Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Nesta saída ainda coloca mais frio aos 850hPa, e desloca a depressão mais para Sul. Já vi que a precipitação será uma lotaria e situações como a do último 10 de Janeiro poderão repetir-se, agora em que cotas é que já não há certezas. O IM coloca a Sul (que é onde há precipitação, até ver) os 500m como ponto de referencia e deixa em aberto a possibilidade de cotas mais baixas. tudo dependerá da precipitação, do vento e das horas do dia. A nebulosidade entrará a que horas? É que da última vez foi de encomenda, o Sol a nascer e o céu a nublar-se, ajudando assim a que as temperaturas não se disparem.

Amanhã só com nowcasting, olho na janela e outro no radar :hehe:

Se a precipitação fosse como indica o Hirlam do AEMET espanhol era um fartote ;).

O David sf, Rozzo e Stormy, que digam de sua sabedoria! ;)
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
run das 12 do hirlam coloca precipitacao mais a norte e mais tarde

ww_isx0c2c1.gif



este modelo costuma ser bastante preciso em poucas horas

Este mapa é interessante, pois aquela mancha "traseira" será a oclusão do sistema, como que uma "segunda vaga" de precipitação já no ar frio instalado. É a maior esperança para parte de nós, pois em configuração é muito semelhante a 29 Jan 2006, onde tivémos a primeira passagem mais forte em chuva essencialmente, e a oclusão depois já mergulhada no frio a dar o nevão, e até sub-estimado em quantidades de precipitação.

Mas calma, vamos ser realistas, pode ser parecido em formato, mas certamente com bastante menos frio em todos os níveis.. Logo.. Altamente improvável de algo minimamente parecido na prática!!!

As cotas do IM parecem-me razoáveis, e gostei do deixarem a "porta aberta" a cotas menores em aguaceiros fortes, parece-me boa linguagem desta vez..

Olhando para o GFS não dava cotas menores a 600m no litoral, e menores a 300/400m no interior, mas é só um modelo, e outros na verdade parecem mais "generosos" no frio..
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o nevao de segunda comeca a ser muito provavel penso que so nao acontecerá se a depressao for desviada novamente demasiado para sul poderemos ter bastantes centimetros de neve aqui na zona da covilha


amanha quase certo que algumas zonas do alentejo tambem tenham neve
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não tenho acesso aos perfis, não sei porque é que no telemóvel dá erro, mas pelos diagramas Meteopt acho que melhorou muito, mas mesmo muito, a possibilidade de neve amanhã de manhã. A temperatura a 850 hpa desceu cerca de 2 graus em relação à última run. Haverá mais de 3 mm entre as 6h e as 9h, com -1,1 a 850 hpa e cerca de 2 à superfície (que, por experiência vão acabar por ser perto de 1, o GFS costuma falhar por 1 grau a mais). Isto para Portel, vai depender da humidade e da temperatura a que é formada a neve, e isso tem que se ver nos perfis. Em Elvas, a precipitação parece presa por pouco. E há a oclusão que o Rozzo referiu, que abre a possibilidade de neve também para o fim do dia. Isto tudo se o GFS estiver certo.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Eu acho que quanto mais vocês sobem mais doi a queda, não deveriam criar tantas expectativas, pois pode não nevar em lado nenhum e depois vêm para aqui expressar as frustrações e zangar-se com não sei quem, talvez Deus.

Não se esqueçam que não vivemos no Norte da Europa, vai ser um evento com alguma chuva, frio mas pouco mais que isso... neve? talvez uns farrapos.

Só estou a basear me nos modelos e previsoes...
Tudo indica que vai nevar nessa zona..

e ja agora aqui ficam a previsao para as proximas horas em Montemor- Evora!






Ainda tens duvidas a tao poucas horas??

Os meus cumprimentos :thumbsup:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
sim é possivel apesar de achar que quanto mais para o interior melhor..
mas acho que da maneira como estao os modelos vai ser possivel ver uns flocos nessa zona, a temperatura e a precipitaçao estao ideais agora resta esperar..

sinceramente ate acho a temperatura maxima bem baixa para esses lados... :unsure:
 

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
sim é possivel apesar de achar que quanto mais para o interior melhor..
mas acho que da maneira como estao os modelos vai ser possivel ver uns flocos nessa zona, a temperatura e a precipitaçao estao ideais agora resta esperar..

sinceramente ate acho a temperatura maxima bem baixa para esses lados... :unsure:

No passado dia 10 de Janeiro também tivemos alguma neve por aqui, até por volta das 10h da manha, e as temperaturas eram um pouco mais altas, principalmente a máxima, a minhima era em algumas décimas. Resta-nos esperar .:w00t:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
[um pouco de off-topic] o bom destes eventos, é que aparecem de imediato novos users e isso só enriquece cada vez mais este EXCELENTE Fórum de Meteorologia:thumbsup:
Desde já as boas vindas ao "Tempo", ao "Sulman" e ao "davidazevedo" que a partir de hoje comecem a partilhar os vossos dados e relatos das vossas zonas;) [ fim de off-topic]

Em relação ao Tópico em si, gostaria de perguntar aos users mais experientes, se é possível alguma surpresa para as minhas bandas.
:D
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
[um pouco de off-topic] o bom destes eventos, é que aparecem de imediato novos users e isso só enriquece cada vez mais este EXCELENTE Fórum de Meteorologia:thumbsup:
Desde já as boas vindas ao "Tempo", ao "Sulman" e ao "davidazevedo" que a partir de hoje comecem a partilhar os vossos dados e relatos das vossas zonas;) [ fim de off-topic]

Em relação ao Tópico em si, gostaria de perguntar aos users mais experientes, se é possível alguma surpresa para as minhas bandas.
:D


eu não sou experiente nesta matéria mas acho que nesta altura do campeonato é esperar e ver para crer!!
 

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
[um pouco de off-topic] o bom destes eventos, é que aparecem de imediato novos users e isso só enriquece cada vez mais este EXCELENTE Fórum de Meteorologia:thumbsup:
Desde já as boas vindas ao "Tempo", ao "Sulman" e ao "davidazevedo" que a partir de hoje comecem a partilhar os vossos dados e relatos das vossas zonas;) [ fim de off-topic]

Em relação ao Tópico em si, gostaria de perguntar aos users mais experientes, se é possível alguma surpresa para as minhas bandas.
:D

Desde já obrigado pela recepção, quanto à questão em si, segundo o freemeteo haverá saraiva com temperaturas entre os 3º e os 4º aproximadamente. http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2270023&la=18
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Desde já obrigado pela recepção, quanto à questão em si, segundo o freemeteo haverá saraiva com temperaturas entre os 3º e os 4º aproximadamente. http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2270023&la=18

Atençao que acho que isso ainda é da run das 18 vai ser actualizado la por volta das 19 horas para melhor pelo menos é o que os modelos indicam...
se estivesse na tua situaçao teria motivos para :D
factor altitude vai estar bem presente amanha...
 

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Atençao que acho que isso ainda é da run das 18 vai ser actualizado la por volta das 19 horas para melhor pelo menos é o que os modelos indicam...
se estivesse na tua situaçao teria motivos para :D
factor altitude vai estar bem presente amanha...

Também concordo com essa prespectiva, é preciso ter esperança. em 2006 quem dizia que teriamos um nevão aqui. Mas o facto e que nevou todo o dia com -5 de minima e -1 de maxima. Tudo é possivel com a meteorologia.:lmao: