Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Pois era! Já nem me lembrava do chat!

E sim realmente ir estudar para Bragança... Um sonho para muitos de nós! ;)

O que é preciso é ir havendo que fazer! Porque os "aérios" fazem falta ao final do mês!

Ai em Figueira de Castelo Rodrigo, já deu para veres alguma água-neve o que já não é mau! Este Inverno sim tem sido um "inferno" para nós amantes do frio e da neve! Mas a meteorologia é assim mesmo e são as surpresas o inesperado que fazem dela algo tão apetecível! :thumbsup:

Na altura Bragança foi a única opção para o ensino superior, já que tinha ficado à porta do Instituto Superior de Agronomia. Agora já a trabalhar aqui em F.C.Rodrigo, a água-neve não puxa carroça a um "veterano" da neve como eu. :D Por isso ainda fui aqui à Serra da Marofa (978m) para vê-la cair. :D

Por volta das 11h estive no Castelo Rodrigo (820m), quando lá cheguei apanhei uma aberta,

IMG_0341_zps4pewbiou.jpg


Passados cerca de 20 minutos começou a ficar muito nublado e chegaram a cair uns flocos minúsculos que não dava para apanhar em foto. Depois olhei novamente para as antenas da Serra da Marofa e embora sem acumulação visível, senti o chamamento da neve! :D

IMG_0343_zpsdt1r9x4l.jpg


Quando lá cheguei ao topo da Serra, por volta das 12h, levava intensamente com flocos pequenos, a sensação de frio era extrema e nevava na horizontal devido ao forte vento, os pequenos flocos pareciam agulhas a bater contra a minha cara. Embora nevasse bem não acumulava, devido à pequena dimensão dos flocos e à temperatura positiva, segundo o termómetro do carro era de 1ºC no topo da Serra (978m).

IMG_0365_zpszpzx7pxu.jpg
IMG_0356_zpsiznclnlx.jpg
IMG_0357_zpstaepdsfd.jpg

Em relação ao Inverno fraco, não há nada a fazer, melhores dias virão, pode ser que a Primavera seja rica em trovoadas! :thumbsup:
 
Última edição:


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Conforme era expectável, a frente deixou uns aguaceiros durante a madrugada e dissipou - se, não muito tempo antes dos valores da temperatura baixar para níveis que poderiam ser interessantes com precipitação.

Como estava agora de manhã o ambiente gélido conjugado com a temperatura quase negativa, tenho a convicção que, se houvesse precipitação, teriam havido surpresas. Mas, como a mesma terminou a meio da madrugada, morremos na praia... Mais uma vez...

Como diz o membro MSantos, quando liga o congelador, a torneira fecha. :facepalm:
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

E lá voltamos nós ao ponto de partida das ilusões e posteriores desilusões...

gfs-1-192.png

gfs-2-192.png

gfs-3-192.png

Neste momento o GFS monta um cenário de completa ficção cientifica a 192 horas, já no 1º painel... vejam bem o atrevimento... que é conjugar frio e precipitação para o nosso cantinho e a 528 dam no extremo norte do país...

Será plágio do ECMWF:

ECM0-216.GIF

Siga a discussão...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Nos últimos anos temos tido algum azar com isto dos Invernos tardios, com a chegada de padrões propícios a entradas frias já só no final do Inverno ou já em plena primavera.
Claro que podem dar sempre bons eventos, mas eventos excepcionais, nomeadamente cotas baixas tornam-se quase impossíveis tão tarde.

Não é assim tão estranho, visto em anos de padrão zonal, portanto fracos em entradas frias de norte, o aproximar da primavera é muitas vezes o "click" necessário para agitar a atmosfera e quebrar o padrão zonal. Portanto é relativamente normal a ocorrência de "Inverno tardio" em anos mais amenos e zonais.

Parecemos então destinados a duas coisas do tipo "puxa a manta dum lado, destapa do outro": esta do quando finalmente aparece o padrão propício já é fora de época; e a clássica em quase todos os eventos de quando chega o frio acaba a precipitação.

