Aquecimento Global

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Olá a todos!

Ainda sou novo no forum mas.. Acerca do aquecimento global ou não, várias coisas vos digo:

1 - A área de gelo permanente no polo norte está efectivamente a reduzir-se nas últimas décadas. Tratando-se de uma área, torna-se relevante para o albedo médio do planeta e para o aumento do nível médio da água do mar.

1.1 - Mas o que mais impressiona, sendo recente "a descoberta", é que o descongelamento no fundo das calotes do ártico está sendo mais rápido. Vendo as coisas a 3 dimensões, o volume de água doce descongelada à superfície contribui para o aumento do nível médio do mar. Mas o descongelamento de todo este volume de calotes polares irá ser muito mais relevante do que a influencia no albedo ou no nível médio do mar: irá ser relevante no equilibrio termo-salino dos oceanos, podendo enfraquecê-lo e até interromper a nossa Corrente do Golfo!
E o que acontece a seguir? Bem, Nova Iorque está à latitude de Lisboa, sendo que no Inverno a sua temperatura é quase 10ºC mais baixa!

2 - O papel dos oceanos no clima é de uma importância enorme, eles funcionam como reservatórios de calor. (Digo calor, porque na termodinâmica fluxo de energia = trabalho + calor, frio é o mesmo que calor)
Ora, os oceanos são como um amortecedor para os excessos do clima (seja quais forem os factores que o influenciam), sem eles o nosso clima seria inóspito, muito quente ao sol e muito frio à noite, não esquecendo a atmosfera claro! Mas, para aquecer ou arrefecer água é preciso muito mais energia, tem calor específico elevado. Daí o efeito amortecedor.
Receio que, segundo algumas investigações, a temperatura média da água do mar está subindo, e foi medida a várias profundidades. Dizem também que está ficando mais ácida (H2CO3).
Qual a relevância destes factos?

2.1 - A temperatura média do planeta sobe.
2.2 - A capacidade de reter os gases absorvidos - O2, N2, CO2, bem como CH4 e H2S oriundos das profundezas é menor, porque a temperatura é maior. Também será menor a capacidade de absorver CO2 da atmosfera.
2.3 - Qual a influencia disto tudo nos microorganismos responsáveis pela produção de certos gases como CO2, O2 e H2O? Sim, H2O (vapor) pois a água na atmosfera não provem apenas da evapotranspiração!
Estou a exagerar e muito na escala do tempo, mas apenas para que não nos esqueçamos da importância do equilíbrio destes microorganismos que consomem e produzem gases, e que todos somados pesam mais que todas as plantas e animais no planeta! No início não havia O2, havia entre outros gases CO2, e a vida anaerobia surgiu e libertou O2 como gás residual.

3 - O papel da Antartida, é muito mais importante no clima global. É maior, tem mais volume, é um continente onde se registam os mínimos absolutos de temperatura no planeta. Uma alteração na antartida, seria dramática para todo o planeta. Já li um site onde se refere que à milhões de anos atras havia crocodilos no polo norte e gelo no polo sul, com mar à temperatura de 35ºC, será possível? Será que encontraram os crocodilos no polo norte congelados? Ou será que ao morrerem no mar, flutuam e foram lá parar congelando? Tou a brincar.. Eh, eh..

4 - O CO2 e o Metano CH4, são gases de efeito estufa, assim como o vapor de água, não esquecer! Soluções?

4.1 - Plantar árvores. Dizem que basta, cada um de nós plantar e manter 10 árvores para o resto da vida. Será suficiente?

4.2 - Não é suficiente. Estamos a esquecer o aumento do CO2 não provém apenas do consumo de energias fósseis, o aumento provém também do aumento da população mundial, com todo o consumo alimentar associado, o qual passo a citar o mais relevante: o gado! Imaginam a quantidade de metano e CO2 produzidos por uma vaca? Não sei ao certo, mas é deveras impressionante!

