Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Bom dia

O dia amanheceu fresco e ventoso, embora menos que ontem.
A mínima foi de 6,0ºC
Agora o céu apresenta-se parcialmente nublado, embora deixando o sol espreitar. Estão 12,9ºC e o acumulado de hoje é 1mm em Ovar.
Sexta terminou com 52,6mm acumulados e sábado com 11,7mm, isto na mesma estação :rain:
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Todos os anos quando há neve vou a Montemuro, mais precisamente ali na saída de Bigorne junto à A24 e depois paro no Mezio. Pode ser mais uns kms mas a viagem é muito mais tranquila para Montemuro do que à Freita (estradas pequenas e muitas curvas). Prefiro a maior deslocação e prezar a segurança nestas alturas.

Já está programado o passeio de amanhã até Montemuro isto porque tenho de levar o carro ao seu ambiente natural (neve) todos os anos senão ele fica desconsolado. Vou saír de Espinho às 14:30 e planeio chegar a casa por volta das 19. Já dá para matar a barriga de misérias.

Boas, eu vou daqui a pouco à freita, ás 14h, vou pela A41, depois A32 e saída em Vale de Cambra. Qual é o teu trajecto?

Serra da freita à pouco

12783586_10156496684640461_8209976245613331772_o.jpg


Informação:
No planalto da Serra da Freita, a EM621 encontra-se encerrada entre o cruzamento de ligação a S. Pedro do Sul / Manhouce, a aldeia da Castanheira e a aldeia da Felgueira (Vale de Cambra), devido ao gelo acumulado e inerente falta de condições de segurança.

Desta forma, ao longo do dia de hoje, o Radar Meteorológico de Arouca estará encerrado e a Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação estará encerrada, pelo menos, no período da manhã.

Fonte: https://www.facebook.com/aroucageopark/?fref=photo
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas tardes,

Acabado de chegar da "caça à neve". :D Fui até ao Marão, desci à Régua e de volta às alturas em Montemuro. Muito nevoeiro e frio, 1ºC, nas Portas de Montemuro, não se via nada, a não ser neve, muita neve! :) E tugas por todo o lado, claro! :lol:

Agora no Porto, céu nublado mas com grandes abertas e 11,9ºC.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas tardes,

Acabado de chegar da "caça à neve". :D Fui até ao Marão, desci à Régua e de volta às alturas em Montemuro. Muito nevoeiro e frio, 1ºC, nas Portas de Montemuro, não se via nada, a não ser neve, muita neve! :) E tugas por todo o lado, claro! :lol:

Agora no Porto, céu nublado mas com grandes abertas e 11,9ºC.
Fotos por favor!! :D
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
No Norte, com a subida das cotas e, como os aguaceiros continuaram até ao início da tarde de hoje, até aos 1000 metros penso que derreteu praticamente tudo e , até aos 1200 metros, derreteu uma boa parte ( exceto em zonas muito abrigadas) . Aqui, no Litoral Norte, abaixo dos 1200/ 1300 metros, é raro a neve conservar - se durante muito tempo. Não por cair pouca, mas pelo facto de a chuva e a neve alternarem de forma constante.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Saí de Espinho às 13:40h em direção à freita e a 5km daqui já era possível ver neve na Serra da Freita, perto do nó de Argoncilhe/Picoto.
Cheguei à Serra passados 40 minutos e estive preso no transito, tantos turistas a ver a neve.
Depois à descida do Pico da Gralheira/Radar de Arouca, fiquei com o carro preso na neve, durante 2 minutos, porque passei numa zona onde só se devia andar de jipe todo o terreno, mas consegui desenrascar-me e retirei o carro da neve sem sair fora do carro.
Filas e filas de transito já perto das 15:30h quando saí de lá em direção a Espinho, ainda bem que fui cedo.
A neve já se encontrava a derreter, mais para baixo, no topo ainda estava bem sólida.
Fui uma aventura inesquecível, sempre que nevar lá estarei, é perto e bom caminho. Vale a pena andar 50 km até lá.

Segue aqui a foto da colina da Serra da Freita, onde em alguns sitios a neve já tinha derretido como referi anteriormente.

12805844_1057757317600606_5786734500576014610_n.jpg


12782123_1057868890922782_1469930901_n.jpg
 
Última edição:

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Hoje subi ao alto da pedrada ( soajo ) nascente do rio vez e ramiscal apanhei zonas com mais de 1 metro de acumulação :) já posto fostos!
Dou-te os parabéns, conheço aquela zona como ninguém, praticamente nasci lá.
Sei que é muito dificil chegar lá com tanta neve, no entanto faz cuidado pois existem lá locais muito perigosos, que só os locais conhecem. Gostava de saber como lá chegaste, de que parte vieste.