Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
O que já se começa a verificar é que o AA está a subir, a pressão começa a encher a norte, já está por cima do Reino Unido. Depois a situação é muito dificil, estamos no incio do jogo e o arbitro atira moeda ao ar, vamos ver o que vai dar. O GFS mantém as entradas atlanticas, com chuva, tanto na sua run principal como na operacional, o ECM parece mais seco, porém não disponibiliza as mesmas ferramentas que o GFS.

A situação é dificil de modelizar, em especial porque existe uma situação interessante no polo norte, reparem no mapa a 850hpa, hemisfério norte, a divisão que parece existir.

Seria bom que o GFS ganha-se esta batalha. Embora amante do frio, existe uma necessidade a sul de precipitação e o frio se não entrar agora irá entrar mais tarde. Olhando para os mapas actuais (a 6-18 horas) parece dificil que o GFS perca esta batalha.
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
A grande diferença (penso eu) entre os dois "grandes" modelos numéricos gfs e ecmwf é o possicionamento do AA! Para mim essa será a razão de não-concordancia entre os mesmos!

O gfs possiciona o AA no Reino unido e posteriormente em deslocamento (nw) para a gronolãndia abrindo corredor a passagens sucessivas de sistemas de baixas pressões!

O ecmwf posiciona o AA entre o reino unido e gronolãndia permanecendo numa latitude mais baixa que o gfs permitindo a entrada da massa de ar frio e seca de leste mas bloqueando os sistemas de baixas pressões de nw!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
A grande diferença (penso eu) entre os dois "grandes" modelos numéricos gfs e ecmwf é o possicionamento do AA! Para mim essa será a razão de não-concordancia entre os mesmos!

O gfs possiciona o AA no Reino unido e posteriormente em deslocamento (nw) para a gronolãndia abrindo corredor a passagens sucessivas de sistemas de baixas pressões!

O ecmwf posiciona o AA entre o reino unido e gronolãndia permanecendo numa latitude mais baixa que o gfs permitindo a entrada da massa de ar frio e seca de leste mas bloqueando os sistemas de baixas pressões de nw!

edit: Esta run do gfs está muito boa! Mete mais frio a 850hpa a partir das 62h afectando mais norte e centro do pais!
E quando o país já está bem fresquinho eis que na proxima terça feira (108h) entra uma frente a valer derivado de uma depressão a w de portugal cujo o seu centro depressionário é de 990hpa ...
Nesta run podemos dizer que agrada a gregos e a troianos!

Mas...

A curto / Medio prazo o Gfs está a deixar muito a desejar!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu aposto na neve a cotas relativamente baixas (400m) entre o dia 17-19. A depressão a SO parece que vai estacionar-se ali e puxar ventos de leste.

Toda a gente sabe que por norma quase todo o frio "em condições" em Portugal é seco, por isso não peçam coisas que ocorrem de para aí 2 ou 3 vezes em 10 anos, grandes quantidades de precipitação e grandes quantidades de frio é algo que não liga sobre as nossas cabeças, ou é muita precipitação e pouco frio ou o contrário ou então nada dos dois acaba por ficar céu muito nublado e fresco.

Agora que está a haver uma grande guerra entre dois modelos está, um dos dois elementos irá sair vitorioso, possivelmente será a precipitação, acredito mais em cortes no frio que nas quantidades de precipitação, visto que estamos a ter um Outono bastante assente no fluxo de SW.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu adoro ir a Gimonde passear em cima do gelo! Cada situação metereológica tem o seu interesse mesmo as aparentemente monótonas!É quase como a situção das ondas do mar o que me interessa a mim, se está bravo...mas fico contente que algúem possa ficar feliz em ver o mar revolto!
Mas voltando ao que interessa, como é que o GFS consegue ver aquela depressão a oeste da península e o ECMWF não?:huh:

Pois, mas aqui é para alguem(Algarve) que precisa de chuva urgentemente, e se acontecer este bloqueio que o ECMWF está a prever na saida das (12) ele(AA) naquela posição ficará por uns bons dias, e pode ter a certeza que ali não vê o que quer ver! Pois a posição dele é no Atlantico, e o trajecto de ar frio vai atravessar poucos paises, e esse frio seco que quer não vem da Sibéria para ver o que deseja em Gimonde, e como escrevo nesta situação, e com o Anticiclone modelado naquela posição no ECMWF são dias aborrecidos meteorológicamente para todo o pais, e o pior para o sul do pais.