5 - Então e o novo ciclo solar de 11 anos? Será que irá influenciar alguma coisa no clima? Será que vamos ter mais calor no Verão nos próximos 4 ou 5 anos? Eu penso que, se tratam apenas de tempestades solares sem efeitos no clima, mas que podem danificar os aparelhos eléctronicos em geral, em especial as telecomunicações. Corrijam-me se me engano!


Resumindo, acerca do aquecimento ou arrefecimento global, penso que estão ambos conectados, isto é, do aquecimento saltará para o arrefecimento, assim quase num click de estação. Mas não creio que aconteça na nossa vida, será para a dos nossos filhos.
Do arrefecimento para o aquecimento global, penso que seria mais lento o processo.


Desculpem, se me estiquei um pouco..

Cumprimentos a todos!
 


Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Olá Paulo,

Gostei da tua explanação acerca deste tema. No entanto, procura no tópico da Criosfera (Pólos e Oceanos) que estão lá vários artigos com links, acerca do degelo também na Antártida (descobertas recentes) quase "tão rápido" como no Ártico. A corrente ja tem anomalias desde Maio de 2007, mas ninguém quer falar disso. E quanto à escala temporal, ainda ninguém testemunhou e contou em tempo real se essas mudanças são rápidas ou lentas, mas a avaliar pelo que se passa mundialmente parece-me ser um pouco mais rápido do que se pensa, logo ainda no nosso tempo. Senão vejamos: há 2 anos diziam que as calotes só em 2100 é que poderiam estar derretidas; ora constatamos que se calhar em 2020 o processo estará terminado (?); em 2 anos (2005-2007) derreteu 23% do Ártico.
E toda a vida animal terrestre liberta CO2 para a atmosfera ao respirar durante toda a vida há milhares de anos. Coitadas das vacas!! Não são só elas. E nós, basta-nos estar vivos para "poluirmos".

É, sem dúvida, um tema interessante nos dias que correm. Mas mais interessante seria discutirmos como nos vamos adaptar aos novos climas do ponto de vista: como nos vamos vestir, alimentar, sobreviver e mudarmos o nosso estilo de vida em consonância com estas alterações. Ah pois, e deixar de poluir o ar que respiramos.

Mais uma, as tempestades solares afectam os padrões de formação de nuvens nas altas camadas da atmosfera....a lista é enorme. Sem esquecer que os raios cósmicos também alteram o clima e as nuvens, mas isso são outras histórias.
Já temos muito com que nos coçar... :lmao:

The Electric Universe
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, vou deixar aqui a minha teoria não sou nem do aquecimento nem do arrefecimento, mas uma coisa é certa o clima está a mudar muito rapidamente e nestes últimos 7 anos do Século XXI, várias coisas estranhas temos vindo a assistir, por exemplo, neve em Lisboa em 2 anos consecutivos,as ondas de calor de 2003 em toda a Europa que provocou cerca de 20 mil mortes, a onda de calor em 2004 no Algarve onde Faro registou 44.3ºC de máxima e uma mínima de 32ºC, as vagas de frio em Janeiro, Fevereiro e início de Março de 2005 onde registou-se a 2ª média da mínima mais baixa em Fevereiro desde 1931 , a seca pior desde 1931 em 2005 o aumento da precipitação nos últimos verões quando dizem que a precipitação vai diminuir no Verão, em Agosto de 2007 bateu-se todos os recordes de precipitação em Faro que era de 1976, os Invernos cada vez registam menos precipitação, enquanto os cenários apontam para um aumento da precipitação, se não fosse o Verão de 2007, Portugal estaria em situação de seca mais crítica do que agora se encontra, já em 2006 o Outono foi extremamente chuvoso e o Inverno foi seco, ultimamente verifica-se um aumento da precipitação no Verão e Outono e uma diminuição no Inverno/Primavera, e claro, em 2007 a àgua do mar no Algarve teve mais fria 2 a 3 graus centígrados no Verão do que o normal será que não quer dizer algo, que não querem admitir é só aquecimento e o arrefecimento não.:D

