Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui estou eu:p

Aqui pelo centro ainda falta, deveremos ter o pico da animação pela madrugada, entre a 1-2h e as 6-8h, com o "pico" provavelmente das 3 ás 5h.

Quanto a trovoada, teremos células boas em principio, mas a actividade elétrica em si será mais fraca porque há muita humidade e não há assim tanto frio nos níveis médios, factores que condicionam a formação de gelo nas nuvens.
Sem gelo, ou com menos gelo, há menos fricção eu gere eletricidade e logo há menos actividade elétrica.

Mas repito, poderemos ter á mesma células fortes ou mesmo severas com capacidade de gerar chuva muito intensa e rajadas de vento forte!

Stormy, estou a acompanhar todo este processo mas está confuso. Que te parece para aqui em Lisboa ?

Aqui por Santarém o vento sopra com algumas rajadas relativamente fortes e chove umas pingas grossas mas com pouca intensidade para já. A previsão de chuva mais forte e de trovoada está lá mais para as 03:00. Depois do que vi à 3 dias atrás com aquela que foi a trovoada mais intensa de que lembro existe agora alguma expetativa. Começou a chover bem neste momento mas nada de especial.

Sigo já com 5,3 mm desde as 00h! Tem caído forte e constante! 18,9ºC de temperatura.

Apenas um registo para demonstrar a intensidade.

zgeg.jpg

Aqui estou eu:p

Ó Stormy nao leve a mal porque eu compreendo que as suas previsoes sao baseadas no que consegue ler nos modelos, e portanto o colega é alheio aos numericos erróneos que vao saíndo :p.

Sempre tive a impressao que só com pressoes baixissímas tipo aquela em Janeiro, é que se consegue dislumbrar boas tempestades e tempo severo.:(

Estou a falar aqui no meu burgo;)

Calma...o radar está decente, é ir acompanhando.

Quanto á questão da pressão...não é preciso pressões muito baixas para ter tempo severo.

• Gosto
Reactions: Zapiao
Sempre tive a impressao que só com pressoes baixissímas tipo aquela em Janeiro, é que se consegue dislumbrar boas tempestades e tempo severo.:(

Não é a pressão só por si que determina a severidade de um evento meteorológico, :) é mais importante o gradiente da pressão ou seja se as isóbaras estiverem muito juntas tens condições mais severas, mesmo que a pressão seja superior a outras situações de menor pressão mas de menor gradiente. :)

Por exemplo tens muito pior tempo nas paredes do olho de furacão do que no centro do olho onde até podes ter sol e tempo calmo com menos 900hPa de pressão atmosférica.

• Gosto
Reactions: CptRena e Zapiao