa ...
Nesta run podemos dizer que agrada a gregos e a troianos!

Mas...

A curto / Medio prazo o Gfs está a deixar muito a desejar!

Eu aposto na neve a cotas relativamente baixas (400m) entre o dia 17-19. A depressão a SO parece que vai estacionar-se ali e puxar ventos de leste.

Toda a gente sabe que por norma quase todo o frio "em condições" em Portugal é seco, por isso não peçam coisas que ocorrem de para aí 2 ou 3 vezes em 10 anos, grandes quantidades de precipitação e grandes quantidades de frio é algo que não liga sobre as nossas cabeças, ou é muita precipitação e pouco frio ou o contrário ou então nada dos dois acaba por ficar céu muito nublado e fresco.

Agora que está a haver uma grande guerra entre dois modelos está, um dos dois elementos irá sair vitorioso, possivelmente será a precipitação, acredito mais em cortes no frio que nas quantidades de precipitação, visto que estamos a ter um Outono bastante assente no fluxo de SW.

Eu adoro ir a Gimonde passear em cima do gelo! Cada situação metereológica tem o seu interesse mesmo as aparentemente monótonas!É quase como a situção das ondas do mar o que me interessa a mim, se está bravo...mas fico contente que algúem possa ficar feliz em ver o mar revolto!
Mas voltando ao que interessa, como é que o GFS consegue ver aquela depressão a oeste da península e o ECMWF não?:huh:

Pois, mas aqui é para alguem(Algarve) que precisa de chuva urgentemente, e se acontecer este bloqueio que o ECMWF está a prever na saida das (12) ele(AA) naquela posição ficará por uns bons dias, e pode ter a certeza que ali não vê o que quer ver! Pois a posição dele é no Atlantico, e o trajecto de ar frio vai atravessar poucos paises, e esse frio seco que quer não vem da Sibéria para ver o que deseja em Gimonde, e como escrevo nesta situação, e com o Anticiclone modelado naquela posição no ECMWF são dias aborrecidos meteorológicamente para todo o pais, e o pior para o sul do pais.

Felizmente que a saida de hoje do GFS é positiva para o Algarve:thumbsup: a ver vamos se segue a mesma tendencia.

Eu não só aprecio ondulação no mar, adoro chuva, vento etc..., mas tudo no seu tempo(estação) como logico; agora levar com 1 mês com ventos de leste ou nordeste, e só com frio à noite :disgust:!

Este é já um comentário desta saida do ECMWF de hoje.
Felizmente que ele se aproximou ligeiramente do GFS!

Não será todos os dias que para um horizonte tão curto
haja tamanhas discrepâncias.
Eu gosto disto:- a discussão está ao rubro e parece que nenhum
dos “senhores da guerra” ( leia-se da guerra da Previsão –GFS, ECMWF)
estará disposto a ceder.
Chegados a sexta-feira, já muitos de nós pensaríamos que estivéssemos cabalmente esclarecidos sobre o tempo que irá fazer na próxima semana.
O meu último post de há muitas horas continua afinal, bem actual:
-Frio? Chuva? Ambos? Até nenhum destes cenários?
Por incrível que pareça, todos as hipóteses estão ainda em aberto.
Vai no entanto ganhando consistência aquilo que não sendo desde já apontado por ninguém , será o mais possível acontecer, ou seja:
- Nem tanto ao Mar ( GFS), nem tanto à Terra (ECMWF)...
Mas volto a sublinhar:- eu gosto deste guião incerto, nesta novela do Tempo
em que muitas das vezes sabemos demasiados capítulos à frente.

Bem, o GFS está a animar aqui as hostes brigantinas com uma máxima de -1,0ºC na terça-feira e com alguma precipitação junta à -6ºC dos 850hPa... isto promete! Mas será que se vai cumprir??:rolleyes:

z z z z z z z z z z z z

Bem e pelo o que estou a ver o GFS mantém a sua posição firme em relação à precipitação, nesta run das 6h... e agora em que é que ficamos, é que começo a ficar intrigado com o que se vai passar...sem falar do problema no trabalho em que todos os colegas me perguntam "então mas é afinal qual é o tempo para a semana?:D

Realmente grande diferença entre o ECM e o GFS, é melhor esperar para ver e para já não tomar nada como certo a partir de 2ª feira... Só para referir que, embora claro seja só uma tendência prevista, mas a carta meteorológica da temperatura 2m do IM, para 3ª feira às 06.00, apresenta uma manchinha azul-escura sobre Lisboa, correspondente a -2º...

Parece-me que o GFS desta vez está muito mais consistente que o ECM, senão por exemplo repare-se as ultimas duas saídas do ECM !!
Nada tem a ver com nada !!
Neste aspecto o GFS tem sido muito mais consistente !!
Apesar de isto não ser normal o suposto 1º evento ainda está a 120 horas de distância e isso é muito tempo !!
Mas é preocupante estas divergências tão grandes que não costumam acontecer a tão curto período de tempo !!