Felizmente que a saida de hoje do GFS é positiva para o Algarve:thumbsup: a ver vamos se segue a mesma tendencia.

Eu não só aprecio ondulação no mar, adoro chuva, vento etc..., mas tudo no seu tempo(estação) como logico; agora levar com 1 mês com ventos de leste ou nordeste, e só com frio à noite :disgust:!


Este é já um comentário desta saida do ECMWF de hoje.
Felizmente que ele se aproximou ligeiramente do GFS!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não será todos os dias que para um horizonte tão curto
haja tamanhas discrepâncias.
Eu gosto disto:- a discussão está ao rubro e parece que nenhum
dos “senhores da guerra” ( leia-se da guerra da Previsão –GFS, ECMWF)
estará disposto a ceder.
Chegados a sexta-feira, já muitos de nós pensaríamos que estivéssemos cabalmente esclarecidos sobre o tempo que irá fazer na próxima semana.
O meu último post de há muitas horas continua afinal, bem actual:
-Frio? Chuva? Ambos? Até nenhum destes cenários?
Por incrível que pareça, todos as hipóteses estão ainda em aberto.
Vai no entanto ganhando consistência aquilo que não sendo desde já apontado por ninguém , será o mais possível acontecer, ou seja:
- Nem tanto ao Mar ( GFS), nem tanto à Terra (ECMWF)...
Mas volto a sublinhar:- eu gosto deste guião incerto, nesta novela do Tempo
em que muitas das vezes sabemos demasiados capítulos à frente.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bem, o GFS está a animar aqui as hostes brigantinas com uma máxima de -1,0ºC na terça-feira e com alguma precipitação junta à -6ºC dos 850hPa... isto promete! Mas será que se vai cumprir??:rolleyes:






z z z z z z z z z z z z
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem e pelo o que estou a ver o GFS mantém a sua posição firme em relação à precipitação, nesta run das 6h... e agora em que é que ficamos, é que começo a ficar intrigado com o que se vai passar...sem falar do problema no trabalho em que todos os colegas me perguntam "então mas é afinal qual é o tempo para a semana?:D
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Realmente grande diferença entre o ECM e o GFS, é melhor esperar para ver e para já não tomar nada como certo a partir de 2ª feira... Só para referir que, embora claro seja só uma tendência prevista, mas a carta meteorológica da temperatura 2m do IM, para 3ª feira às 06.00, apresenta uma manchinha azul-escura sobre Lisboa, correspondente a -2º...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece-me que o GFS desta vez está muito mais consistente que o ECM, senão por exemplo repare-se as ultimas duas saídas do ECM !!
Nada tem a ver com nada !!
Neste aspecto o GFS tem sido muito mais consistente !!
Apesar de isto não ser normal o suposto 1º evento ainda está a 120 horas de distância e isso é muito tempo !!
Mas é preocupante estas divergências tão grandes que não costumam acontecer a tão curto período de tempo !!

Provavelmente teremos uma situação hibrida entre os dois modelos !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O "comparómetro" da praxe (baseado nas saídas das 00z)


A500

compr.gif



T850

t850.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bolas ... nada tem a ver com nada, mas parece que está tudo ligado com a indefinição que os modelos estão a ter com o posicionamento do Anticiclone continental e da forma como as massas de ar frio e quente vai interagir uma com a outra !!

Obviamente eu queria que ganhasse o GFS !!



Reparem como as depressões do GFS estão tornando menos cavadas e como tende a "aumentar" a pressão ligeiramente na PI.
Eu diria que os modelos estão caminhando para um estado hibrido ou então de bloqueio na Peninsula Ibérica a partir de Quarta, devendo existir a manutenção das depressões no Atlântico !!

