Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhem só para o que se formou a SW :D

Não é nada de especial, dará precipitação moderada apenas aí para zona de Lisboa !

PS: Porque é que o radar de Loulé e de Coruche apresentam dados de Reflectividade e Precipitação tão diferentes. Loulé que está mais longe mostra muito maior reflectividade e precipitação acumulada do que o de Coruche ?
Qual o mais fidedigno em termos de dados ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Refiro-me ao que li algures onde o vento forte aumenta com a baixa da pressao atmosferica :D

Aumenta com o gradiente horizontal de pressão, não pelo facto de ser baixa mas porque há gradiente que força a circulação.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Aventureiro75

Cirrus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
19
Local
Moita
Não é a pressão só por si que determina a severidade de um evento meteorológico, :) é mais importante o gradiente da pressão ou seja se as isóbaras estiverem muito juntas tens condições mais severas, mesmo que a pressão seja superior a outras situações de menor pressão mas de menor gradiente. :)

Por exemplo tens muito pior tempo nas paredes do olho de furacão do que no centro do olho onde até podes ter sol e tempo calmo com menos 900hPa de pressão atmosférica.

Isto é verdade, porque já vi falar sobre os tornados no National Geographic, que o olho do tornado é a parte menos severa de um tornado.

Neste momento a minha estação vai com 1.1mm, mas acho que ela não está a funcionar bem, porque já chove algum tempo aqui na minha zona, e só marcou ainda este valor, o vento tem havido de vez em quando algumas rajadas, sendo a ultima de 30,4 Kph.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa madrugada!

Já chove há algumas horas aqui em Santo Estêvão, mas na última meia hora tivemos já alguns períodos de chuva mais forte como está a suceder agora neste momento. :rain: :rain:

Vou dormir, continuação de bons seguimentos:thumbsup:.