Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015



Registo
18 Jun 2015
Mensagens
39
Local
Febres
Que estranho, estava a ver agora as previsões para amanhã no windfinder e aparece-me com alerta laranja do Centro Meteo para aqui devido ao vento, mas no windfinder dá rajada máximas de 52Km/h e o alerta é para rajadas de 75 a 100km/h a partir das 0h de Sexta até às 8h de Sábado!

Está previsto assim tanto vento mesmo ou alguém anda trocado?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Não tenho extremos térmicos para partilhar, o sensor estragou-se, entretanto já coloquei outro a funcionar.
T.actual: 18,0ºC
Acumulado: 1 mm

Amanhã, por esta hora ela ja deve estar a cair e bem. :rain:
Interessante a máxima prevista para Domingo, o Foreca mete apenas 13ºC para aqui, belo inicio de Novembro, chuva e frio. :cool:
Talvez dê um salto à serra, será um dia bem frio por lá.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sobre a tromba de água avistada na Caparica na manhã do dia 26, foi publicada mais uma foto do mesmo autor, em resposta a um comentário que eu fiz em tom mais incisivo. E fi-lo porque os outros pedidos de mais informação foram ignorados e só quando eu apontei que a foto podia ser uma mistificação é que apareceu a segunda foto, não editada, com apenas parte da tromba bastante menos contrastada. Não foram dadas, no entanto, mais informações, é pena. Entretanto essa segunda foto desapareceu. Ponto final. Destas colaborações não precisamos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
na minha opinião a estação do IPMA está bem deslocada e nem sempre com valores correctos, alem de que se nem está na cidade mas sim numa pequena localidade chamada de quinta dos Sobreiros , ora uma distancia de 4 km dá logo uma diferença é que pode chover lá a potes e aqui nem pingar!

Então não percebo a tua mensagem original. Achas que a estação do IPMA está ou não está a funcionar bem? Por um lado dizes que não está correcto porque aí choveu "bem mais de 8mm", por outro lado justificas que haja diferenças entre o que observas na cidade e o que ocorre no local da estação do IPMA. Então se há justificação para a diferença porque é que achas que nem sempre os valores são correctos? :huh:
Eu, pela observação das séries horárias não detecto nada, parecem-me séries plausíveis. Quando uma estação se entope vê-se logo que a série fica descaracterizada, prolonga-se a repetição de pequenos valores quando já nem sequer seguramente há precipitação na zona, ou aparece um valor demasiado grande após uma sequência de pequenos valores e sem correspondência com outras estações próximas, etc.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: bmelo

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O radar está estranho, a norte deslocam-se aguaceiros para NE e ao mesmo tempo chega chuva a deslocar-se para SE/E e cruzam-se...

Isso acontece devido ao cruzamento dos feixes dos radares de Arouca e Coruche e também por vezes Loulé. Enquanto o de Coruche intercepta as nuvens mais perto da superfície, o feixe dos outros intercepta até alguns quilómetros acima da superfície devido à distância. Durante estes dias tem-se observado ventos cruzados, à superfície chegam a vir de SSE enquanto que mais acima as nuvens deslocam-se de WSW e ainda mais alto os cirrus vêm de WNW ou NW.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tenho mais, vou colocar estas duas mais ou menos apontadas para a "baía" da Caparica, embora estava alguma neblina o que dificultava-me um pouco a visão, coloco estas duas no tamanho original com uns ligeiros retoques para eventual análise do suposto tornado,

vou passar no futuro a incluir nas imagens a data, hora e modelo da máquina usada,

:thumbsup: Boas fotos Vitor! Era difícil a imagem furar a neblina a essa distância, penso que terão sido tiradas um pouco depois do avistamento. Com a segunda foto que o "autor" mostrou temporariamente fiquei suficientemente convencido da existência real da tromba. Estava sobre o mar, em princípio em frente à Caparica e teria que ser numa direcção WSW ou SW. Com a progressão da nuvem para ENE terá "levantado" e ainda permanecido durante mais alguns minutos, aqui nas tuas fotos estaria sobre o Tejo, mas são tudo suposições.

Não sei se conseguem ver mas penso que a tromba de água está ali onde estão as setas vermelhas. É muito difícil de ver

Eu inclino-me para estar ali alguma coisa e não ser apenas uma coincidência de detalhes das nuvens e/ou ruído da imagem. Se pelo menos pudéssemos saber o momento exacto da foto que despoletou esta pesquisa...
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT e TiagoLC

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui a manha segue cinzenta, depois de uma valente carga de orvalho que caiu durante a noite.
O sol ainda chegou a aparecer, mas por poucos minutos, chegando a máxima aos 21.1ºC
Sigo agora com 20.8ºC
mínima de 15.6ºC
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Sobre a tromba de água avistada na Caparica na manhã do dia 26, foi publicada mais uma foto do mesmo autor, em resposta a um comentário que eu fiz em tom mais incisivo. E fi-lo porque os outros pedidos de mais informação foram ignorados e só quando eu apontei que a foto podia ser uma mistificação é que apareceu a segunda foto, não editada, com apenas parte da tromba bastante menos contrastada. Não foram dadas, no entanto, mais informações, é pena. Entretanto essa segunda foto desapareceu. Ponto final. Destas colaborações não precisamos.
O quê? :shocking: Opa, essa gente. Esse senhor deve ser daqueles que tira fotos giras e tal, publica na sua paginazinha, adora ter os likes de quem o visita... mas interessar-se por aquilo que fotografa, não, isso já é pedir demais. Detesto gente assim, completamente! (mas... isto sou eu que tenho mau feitio :p)
Imensa gente lhe pediu para dizer as horas, custava muito dizer? É um evento importante e por acaso também gostava de ter encontrado mais registos, mas na pesquisa que fiz não cheguei a encontrar nada, só imagens do mar alterado e pouco mais.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O quê? :shocking: Opa, essa gente. Esse senhor deve ser daqueles que tira fotos giras e tal, publica na sua paginazinha, adora ter os likes de quem o visita... mas interessar-se por aquilo que fotografa, não, isso já é pedir demais. Detesto gente assim, completamente! (mas... isto sou eu que tenho mau feitio :p)
Imensa gente lhe pediu para dizer as horas, custava muito dizer? É um evento importante e por acaso também gostava de ter encontrado mais registos, mas na pesquisa que fiz não cheguei a encontrar nada, só imagens do mar alterado e pouco mais.

Deve ter pensado, publicava uma foto de uma tromba de água e recebia apenas palmadinhas nas costas sem ter que se preocupar com a veracidade da foto, ou que éramos todos burros e não íamos questionar o ocorrido. :disgust:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adiante... Manhã de céu progressivamente mais nublado aqui pelo Sul do Ribatejo, encontrando-se a agora completamente encoberto e a ameaçar chuva que deve chegar ao inicio da noite. :rain:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e vamm

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boa tarde
Céu nublado com algum azul pelo meio, 20,0 ºC de temperatura com a pressão atmosférica a descer
e vento (brisa) fraca, é como se encontra o estado do tempo por estes lados neste momento.
Vamos ver se por aqui chovem mais uns mm como modelado para esta noite