Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O verdadeiro caça-raios do fórum, fotos brutais.

:nono: obrigado mas não posso concordar! Caça-raios somos todos! E eu até tenho sido só de bancada, com a sorte de ter esta varanda e esta vista e ainda de as trovoadas desfilarem aqui à frente, eu não preciso de fazer nada! "Sorte" também em ter disponibilidade. O fórum está cheio de caçadores de raios que trabalham em condições bem difíceis mas conseguem resultados empolgantes de maior mérito e tantos tecnicamente espectaculares (melhores que os meus). E desejamos ser muitos mais e obter cada vez mais e melhores registos das "caçadas", nunca paramos de aprender! :palmas:
:nicephoto::bombar:sempre!

:D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ha 20 minutos atrás caiu outro aguaceiro bem intenso, antes da cortina de chuva chegar aqui, começou a cair na serra, foto desse momento.

2a4s7xl.jpg



A serra deve estar espectacular, água por todo o lado.

:thumbsup:Está mesmo! Bem verdinha. É pena é verem-se pelo chão tantas árvores que tiveram de ser cortadas, desde o ano passado. Bela foto, isso é que é chuva!
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Ha bocado fui passear ao Ginjal (beira rio de Almada) e vi uma cortina de chuva que se estendia até quase Belém, mas não veio para aqui.
Entretanto anoiteceu e fui pro magusto em Cacilhas :-)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas noites.

Ontem saí de casa eu fui até ao Parque das Nações pelas 20h30 e estava constantemente a ver relâmpagos, não sei bem em que direcção, mas estava.

Parece que pelas 22h30 aqui em Loures caiu um raio bastante perto, no Facebook eram só amigos meus a fazer comentários da trovoada, e a minha mãe que até nem se impressiona facilmente, disse que parecia que o planeta ia acabar! Parece que o truque para haver trovoada em Loures é eu estar ausente :disgust::D

--

Hoje foi um dia marcado por aguaceiros por vezes de intensidade moderada.

Mínima de 9,6ºC e actuais 13,2ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Até agora tem acumulado 3mm, dia calmo com aguaceiros fracos como previsto.
Interessante é que o tempo está a brincar com a temperatura, teve uma escalada muito interessante, subiu e desceu umas 6 vezes durante o dia :D:lol:

96iuwQE.png

Desceu em média 2ºC.

Temp. máxima: 15,8ºC | Temp. minima: 11,3ºC

Nos próximos 2 dias deve-se manter um sistema de alta pressão a rondar os 1017 hPa a sudoeste de Portugal, o que traz para os dois dias bom tempo com alguma nebulosidade mas a chuva não é prevista. Já na terça-feira chega muita instabilidade e passamos a ter um sistema de baixa pressão a afetar o território a oeste, deve gerar bastante precipitação mas este sistema vai-se deslocar até à Madeira na quinta e depois deve vir bom tempo outra vez ao território continental de Portugal graças à vinda a este de uma massa de ar quente proveniente de África. O sistema de baixa pressão vai se estabilizar na Madeira por alguns dias. Para o outro fim de semana a previsão é muito instável... Veremos o que pode acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Prates

Cumulus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
123
Local
Póvoa de Santa Iria (100mts Alt.)
Partilho duas fotos de hoje ambas tiradas para W/SW, a primeira após a passagem de mais um aguaceiro por volta das 15 e 15:
Blue spot in the grey by Mauro Prates, on Flickr
E esta mais ao final do dia:
Cloudy sunset by Mauro Prates, on Flickr
Infelizmente fotos das trovoadas de ontem não existem porque o local de onde tiro estas fotos é diferente de onde resido actualmente. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
13,8ºC
Precipitação fraca em aproximação, vinda de NO.

Essa já nem chegou cá. Mantém-se o vento de oeste, oes-noroeste, as ondas de respeito e ruidosas e cumulus inofensivos a viajarem deixando ver as estrelas.
As gaivotas não arredam pé (asa...) do campo, enquanto o mar não acalmar. Os peneireiros (rapinas) têm estado activos, especialmente de manhã, semeando o pânico nos bandos de pombos e mainás (...de crista). À noite ouve-se corujas, e melros de madrugada, apesar de ainda não estar frio de Janeiro. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Partilho duas fotos de hoje ambas tiradas para W/SW, a primeira após a passagem de mais um aguaceiro por volta das 15 e 15:
Blue spot in the grey by Mauro Prates, on Flickr
E esta mais ao final do dia:
Cloudy sunset by Mauro Prates, on Flickr
Infelizmente fotos das trovoadas de ontem não existem porque o local de onde tiro estas fotos é diferente de onde resido actualmente. :D

:thumbsup: Lindas! Boa luz! Aquela estrutura laminar dos altocumulus (?) é interessante, quase parecia ir formar-se uma lenticularis.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)