Seguimento Sul - Fevereiro 2013



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Vms lá ver se temos sorte aqui por Elvas....:)

Olá vizinho! ;)

Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém! :D

Vamos ver, estamos mesmo no limite... Necessitamos que a chuva prevista para hoje ocorra o mais cedo possível, de forma a que o chão seque um pouco (que por aqui costuma ocorrer rápido) e que as nuvens possam dar umas tréguas e deixarem o frio instalar-se um pouco. Depois temos o factor humidade relativa, vamos ver se não será esta mesma o grande contra.
E claro assim haja precipitação que chegue cá, que esse também é uma dos problemas da nossa localização.

A favor são os ventos de leste, neve aqui, só mesmo com ventos deste quadrante para ajudar a que a HR não suba tanto e o ser de noite e estar-mos a ter dias mais frescos desde há 3 ou 4 noites também é bom.

Aqui os Meteogramas onde na linha verde acho ser possível já cair neve no alto de Vila Boim e a vermelho onde me parecem reunidas algumas condições para termos neve na cidade (pelo menos nas zonas mais altas).
A questão é mesmo haver precipitação "à séria"... O que não gosto nada de ver são as H.R. tão altas :unsure:

A saída do GFS das 06h é-nos mais favorável, mas é uma saída que não costuma ter grandes acertos. Aguardemos pela saída das 12h e agora é mais olho no termómetro e no radar. Nowcasting ao poder! :D

GFS-MeteoPT 00h
MeteogramaElvas_27FEV13_GFS00h_zps85b57a8c.jpg


GFS-MeteoPT 06h
MeteogramaElvas_27FEV13_GFS06h_zps57f42853.jpg


Amanhã por esta hora veremos quem foi brindado com a branco elemento aqui pelo Alto Alentejo. :cold:

Neve garantida: Marvão.
Neve com mais de 60% de hipóteses: Portalegre e Zona envolvente da Serra da Ossa.
Os incertos: Elvas e arredores.

Como dizia o Nuno Pimenta, Máquinas preparadas e pilhas carregadas!
Afinal isto aqui não é Bragança e neve não é todos os dias. Para já temos dois registos de neve este ano em Marvão e na Serra de S. Mamede, o que já não é mau.

Mas também não criemos expectativas demasiado altas, pois a neve por estas bandas é sempre na corda bamba... E muito difícil de modelar.
Garantida está uma directa com acompanhamento da situação. Por isso se ela aparecer cá estarei para reportar. :thumbsup:
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Pois bem entrem acção os nossos repórteres porque possivelmente há quem não tenha possibilidade ou meios para acompanhar a vinda ou não do tão esperado elemento branco. Espero amanhã ver por aqui posts bastante animadores :D T Min. 3.9°C actual 11.8°C.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Pois bem entrem acção os nossos repórteres porque possivelmente há quem não tenha possibilidade ou meios para acompanhar a vinda ou não do tão esperado elemento branco. Espero amanhã ver por aqui posts bastante animadores :D T Min. 3.9°C actual 11.8°C.

Claro que sim!!! :thumbsup:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Tudo a postos, máquinas fotográficas, etc. a ver se amanhã acordo com um bom cenário lá fora :p

8,9ºC e 55% HR com vento de SSE. Muitas nuvens mas ainda sem sinal de precipitação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Como o site do IM está a "morrer" alguém me pode confirmar ou não se aquela nebulosidade que está no Alentejo, e em crescimento devido á forte radiação existente, contém alguma chuva, ou se aquilo é apenas nuvens ?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que neste momento teremos no interior norte e centro neve, no litoral norte e centro sol, e aguaceiros e trovoadas na parte centro da região centro.

Na região sul, ao que parece temos aguaceiros de granizo em Évora, mas existe uma linha de nuvens no litoral e centro do Alentejo que me deixa em dúvida.

Por aqui bastante sol, e as nuvens caminha pela serra afora !