Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
podemos chamar-lhe temporal mas ainda é muito teórico... as condições para a queda de neve andariam confortavelmente pelos 300-400 metros norte, ligeiramente mais no resto do país.

temos uma camada de ar frio bem potente e homogénea. Só que ar frio nesta quantidade vindo do atlântico é de desconfiar.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
já se falou muitas vezes na combinação perfeita... ar frio instalado numa boa quantidade dentro da península ibérica e uma perturbação vinda do atlântico não muito pronunciada, que não estrague o frio que já cá está...

os mapas que sairam hoje para daqui a 7 dias são uma tentativa disso... vamos ver no que dá.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bem, Alguma coisa há - de vir. Mas ainda é prematuro falar sobre a sua intensidade.

Continuo a achar que, com a progressiva perda de influência do " El Nino ", os próximos meses vão trazer surpresas. E penso que isso ainda não estará refletido nos modelos a longo prazo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: dopedagain

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
lembro-me bem nevar a uns anos em pleno março aqui na minha zona com 300m e a cota era bem acima
por isso na meteorologia tudo pode acontecer
:1143:o clima do nosso país é oceanico é como viver numa ilha frio a serio só mesmo com uma era glacial:huhlmao:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
lembro-me bem nevar a uns anos em pleno março aqui na minha zona com 300m e a cota era bem acima
por isso na meteorologia tudo pode acontecer
:1143:o clima do nosso país é oceanico é como viver numa ilha frio a serio só mesmo com uma era glacial:huhlmao:


Exceto na região do planalto mirandês, no NE transmontano. Aí já se aproxima um pouco do frio continental europeu.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
gfs-0-198.png


giphy.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para o dia 27, as cotas de neve estão espetaculares. E desta vez com muita precipitação e tudo. Pena faltar uma semana, para já pertence ao tópico dos modelos de sonhos.

Embora eu esteja descrente. Acho que para nevar a cotas tão baixas numa entrada fria marítima, teria que ser uma entrada muito vigorosa, com muito frio instalado.

Mas vamos vendo. Tal como já tinha dito anteriormente, as perspectivas de temperatura acima da média a longo prazo estão a desvanecer - se, na última previsão do IPMA a longo prazo, já não há referência a temperatura acima da média.

Tenho a sensação que tempos interessantes se aproximam de novo.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.