Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação aos modelos continuo a não achar nada que venha ter ventos muito fortes no dia de amanhã por aqui ...
Nos ultimos dias davam vento forte para aqui e salvo muito temporariamente foi quase sempre moderado ....
Acredito somente em ventos até 90 km/h e é mais na zona do Barlavento ...

Mas isso depende de onde a depressão entrar ....

Mas no litoral oeste penso que poderá mesmo ser uma situação bastante perigosa, mas muito mais junto á costa, devido ao vento e ao mar !

Mas reafirmo já tivemos tempestades destas (do mésmo genéro de formação) com maior cavamento e mais perigosas ...
 


Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
239
Local
Atouguia da baleia-Peniche
4klp.png
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Em relação aos modelos continuo a não achar nada que venha ter ventos muito fortes no dia de amanhã por aqui ...
Nos ultimos dias davam vento forte para aqui e salvo muito temporariamente foi quase sempre moderado ....
Acredito somente em ventos até 90 km/h e é mais na zona do Barlavento ...

Mas isso depende de onde a depressão entrar ....

Mas no litoral oeste penso que poderá mesmo ser uma situação bastante perigosa, mas muito mais junto á costa, devido ao vento e ao mar !



Olha que a previsão da Tve1 não acha isso :confused:

http://www.rtve.es/alacarta/videos/...todo-cuadrante-suroccidental-galicia/2386307/
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

é o que eu acredito (para aqui no Algarve) não quer dizer que eu esteja correcto naquilo que estou a dizer ....
O que me leva a dizer é o facto de nesta zona estarmos bastante afastados do núcleo da depressão ..... Mas dependerá por onde entrar um pouco mais a sul e teremos vento muito mais fortes.
Mas também tenho o direito a errar as minhas previsões ou não ??
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O site http://avisos.centrometeo.pt/ coloca o pais quase todo a vermelho.
Nesse site existem 6 níveis de avisos enquanto no ipma existem 5 níveis. Será essa a causa do ipma ter menos zonas a vermelho, ou são só diferentes tipos de leitura dos mapas?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O site http://avisos.centrometeo.pt/ coloca o pais quase todo a vermelho.
Nesse site existem 6 níveis de avisos enquanto no ipma existem 5 níveis. Será essa a causa do ipma ter menos zonas a vermelho, ou são só diferentes tipos de leitura dos mapas?

Esse vermelho deve corresponder ao aviso laranja do IPMA, e o roxo ao vermelho .
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
10.02.2014_00h00.JPG

Na carta prevista pelo ECMWF para a noite de sábado para domingo mostra-nos que as maiores diferenças de pressão atmosféricas vão ocorrer nas regiões do sul, onde são expectáveis rajadas de vento superiores a 130 quilómetros por hora.
Às 00h00 de Segunda-feira, ao contrário do que se deu a entender em postagens anteriores, os ventos mais fortes à superfície deverão fazer sentir-se sobretudo nas regiões mais afastadas do centro da depressão, incluindo também o Algarve (forte gradiente de pressão atmosférica), onde são esperados ventos com rajadas superiores a 130 km/h.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e CptRena

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Quer dizer que no litoral centro não será tão forte como se previa?

A previsão de rajadas superiores a 130 km/h é extensível a todas as zonas do litoral e às terras altas; o que pode acontecer é que numa determinada zona os ventos sejam mais fortes a uma determinada hora e, passado uma ou duas horas, os ventos já sejam mais fortes noutra zona.

Não será 0h de segunda-feira? :huh:

Obrigado; correcção feita.
 
  • Gosto
Reactions: Candy e MIGUEL_DKs