Tudo ...muito, muito confuso ainda !!
Reparem na Run do GFS para Terça e aquele choque enorme de massas de ar frio com quente.
Vento muito fortes de Leste no Norte e Centro e depois a chocarem com vento tb fortes de Sudoeste !!!

O que é que isto ainda vai dar .....:huh:


A previsão de Localidades do AEMET olhando para Huelva somente dá alguma possibilidade de chuva na Quarta-Feira mas com apenas 50% de possibilidade !

Isto começa-me a preocupar !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Chuva, vento, frio e neve a cotas médias e altas é o que vejo e prevejo a partir de terça. E volto a dizer o que disse a alguns dias atenção a dia 18 e 19 que podem ser de temporal.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
.....run das 06z do GFS.......
nesta mais recente saida do modelo global, a tendencia para as 180h manten-se inalterada.
com a crista anticiclonica a deslocar-se para NW destacando-se completamente da dorsal subtropical.
com isto espera-se até 2f fluxo de leste associado a um anticiclone centrado sobre o golfo de biscaia movimentando-se para NW e establecendo-se sobre a gronelandia/islandia.
uma depressao forma-se no mediterraneo causando advecçao de ar siberiano sobre o SW e W da europa.
em potugal seremos afectados por uma massa quente nas prox 48h que sera substituida pela massa polar seca e fria resultante da sinoptica assima referida durante o dia de domingo.
2f a iso0 chegara ate ao sul do pais com a iso -5º no NE.
na 3f o jet vai-se reestablecer a sul e a massa polar sera desviada para o atlantico, o grande gradiente horizontal será responsavel pela formaçao de campos depressionarios entre os açores e a PI que posteriormente se conectam com os campos establecidos no mediterraneo.
massas de ar quente invadem a PI causando forte instabilidade aliada a elevados CAPE/LI, no ar frio pré-frontal, ainda influenciando o norte peninsular é possivel a queda de neve, a cotas baixas rondanto os 200-500mts subindo para 1200-1600mts em toda a peninsula.
as depressoes que se estableceram no atlantico irão gradualmente encher ao mover-se para E/NE sobre o norte da peninsula e golfo de biscaia, embora enfraquecento os campos de circulação á superficie manter-se-hão fortes especialmente na passagem de linhas de instabilidade.
a partir de 5f com a subida da dorsal é esperada uma acalmia, pelo menos no sul, das condiçoes atmosfericas.
a partir das 150h espera-se a restituiçao de uma crista anticiclonica sobre o leste da PI e mediterraneo ocidental enquanto as areas depressionarias que antes nos afectaram deslocam-se rapidamente sobre os balcãs e mar negro,establecendo-se novas areas de baixa presao na europa central e escandinavia no atlantico formam-se novas depressoes nos açores e costa leste canadense, enquanto o AMP se establece entre a gronelandia e a escocia.
por volta das 200h uma forte depressao atinge a PI movendo-se para ENE na circulação de uma area de baixa establecida no mar do norte, a crista anticiclonica establece-se sobre a europa de sul e mediterraneo a leste das baleares, o AMP manten-se na gronelandia e as baixas no atlantico NW continuam.
basicamente a tendencia a partir de 3f é de um cordao depressionario entre o canadá e a europa com jet a latitudes baixas e AMP na gronelandia:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O IM mantém-se firme na sua previsão das temperaturas até quarta-feira.

Mínimas em Lisboa que iriam rondar os zero graus e máximas a rondar os 7, 8ºC.

Claro que eles se baseiam no output, mas a confirmar-se a situação prevista para quarta-feira, aguaceiros com 1ºC de temperatura mínima, seria interessante, pois poderia (não digo nevar) cair alguma coisa de especial sobre a capital de Portugal.

Isto tudo que referi para a zona de Lisboa, claro.

Nunca mais vêm os zero graus que quero ver aqui acusados na estação... :p
 
Estado
Fechado para novas mensagens.