Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
]ToRnAdO[;55064 disse:
Boas noites...

La venho eu destabilizar...:D

Tenho estado a seguir atentamente a discussao sobre as cotas de neve e onde vai nevar... ora bem estive a fazer bem os calculos do freezing level com altitude... e chego com esta teoria que por mim e a mais provavel...

Sabendo que a temperatura por 2 metros do solo (nivel mar) é X e por cada 100 abaixa 0.6ºC em média, abaixara por cada 600m=3.6ºC...sendo a sençaçao termica por volta dos -1ºC sem vento...

De acordo??

Ora bem analizando bem os modelos ECM/MM5...

http://ulla.meteogalicia....0Z/hoxe/anim_mm5te2m1.gif

Neste modelo de temp_2m_nivel_mar(MM5 a 30km) a temperatura abaixa por exemplo na zona Alcaria do cume (547m, zona mais alta do sotavento este) para 4ºC a 6ºC mas isto sendo sempre a 2 m do mar... ou seja se fizermos contas a 600m de altitude mesmo a 6ºC daria menos 3.6ºC o que faria no cume 2.4ºC que com a sensaçao termica e vento cerca de -0.5 aproxiamadamente... ai entao estariamos a falar de uma cota de neve para todo o pais de 500m durante as 3h as 6h da MADRUGADA isto para dia 12 e 13 de madrugada.

http://ulla.meteogalicia...._00Z/hoxe/anim_mm5pr1.gif (precipitaçao)

A precipitaçao das 2 frentes futuras coincidem com as baixas temperaturas...

e vendo a temp_850:

http://dyn.gismeteo.ru/ANIMOP/temp850.gif sera de -5ºC em todo o pais para o mesmo dia...

e confirmando com ECM:

http://www.meteo.pt/resou...41003_20080110_12_042.gif

A possibilidade de neve para as regioes interiores a meu ver sera elevada...

APOSTO NAS COTAS 400M DE MADRUGADA E 800M DE DIA...

E o granizo sera uma constante...

Venha as 2 frentes

Nota: As cotas que fiz foi:

Por cada 100 abaixa 0.6 em media, ora bem...

se a temp_2m no nivel mar for de 5ºC fazemos...

0.6*6=á temp_de_altitude...



Perceberam-me???:thumbsup:


Sim percebo, mas pela tua maneira de ver as coisas iríamos ter neve em muito sítios mesmo, e situações inesperadas e agradáveis. Mas nao sei tou a achar isso muito. :D
 


Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
]ToRnAdO[;55064 disse:
Sabendo que a temperatura por 2 metros do solo (nivel mar) é X e por cada 100 abaixa 0.6ºC em média, abaixara por cada 600m=3.6ºC...sendo a sençaçao termica por volta dos -1ºC sem vento...

O valor -0,6 ºC / 100 m só se utiliza em casos em que o ar não está saturado, ou seja, na ausência de condensação (por outras palavras, quando não há precipitação).

Vou mais para a previsão de queda de neve para altitudes superiores aos 900 metros para o final da tarde/noite de amanhã e apenas no interior norte, subindo a cota para a região centro.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
O valor -0,6 ºC / 100 m só se utiliza em casos em que o ar não está saturado, ou seja, na ausência de condensação (por outras palavras, quando não há precipitação).

Vou mais para a previsão de queda de neve para altitudes superiores aos 900 metros para o final da tarde/noite de amanhã e apenas no interior norte, subindo a cota para a região centro.

A condensaçao é humidade e nao precipitaçao, seja ela ascendente ou descendente porque pois aposto que esta tudo molhado neste momento..ou seja nos carros...tudo humido!!

Apos uma passagem neste caso 2 de frentes frias altamente cheias de ar frio é normal que se conduza a uma equaçao deste genero...

por cada 100m abaixa-se 0.6

fazendo a 600m=3.6 menos...
e segundo os modelos a precipitaçao em terras mais altas podera ser de neve..mas se me disseres que acumulaçao sera quase nula... isso sim é verdade e a precipitaçao de neve sera muito breve nesses cumes tambem te digo que sera uma verdade...

Mas vale a pena ver e estar preparado para ela se o padrao nao se alterar...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A pressão está muito alta o AA nao nos abandona :lmao: se eu soubesse que cola é que o AA utiliza para se colar a nós comprava-a para colar umas coisas aqui em casa :D:D isto é uma grande treta...****** que seca.

Acho que já foi quase tudo pela sanita abaixo...:sad::sad:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
A pressão está muito alta o AA nao nos abandona :lmao: se eu soubesse que cola é que o AA utiliza para se colar a nós comprava-a para colar umas coisas aqui em casa :D:D isto é uma grande treta...****** que seca.

Acho que já foi quase tudo pela sanita abaixo...:sad::sad:

Eu penso que a grande quantidade de precipitação estava prevista para o meio-dia...mas realmente olhando para o satélite pergunto-me onde estará que não a vejo?
Não me acredito que aquela massa de ar lá bem em cima no atlãntico norte chegue para as proximas horas...
Que estranho...:unsure: