Seguimento Sul - Abril 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Engraçado por aqui neste momento um belo sol ... loolll , será esta a sina dos próximos dias !!
Nos próximos dias não vale a pena olhar a dizer .. olha está ali uma célula, acho que dentro de 3/4 horas chegará aqui porque elas vão nascer mesmo em cima de nós, e tão depressa aparecerão como desaparecerão, do satélite, por isso deve-se esquecer os modelos respeitante a menos de 24 horas e simplesmente observar o satélite !!
Neste momento nas próximas ainda não se espera nada de especial sendo que neste momento as melhores condições serão esta noite no litoral Oeste e região interior norte, e depois amanhã quase todo o dia em cima de Portugal !!
Assim sendo veremos no que isto vai dar ...

Para já por aqui sol ...
Há antes que me esqueça as melhores condições para trovoada serão esta noite no litoral sul, e provavelmente na tarde de Quarta Feira !!

Quanto aos dias de melhor precipitação é dificil dizer ... mas eu diria que os modelos em termos de precipitação têm enormes chances de meter água, ou seja chover onde dão sol, e vice-versa .. looooll:D
Há que aproveitar e não ficar desiludido senão acontece o que se espera ...

Neste momento sigo com cerca de 20º e sol entre algumas nuvens nada ameaçadoras !!

Ups ... desculpem acabei por misturar os tópicos :(
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pela Lagoa de santo Andre cai um forte aguaceiro, acompanhado por algumas descargas, nomeadamente a S/SE.
A temperatura caiu dos 23.4º para os actuais 21.2º
Mais aguaceiros se vão aproximando, denotando-se a clara distinção entre a area de inflow e a zona de descarga ( sinal de que há shear presente).

Nos ultimos 3 dias as temperaturas teem rondado entre os 14-16º de minima e os 26.7º de maxima ( ontem)...o vento tem estado do quadrante leste tornando-se variavel do quadrante W durante algumas horas á tarde...a excepção de ontem..que esteve moderado de ESE todo o dia.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Alguem disse que hoje nao fazia trovoadas severas? posso desmentir desde ja, passou em grandola uma trovoada muito forte a gust front foi abismal varias pernadas de arvores a voar a minha volta ate folhas de palmeiras vi passar!! vi cair raios a minha frente a poucos metros...tem algumas inundacoes em estradas...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Alguem disse que hoje nao fazia trovoadas severas? posso desmentir desde ja, passou em grandola uma trovoada muito forte a gust front foi abismal varias pernadas de arvores a voar a minha volta ate folhas de palmeiras vi passar!! vi cair raios a minha frente a poucos metros...tem algumas inundacoes em estradas...

Tenta fotografar, filmar :surprise:

Eu avisei logo no seguimento centro que isso poderia acontecer :lmao:
Há feridos? danos em casas?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
Alguem disse que hoje nao fazia trovoadas severas? posso desmentir desde ja, passou em grandola uma trovoada muito forte a gust front foi abismal varias pernadas de arvores a voar a minha volta ate folhas de palmeiras vi passar!! vi cair raios a minha frente a poucos metros...tem algumas inundacoes em estradas...

Registaste as velocidades da Gust Front ou não tens anemómetro aí? :w00t: (Há muito que não vejo gust fronts :lmao:)
Aqui tudo calmo, pareciam vir algumas células para aqui mas não sei. Vento fraco a moderado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Alguem disse que hoje nao fazia trovoadas severas? posso desmentir desde ja, passou em grandola uma trovoada muito forte a gust front foi abismal varias pernadas de arvores a voar a minha volta ate folhas de palmeiras vi passar!! vi cair raios a minha frente a poucos metros...tem algumas inundacoes em estradas...

Como disse ontem...não só acho possivel eventos extremos como se prevê que as condições se mantenham favoraveis á sua ocorrencia por varios dos dias que se seguem...

Foi essa celula que vi...agora está em aguas de moura e com uma reflectividade bem intensa...
Entretanto por aqui está tudo minado...imensas celulas que veem de SSW e que causam aguaceiros fortes mas rapidos...e algumas descargas bastante barulhentas..

Isto está animado pelo SW:w00t::w00t:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Como disse ontem...não só acho possivel eventos extremos como se prevê que as condições se mantenham favoraveis á sua ocorrencia por varios dos dias que se seguem...

Foi essa celula que vi...agora está em aguas de moura e com uma reflectividade bem intensa...
Entretanto por aqui está tudo minado...imensas celulas que veem de SSW e que causam aguaceiros fortes mas rapidos...e algumas descargas bastante barulhentas..

Isto está animado pelo SW:w00t::w00t:

Está onde ?

AQUI ao lado em Palmela ? :shocking:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
O detector de Corroios detecta algumas descargas no sul de Portalegre mas não há nada (que eu veja), deve ser apenas interferência.23.4ºC e 43% HR.

Edit: Mas por acaso onde o Corroios as detecta, está meio carregado o céu.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Tudo calmo agora! vou me posicionar para o que possa vir para o fim da tarde é noite...aqui não posso ver a velocidade das rajadas, temperatura antes da trovoada de 24,6°C agora estão 19,2°C e a SW vai ficando escuro.