Mas vá, se a segunda é crónica, nada a fazer, é mesmo assim a natureza da larga maioria dos sistemas meteorológicos que nos afectam, a primeira é mais uma questão de ciclos ou grupos de anos.
Nunca teremos claro um clima propício a muitos eventos de frio épicos, mas não é preciso recuar muitos anos para encontrar Invernos com padrões muito mais favoráveis, como por exemplo 2009/2010.
Claramente estamos num conjunto de anos com padrão menos favorável, mas obviamente que mesmo não considerando a tendência gradual de aquecimento, nem a própria aleatoriedade inerente ao que acontece dentro de cada inverno, será de esperar que mais ano menos ano tenhamos outro período no geral mais favorável a este tipo de entradas: padrão menos zonal e mais bloqueado a norte.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Se nao estou em erro a 2 de Março de 2014 a gralheira teve um nevao memorável por isso vamos ser positivos se este evento se concretizar com cotas a 800 m e Boa quantidade de precipitação ja fico contente
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O "problema" do nosso clima em relação à falta de frio e de neve é que a circulação global à nossa latitude dá-se usualmente de Oeste para Este, logo na maior parte das vezes apanhamos com ar marítimo, temperado. Nas raras vezes em que temos circulação continental não há precipitação, porque a massa de ar é seca.

Células do vórtice polar no Atlântico são relativamente habituais, mas dá nisto:

ECH1-144_ont6.GIF


Circulação de Oeste, vento, chuva orográfica e tempo ameno.

A costa Leste americana beneficia com a circulação continental de Oeste. Recebe ar frio, sem qualquer trajecto marítimo e directamente dos pólos. Ainda por cima, como é muito mais difícil a ocorrência de ciclogéneses em ambiente continental frio, é uma massa estável que dificilmente é "varrida".
Quando uma depressão de origem tropical se desloca de Sul para Norte, desde o Golfo do México, encontra a massa fria e ocorrem aqueles blizzards épicos.


Correto. Temos o clima que temos em boa parte devido à corrente do golfo. O vortex polar tende sempre a entrar nos continentes, em vez dos oceanos. Do lado da américa do norte, o vortex polar, bem como a circulação do jet stream são muito condicionados pelas montanhas rochosas. Na costa leste americana à nossa latitude e acima, além de frio recebem humidade dos grandes lagos, resultando em neve.

O que nós temos por aqui é bem diferente, se o frio atravessa a europa até nós vem seco (sem grandes lagos em espanha), e as entradas atlânticas vêm já amenizadas pela corrente do golfo.

Aqui a única "coisa a fazer" seria esperar que o degelo da gronelandia, alastrasse água doce fria por todo o atlântico norte, ao ponto de enterrar ou interromper a corrente do golfo. Mas.. Com um oceano mais frio, ar superficial mais frio (com menos água), teríamos menos precipitação (descarregava praticamente tudo à saída das latitudes tropicais).

É pena não termos entradas de Nordeste, ou seja com o frio a entrar pelo Cantabrio.Penso que o ultimo grande evento de neve a cotas baixas no Litoral Norte foi numa entrada vinda de Nordeste.
 
  • Gosto
Reactions: dahon

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Por incrível que pareca, tendo em conta todo o ambiente à volta, continuo com a sensação que estamos a entrar no inverno. ( em janeiro tinha a sensação que estávamos a caminhar para a Primavera) .
Ah, e continuo a ver carreiros de formigas a procurar abrigos. ;)

Parece que atmosfera está atrasada no relogio.
 
  • Gosto
Reactions: james

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
É capaz de entrar frio e chuvoso, este padrão, instável, de entradas de massas de ar frio, parece que veio para ficar, vamos ter um ligeiro intervalo este fim de semana, mas depois tudo indica que o frio e a chuva voltarão em força.
Muito obrigado. É importante para mim saber para tentar mais ou menos programar as minhas actividades agricolas. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: james
Estado
Fechado para novas mensagens.