Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Olhem só para o que se formou a SW :D

Não é nada de especial, dará precipitação moderada apenas aí para zona de Lisboa !

PS: Porque é que o radar de Loulé e de Coruche apresentam dados de Reflectividade e Precipitação tão diferentes. Loulé que está mais longe mostra muito maior reflectividade e precipitação acumulada do que o de Coruche ?
Qual o mais fidedigno em termos de dados ?

Refiro-me ao que li algures onde o vento forte aumenta com a baixa da pressao atmosferica :D

Aumenta com o gradiente horizontal de pressão, não pelo facto de ser baixa mas porque há gradiente que força a circulação.

• Gosto
Reactions: Zapiao
Não é a pressão só por si que determina a severidade de um evento meteorológico, :) é mais importante o gradiente da pressão ou seja se as isóbaras estiverem muito juntas tens condições mais severas, mesmo que a pressão seja superior a outras situações de menor pressão mas de menor gradiente. :)

Por exemplo tens muito pior tempo nas paredes do olho de furacão do que no centro do olho onde até podes ter sol e tempo calmo com menos 900hPa de pressão atmosférica.

Isto é verdade, porque já vi falar sobre os tornados no National Geographic, que o olho do tornado é a parte menos severa de um tornado.

Neste momento a minha estação vai com 1.1mm, mas acho que ela não está a funcionar bem, porque já chove algum tempo aqui na minha zona, e só marcou ainda este valor, o vento tem havido de vez em quando algumas rajadas, sendo a ultima de 30,4 Kph.

Boa madrugada!

Já chove há algumas horas aqui em Santo Estêvão, mas na última meia hora tivemos já alguns períodos de chuva mais forte como está a suceder agora neste momento. :rain: :rain:

Vou dormir, continuação de bons seguimentos:thumbsup:.