Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014 O vento a favorecer de SE E como referiu o Vítor num comentário mais a trás as temperaturas a superfície vão estar parecidas as de 1500m.
Proxima semana já alguem consegue fazer uma apanhado geral? EDIT: esquecime de referirir que o meu interesse é em fenomenos de vento uma vez que o windguru tem 3ª e 5ª previsão de muito vento!
A próxima semana deve continuar com um padrão semelhante ao que temos tido neste 2014. Devemos ter agora uns 2 ou 3 dias invernais para depois depois voltar o modo de Primavera. É esperada precipitação em praticamente todos os dias, mas com valores de temperatura relativamente amenos, nomeadamente na segunda metade da semana.
Tenho um evento na Serra da Estrela no próximo fim de semana, terei sorte? Haverá a possibilidade de queda de neve durante o fim de semana?
Boas tardes.. Para 2f espera-se um dia com alguma actividade convectiva, que poderá ser pontualmente organizada e marginalmente severa em especial no litoral norte, mas também em alguns pontos do litoral centro e SW. Sinóptica Em altura uma forte perturbação embebida no fluxo zonal progride desde os Açores á PI, com uma circulação vigorosa nos níveis médios e altos que se propaga sobre PT continental. Ar frio em altura aproxima-se rapidamente de NW, com uma descida brusca dos geopotenciais. Á superfície, em resposta á onda em altura, uma massa de ar subtropical torna-se instável e uma ondulação á superfície forma-se próximo aos Açores, e migra rapidamente para leste sobre PT continental...uma frente quente entra durante a madrugada, seguindo-se uma complexa área de convergência/frontogenese fria que antecede uma ejecção de ar polar marítimo no lado W do campo de baixas pressões. O GFS12z de hoje coloca no seio do ar quente valores de CAPE até 200-300J/Kg, mas a analise do WRF00z coloca uma banda de CAPE próximo a 500J/Kg junto á margem oeste do ar quente, onde parece haver um overlay mais notável entre o ar frio em altura e o ar mais húmido e quente á superfície. Shear moderado ( 0-6km até 20-25m/s) com caracter rotacional deverá criar um ambiente propicio a alguns segmentos frontais com alguma organização...talvez um ou outro bow echo e uma supercelula com uma tromba/tornado fraco sejam uma possibilidade. Após a passagem da frente fria, ar mais frio á superficie e a chegada de ar mais quente em altura pelo centro e sul deverão resultar numa estabilização. Por outro lado, no noroeste, mantem-se ar frio em altura associado a uma segunda short wave/vort max que orbita em torno da maior. O ar frio em altura e a presença de alguma humidade na massa de ar polar marítimo á superficie deverão ser suficientes para gerar mais umas centenas de J/Kg de CAPE, e a advecção de vorticidade nos níveis medios e altos criará um ambiente de forçamento dinâmico adequado. Shear moderado a forte e de algum caracter direccional ( 25-30m/s de 0-6km shear e um máximo de 600m2/s2 de capeshear junto ao máximo de vorticidade) colocam-se sob a região, promovendo alguma organização convectiva. Sendo assim são de esperar uma ou duas bandas convectivas pós frontais capazes de gerar granizo e um evento pontual de rajadas marginalmente severas ( 80-100km.h). Cinzento - Aguaceiros e possibilidade de trovoada Amarelo - Aguaceiros e possibilidade de trovoada - Rajadas - Granizo - Tromba de agua
Situação de Dia 3 (Segunda-Feira) muito interessante para os amantes de neve. -3º a 850 hPa e -31\32º a 500 hPa, com bastante precipitação. Concerteza haverá excelentes acumulados em cotas acima de 800\900m.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014 Gostava de ver já alguma coisa preparada nas respectivas protecções civis municipais e na Estradas de Portugal... é claro que temos vários troços que vão ficar atascados de neve na segunda-feira. Quantas estradas relativamente importantes temos que passam aos 800 metros?
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014 Assim de cabeça N229, N226, N321 e A24 no distrito de Viseu A25, IP4
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014 mais novidades dos modelos... talvez a neve possa regressar aos Açores.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014 Bom cada vez vejo mais água para o Norte, pelo menos no GFS. Não sei onde isto vai parar... Quanto aqui ao Sul a coisa não está famosa. Não há nenhuma frente que queira chegar aqui mais activa e quando a zonal acalmar entramos no anti-ciclone. Pelo que vejo somos o único sítio da Europa a par do Sul de Espanha praticamente sem Inverno.
Que semana picante ai vem amanha de madrugada e pelo que vejo até domingo com vento e alguma chuva! curioso que o aviso amarelo para vento não menciona agora a possibilidade de ocorrencia de fenomenos extremos de vento!