A Terra vai ter um arrefecimento abrupto

A análise do clima da Terra nos últimos 250 mil de anos permitiu a uma equipa de investigadores espanhóis concluir que, se a evolução das alterações climáticas se repetir, haverá um «arrefecimento abrupto num futuro próximo de poucos milhares de anos».E vão mais longe ao prever que este arrefecimento pode provocar um estado glaciar que durará entre mil a dois mil anos.
Até agora acreditava-se que as alterações climáticas abruptas eram próprias de períodos glaciares, mas o estudo coordenado por Jon Grimalt aponta para que essas modificações ocorram «especialmente e de forma mais intensa» nas fases interglaciares, como a que a Terra vive actualmente. A investigação registou descidas de cerca de dez graus na temperatura do mar nos períodos interglaciares, a que equivale uma oscilação de 30 graus na temperatura atmosférica. No passado estas alterações foram suficientes para provocar alterações «muito significativas» em toda a vegetação do continente europeu.
Durante a apresentação do estudo, em Madrid, os investigadores lembraram que o aquecimento global, provocado pela actividade humana, poderá «acelerar» o arrefecimento brusco. Isto porque o equilíbrio natural do clima que existe na Terra, graças às correntes de água, irá desestabilizar-se. Apesar de este ser um processo de «poucos milhares de anos», os cientistas avisam que já começou, logo o Mário Barros tem uma certa certeza no que diz já que o processo de arrefecimento já começou.:D:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É impressão minha ouuuuu o frio domina em relação ao calor :lmao::lmao: ora digam lá que o gráfico tá avariado :cold: tem erros e tudo...se calhar precisa de um pontapé para as linhas irem para cima...já os gráficos do aquecimento global obrigam-me a fazer o pino para ver o gráfico como deve ser é cada acrobacia não vos digo nada :D:D


A meteorologia desde que foi criada está á beira de "medir" a primeira era galciar com instrumentos efecientes e a nivel global...é fantastico.

 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
É impressão minha ouuuuu o frio domina em relação ao calor :lmao::lmao: ora digam lá que o gráfico tá avariado :cold: tem erros e tudo...se calhar precisa de um pontapé para as linhas irem para cima.

A meteorologia desde que foi criada está á beira de "medir" a primeira era galciar com instrumentos efecientes e a nivel global...é fantastico.



Belo achado...:w00t::w00t:
Nós já estamos a arrefecer...
Acho até já se vê uma ligeira descida abaixo da média, mas quase nem se percebe...

Para mim, de todas as vezes em que se fala em novas eras glaciares descida da temperatura media etc... sinto uma grande "alegria"...:p:p

Embora pareca tudo rápido, esse grafico mede em intervalos de cerca de 15000 anos:eek:, e se não houver um GRANDE arrefecimento repentino, nem nós, nem os nossos filhos, nem os nossos netos estarao cá para testemunhar essa era glaciar...

A minha teoria é que irá haver uma brusca descida das temperaturas médias, que nem os srs. cientistas prevem ou depois o saberão explicar...:p:p
Mas é tudo imaginação minha...:hehe:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Belo achado...:w00t::w00t:
Nós já estamos a arrefecer...
Acho até já se vê uma ligeira descida abaixo da média, mas quase nem se percebe...

Para mim, de todas as vezes em que se fala em novas eras glaciares descida da temperatura media etc... sinto uma grande "alegria"...:p:p

Embora pareca tudo rápido, esse grafico mede em intervalos de cerca de 15000 anos:eek:, e se não houver um GRANDE arrefecimento repentino, nem nós, nem os nossos filhos, nem os nossos netos estarao cá para testemunhar essa era glaciar...

