Seguimento Sul - Abril 2011



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Trovoada seca na Manta Rota, dois trovões e ainda consegui ver um raio. Tarde marcada por alguns aguaceiros.


____________________________


Ontem pela tarde assisti a um fenómeno muito interessante :D

À entrada da A13, naquela ponte sobre a lezíria, já a sul do Tejo, pelas 16 horas, sobre os campos agrícolas, observei uma coluna de pó, que rodopiava sobre as terras, deslocando-se de modo aleatório e rápido. Havia até plásticos das culturas arrancados da terra ali por perto. Uns 500 metros a sul, outro fenómeno interessante. Uma nuvem de pó, talvez com 2 a 3 metros de altura, deslocava-se também sobre uns campos agrícolas :D Pensoi que assisti a um dust devil, quanto ao segundo fenómeno não sei como se designa.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Não, nada para mim, afinal vai passar tudo ao lado como já é costume. A temperatura desceu com 21.6ºC e 45% HR. O céu ficou totalmente nublado e o vento moderado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com algumas abertas e aguaceiros. :D

Máxima: 20.3ºC
mínima: 14.7ºC
atual: 16.6ºC

Precipitação: 1 mm
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite por aqui tarde marcada de sol alternando com nuvens, no que respeita ao litoral oeste os modelos estiveram bem de forma geral !!
Relativamente aqui ao Algarve esperava mais porque estava nos modelos salvo erro entre 2 mm e 5 mm e de forma geral caiu um 1 mm disperso pelo Algarve, vamos a ver se isto melhora !!

Teoricamente lá mais pro fim da madrugada deveria chegar aqui a chuva !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se olharem á imagem de satélite está nascendo uma nova célula no mesmo sitio que havia nascido a outra, eu diria que está ganhando força enquanto essa outra já em franca expansão está perdendo verticalidade e deverá perder mais força nas próximas horas...

Mas como disse o surgimento dessa nova célula irá dar animação na zona do Vale do Tejo nas próximas horas !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora não se queixem ... toda a gente sabia que aqui por estas bandas e interior alentejano se chovesse era logo a seguir á hora do almoço ...
Contudo agora vai-se formar uma especie de frente que ficará estacionado em cima de Portugal entre as 00h de hoje e cerca das 18h (pelo menos) da tarde de amanhã.
Isso dará desta vez aguaceiros e trovoadas em cima de Portugal durante todo o dia de amanhã mas que tenho um palpite que sejam mais fortes na parte da tarde em local incerto ainda ...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Altura:
Por aqui um dia com muito vento e pouca chuva, apenas com o registo de 1.1mm de agua caída... Bah...
A temperatura actual por aqui é de 16ºC

Estou a ver que no litoral ninguém se pode queixar hoje com aquelas células ali estagnadas.