Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
vejam bem o que o GFS preve para dia 28 no cape das trovoadas

hummm que delicia

era bom era

Deve-se ficar apenas pela carta :assobio: talvez para o interior ainda dê alguma coisa, ainda bem que vou para Trás-dos-Montes para a semana :w00t::w00t:

 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A partir da próxima 4ª feira até ao dia 31, pode ocorrer alguma instabilidade começando no Algarve e estendendo ao resto do território, já há vários dias essa instabilidade tem continuado sempre run após run, situação a acompanhar.:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
E o calor para a semana está confirmado :) deverá ser forte em todo o interior e em algumas zonas do Litoral tipo Setubal com temperaturas a rondar os 35ºC ou até um pouco mais, no Interior a rondar os 35ºc a 40ºC durante pelo menos 3 dias terça, quarta e quinta...isto para já :p mas claro isto é segundo as ultimas saidas não quer dizer que não venha a tirar mais ou a meter mais ;) tudo isto com o forte potencial para trovoadas!!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Deve-se ficar apenas pela carta :assobio: talvez para o interior ainda dê alguma coisa, ainda bem que vou para Trás-dos-Montes para a semana :w00t::w00t:


isto era DIVINAL!!!!:D:D:D

Vamos la ver;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Alguem se lembra de um post que fiz em que mostrava uma carta com um lindo Cape e dizia vamos lá sonhar um pouco???Éra para dia 28 ;) e fiz esse post no dia 13 :) Tendências pessoal tendências e esta vem de longe ;) para a semana temos calor e instabilidade do tipo convectivo :thumbsup: mas a quem toca é que não se pode dizer ainda :p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... Tendências pessoal tendências e esta vem de longe ;) para a semana temos calor e instabilidade do tipo convectivo :thumbsup: mas a quem toca é que não se pode dizer ainda :p

Nem na véspera haverá certezas a quem tocará essa instabilidade convectiva ;
Nessa instabilidade em que cogumelos explosivos parecem surgir do nada para logo ao virar da esquina se esfumarem,será imprudente previsão das áreas afectadas ,quanto mais para daqui a uns dias.
-será sempre a surpresa da Natureza a abraçar-nos com o seu livre arbítrio e/ou o cálculo da surpresa conjugado com o grau de certezas de que já dispomos.
Assim tem sido.Assim será.
Depois de um dia que tanto alvoroço causou ,
já que quase, quase parecia que íamos ter tudo
e ,desde logo, soubemos que mais uma vez nada voltávamos a ter,
depois de mais um dia de tanta parra,sem uvas,
os modelos apontam clara e acintosamente para Verão Global para a próxima semana:
onde já tem sido, mas agora também,
onde não tem acontecido ( e não falámos só do litoral oeste).
Virá calor? sim .
Haverá condicções para a convectividade?
Não bastará o calor que virá.
Acrescentará ,mas haverá que reunir sempre, mais coordenadas.
E então a esta distância, nem falar.
De seguida, o que se afigura proeminente,
será este Verão de lés-a -lés com a subida gradual das temperaturas já a partir de domingo (24) e até 28, pelo menos, (o sotavento algarvio escapa a esta generalização) estará garantida esta aparição rara neste Verão/2008 de um posicionamento forte anticiclónico nas Ilhas Britânicas que vai finalmente
propiciar uma circulação de Leste em toda a Ibéria e um cheiro a esteva há muito arredio.
Todos eles ( modelos de previsão) o disseram nas suas últimas saídas.
Já não quedam dúvidas que virão outros olfactos.
Até quando durará? Trará convectividade?
Logo se verá.....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Parece e os pareces são relativos, que vamos ter festa:):p a partir do dia 28 tendendo mais para o 29 esta minha alegria tem tudo a ver com a run das (00) do ecmwf, e tudo porque podemos ter um embolsamento de ar frio em altura a partir desses dias,e iremos ter calor com humidade nos niveis baixos(devido á posição da depressão), agora o problema é o que é mencionado pelo Nimboestrato, ONDE?
O gfs tem a posição das isobaras não muito realista nestes dias que estou a mencionar,e esperar pela run das (06), o fnmoc dá esta tendencia para lá do dia 30.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Em relação às trovoadas e meramente em efeito estatístico, no ano passado na madrugada de Domingo do último fim de semana de Agosto, estava eu no concelho da Sertã quando uma das mais intensas trovoadas a que já assisti se abateu sobre o local onde eu me encontrava. Foram cerca de 30 min de raios constantes bem próximos e queda de chuva e granizo...

Ora aí vem esse fim de semana... isto vale o que vale, mas a época é normalmente propícia a estes fenómenos (pelo menos a nível local).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A partir de amanhã começamos a aquecer de sul para norte, mas........o calor parece pouco constante, parece que vai andar aos pulos, pelo menos pelo GFS, ou será que tou muito estrábico :confused::confused:

Bem podem agradecer ao AA, se não fosse ele não veriamos mais calor este ano, e de certa maneira a depressão tambem vai ajudar a sustentar a nortada, sendo aqui facilita a formação de trovoadas e o aumento das temperaturas :D:D



Mas o calorzinho não irá durar muito :p num prazo pouco longinquo o AA irá fazer a sua dança do costume e irá colocar-se na vertical com um prolongamento até á Islândia, o que irá provocar uma descida geral nas temperaturas devido ao "puxar" de ar frio das latitudes mais a norte até nós, xii parece 2005 :lmao: :cold: será que a seca anda aí ?

 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mário tens que pòr o mapa dos 500 hp porque o 2º mapa que puseste não está certo, porque a situação de frio é em altura e não á superficie:D
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
O GFS continua a prever trovoadas a partir do dia 27 até ao dia 30 :thumbsup, gostava tanto que assim fosse:rolleyes::D
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Se vocês estivessem até ao fim do mês como eu, a trabalhar dentro de um contentor metálico debaixo de 2 pinheiros, acho que não iriam querer assim tanto a trovoada por perto !!!

Cumprimentos
Joao

PS : Também gosto de vêr trovoada, mas tenho que estar em sitio seguro.