A minha teoria é que irá haver uma brusca descida das temperaturas médias, que nem os srs. cientistas prevem ou depois o saberão explicar...:p:p
Mas é tudo imaginação minha...:hehe:

Como podes ver o periodo quente provavelmente já era já espirrou (eu sei que é expirou) o prazo por isso a queda nas temperaturas está iminente...:cool: antes morrer congelado do que cozido :unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Desculpem lá desapontar-vos, mas os valores do grafico parecem-me ridiculos.. E passo a explicar o porquê..


Estatistica:

Para se achar a cota zero do eixo dos (y's) é necessário fazer-se uma média dos valores do mesmo eixo, para uma determinada gama de intervalo em "x", certo?

Afinal que valor médio é esse (medido à cota zero), que dá somente conta de glaciações?
Reparem que apenas 10% dos valores registados estão em anomalia positiva, e mesmo os que estão são pouco significativos: o pico é de +5ºC, enquanto que os restantes 90% chegam mesmo a atingir uma anomalia de quase -11ºC...

:lmao::lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André atenção que o gráfico apenas é referiado á area de Vostok ;) que é uma area gelada por natureza.

Sim sim Mário.
De qualquer maneira essa anomalia também deveria ser referente aos valores de Vostok (uma das regiões mais frias do mundo e a mais de 3000 de altitude).

Agora se compararess os valores dessa estação com os valores de uma estação ao nivel médio do mar é normal essa "era glaciar".
Para haver média tem de haver uniformização dos valores do gráfico...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sim sim Mário.
De qualquer maneira essa anomalia também deveria ser referente aos valores de Vostok (uma das regiões mais frias do mundo e a mais de 3000 de altitude).

Agora se compararess os valores dessa estação com os valores de uma estação ao nivel médio do mar é normal essa "era glaciar".
Para haver média tem de haver uniformização dos valores do gráfico...

Sim e este gráfico é feito por alguem no Excel é praticamente caseiro eu só o meti para gerar discussão entre os membros mas penso os gráficos reais nao estejam muito longe do mesmo ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim e este gráfico é feito por alguem no Excel é praticamente caseiro eu só o meti para gerar discussão entre os membros mas penso os gráficos reais nao estejam muito longe do mesmo ;)

:lol::lol:

Ainda assim é impossivel gerar discussão perante um gráfico assim.

Quanto muito seria assim:




Sendo a linha laranja a média dos valores de temperatura registados. É que é impossivel estabelecer-se uma média de 415000 anos com apenas 10% de anomalias positivas e 90% negativas..
Uma média é um valor exacto! Tem de ser 50% para um lado, e 50% para o outro.
E não é o caso.

Daí os valores do gráfico perderem todo o poder de discussão.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
394 ppm

Fonte

e que o debate continue... ;)

Isso é muito ou pouco qual é o valor médio ??

Eu um sou burro no que toca a niveis de CO2 vejam bem a importancia que lhe dou :lmao::lmao:

Olha olha mais do mesmo...mas versão mais sexy...eu acho que já percebi o gráfico tem a ver com as variações provocadas pelos ciclos Milankovitch na temperatura.

Figure1.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Isso é muito ou pouco qual é o valor médio.

Eu uma burro no que toca a niveis de CO2 vejam bem a importancia que lhe dou :lmao::lmao:

É muito:

"Em 2006 as concentrações mundiais de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera atingiram novos recordes, de acordo com o Boletim dos gases de efeito de estufa da OMM.

O Boletim dos gases de efeito de estufa publicado pela OMM, afirma que, em 2006, se atingiu 381.2 ppm (partes por milhão), cerca de 0,53% acima dos 379.2 ppm, em 2005."

Por esta altura deve andar nos 382ppm, e por volta de Agosto de 2008 deve chegar mesmo aos 384ppm.

Devias dar importancia Mário Barros. o CO2 pode até nem ter nada a ver com as alterações de temperatura, mas uma atmosfera mais tóxica não é agradavel para ninguém.:disgust:
 
  • Gosto
Reactions: Gustavo Rodrigues