Provavelmente teremos uma situação hibrida entre os dois modelos !!

O "comparómetro" da praxe (baseado nas saídas das 00z)

A500

compr.gif

T850

t850.gif

Bolas ... nada tem a ver com nada, mas parece que está tudo ligado com a indefinição que os modelos estão a ter com o posicionamento do Anticiclone continental e da forma como as massas de ar frio e quente vai interagir uma com a outra !!

Obviamente eu queria que ganhasse o GFS !!

Reparem como as depressões do GFS estão tornando menos cavadas e como tende a "aumentar" a pressão ligeiramente na PI.
Eu diria que os modelos estão caminhando para um estado hibrido ou então de bloqueio na Peninsula Ibérica a partir de Quarta, devendo existir a manutenção das depressões no Atlântico !!

Tudo ...muito, muito confuso ainda !!
Reparem na Run do GFS para Terça e aquele choque enorme de massas de ar frio com quente.
Vento muito fortes de Leste no Norte e Centro e depois a chocarem com vento tb fortes de Sudoeste !!!

O que é que isto ainda vai dar .....:huh:

A previsão de Localidades do AEMET olhando para Huelva somente dá alguma possibilidade de chuva na Quarta-Feira mas com apenas 50% de possibilidade !

Isto começa-me a preocupar !!

Chuva, vento, frio e neve a cotas médias e altas é o que vejo e prevejo a partir de terça. E volto a dizer o que disse a alguns dias atenção a dia 18 e 19 que podem ser de temporal.

.....run das 06z do GFS.......
nesta mais recente saida do modelo global, a tendencia para as 180h manten-se inalterada.
com a crista anticiclonica a deslocar-se para NW destacando-se completamente da dorsal subtropical.
com isto espera-se até 2f fluxo de leste associado a um anticiclone centrado sobre o golfo de biscaia movimentando-se para NW e establecendo-se sobre a gronelandia/islandia.
uma depressao forma-se no mediterraneo causando advecçao de ar siberiano sobre o SW e W da europa.
em potugal seremos afectados por uma massa quente nas prox 48h que sera substituida pela massa polar seca e fria resultante da sinoptica assima referida durante o dia de domingo.
2f a iso0 chegara ate ao sul do pais com a iso -5º no NE.
na 3f o jet vai-se reestablecer a sul e a massa polar sera desviada para o atlantico, o grande gradiente horizontal será responsavel pela formaçao de campos depressionarios entre os açores e a PI que posteriormente se conectam com os campos establecidos no mediterraneo.
massas de ar quente invadem a PI causando forte instabilidade aliada a elevados CAPE/LI, no ar frio pré-frontal, ainda influenciando o norte peninsular é possivel a queda de neve, a cotas baixas rondanto os 200-500mts subindo para 1200-1600mts em toda a peninsula.
as depressoes que se estableceram no atlantico irão gradualmente encher ao mover-se para E/NE sobre o norte da peninsula e golfo de biscaia, embora enfraquecento os campos de circulação á superficie manter-se-hão fortes especialmente na passagem de linhas de instabilidade.
a partir de 5f com a subida da dorsal é esperada uma acalmia, pelo menos no sul, das condiçoes atmosfericas.
a partir das 150h espera-se a restituiçao de uma crista anticiclonica sobre o leste da PI e mediterraneo ocidental enquanto as areas depressionarias que antes nos afectaram deslocam-se rapidamente sobre os balcãs e mar negro,establecendo-se novas areas de baixa presao na europa central e escandinavia no atlantico formam-se novas depressoes nos açores e costa leste canadense, enquanto o AMP se establece entre a gronelandia e a escocia.
por volta das 200h uma forte depressao atinge a PI movendo-se para ENE na circulação de uma area de baixa establecida no mar do norte, a crista anticiclonica establece-se sobre a europa de sul e mediterraneo a leste das baleares, o AMP manten-se na gronelandia e as baixas no atlantico NW continuam.
basicamente a tendencia a partir de 3f é de um cordao depressionario entre o canadá e a europa com jet a latitudes baixas e AMP na gronelandia:thumbsup:

O IM mantém-se firme na sua previsão das temperaturas até quarta-feira.

Mínimas em Lisboa que iriam rondar os zero graus e máximas a rondar os 7, 8ºC.

Claro que eles se baseiam no output, mas a confirmar-se a situação prevista para quarta-feira, aguaceiros com 1ºC de temperatura mínima, seria interessante, pois poderia (não digo nevar) cair alguma coisa de especial sobre a capital de Portugal.

Isto tudo que referi para a zona de Lisboa, claro.

Nunca mais vêm os zero graus que quero ver aqui acusados na estação... :p

Estado
Fechado para novas mensagens.