Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Isto só visto! Cadê o Verão, o Aquecimento Global, etc? Estou há 3 dias em Sintra depois de uns dias no sul e desde que aqui cheguei já apanhei chuva no Sábado, vendaval descomunal 2ª e 3ª, noites de 14º, etc. Para culminar nada como aquela formação que se vê a aproximar depejar umas boas litradas de água para apagar o pó...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que se vê nas imagens é o chamado Warm Conveyor Belt associado ao sector quente a SE da frente. É ar humido e quente neste caso de origem tropical e por vezes pode ter assim esta configuração mais compacta, fribrosa e isolada em vez do que se vê mais habitualmente. Por vezes passam aqui em Lisboa massas destas e deixam geralmente apenas alguma chuva fraca ou chuviscos mas talvez fornecam alguma humidade para a instabilidade no norte da peninsula mais logo.
 

Momo

Cirrus
Registo
20 Ago 2008
Mensagens
4
Local
Leiria
Olá,

Desde já,desejo as minhas felicidades,o clube dos enforcados aumenta a olhos vistos....
Em relação ao tempo para dia 30 de Agosto de 2008,já previa que seria difícil saber em concreto como estará o tempo nesse dia,já que ainda faltam 9 dias.Qual é a melhor dia para saber esse dado?Com quanto tempo de antecedência, 5 dias, 3 dias?????

Obrigado e espero mesmo que não seja de trovoadas nem de aguaceiros...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá,
Desde já,desejo as minhas felicidades,o clube dos enforcados aumenta a olhos vistos....
Em relação ao tempo para dia 30 de Agosto de 2008,já previa que seria difícil saber em concreto como estará o tempo nesse dia,já que ainda faltam 9 dias.Qual é a melhor dia para saber esse dado?Com quanto tempo de antecedência, 5 dias, 3 dias?????
Obrigado e espero mesmo que não seja de trovoadas nem de aguaceiros...


A 3 dias já se tem uma boa ideia. Mas quando há instabilidade as trovoadas são dificeis de prever mesmo no próprio dia porque saber onde ocorrem é muito dificil. E falar de previsões de trovoadas a tanta distância não tem qualquer fiabilidade. Tanto pode haver como não, nesta altura a tendência predominante será a de estar bom tempo, algum calor e possivelmente trovoadas.

De qualquer forma trovoadas não costumam estragar casamentos pois são situações rápidas e muito localizadas, ainda é preciso ter azar, só se for algo de excepcional e muito intenso e for tudo ao ar livre por exemplo o copo de água.
É preferível para uma data destas haver previsão de bom tempo com trovoadas do que termos por exemplo uma previsão de frente fria que essa poderia trazer chuva consistente e numa larga faixa de território e aí todos já sabem que o tempo não está grande coisa nem há grande coisa a fazer. Mesmo havendo trovoadas há sempre a possibilidade de não ocorrerem no local em questão.

Não vale a pena teres grandes preocupações nesta altura.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
podes me explicar a escala?? e que eu sou novato nisto:rolleyes:

obrigado:)

Boas tardes...

A escala é facil de se entender, pois do azul escuro (minimo precipitacional) ate ao amarelo/laranja(max precipitacional) e os nucleos CB's em formaçao (cor de rosa) e vermelhos ( em dissipaçao). Geralmente nos nucleos o indice precipitacional esta ao maximo...

Portanto é mais ou menos como o Dopler / ou radares mais convencionais... É muito facil de entender..

Contudo, podes tambem por este radar determinar o tipo de celula:

Celula -Tipo Nao severo

Celula em Cache - Nao severo/Severo

Multicelula - Nao severo /Severo

Supercelula -Severa

Especialmente para mim é um radar muito preciso e muito fiavel...

------------------------------------------------------------------

Segundo a ultima analise deste radar pequenos nucleos convectivos estao a formar-se um pouco por todo o territorio, mas por falta de alguns elementos morrem e nao tem quaisquer tipo de expressao...

Segundo os modelos GFS a confrontaçao das duas massas de ar, ja fizeram com que haja uma depressao em altitude...
Ou seja, contudo, preve-se na minha opiniao um piorar do tempo para todo o pais e nao limitar o mau tempo so para norte...

Fontes: meteoam / wetterzentrale
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Boas tardes...

A escala é facil de se entender, pois do azul escuro (minimo precipitacional) ate ao amarelo/laranja(max precipitacional) e os nucleos CB's em formaçao (cor de rosa) e vermelhos ( em dissipaçao). Geralmente nos nucleos o indice precipitacional esta ao maximo...

Portanto é mais ou menos como o Dopler / ou radares mais convencionais... É muito facil de entender..

Contudo, podes tambem por este radar determinar o tipo de celula:

Celula -Tipo Nao severo

Celula em Cache - Nao severo/Severo

Multicelula - Nao severo /Severo

Supercelula -Severa

Especialmente para mim é um radar muito preciso e muito fiavel...

obrigado pela explicação Tornado :D

já fiquei a perceber melhor...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:rolleyes:

A explicação correcta: a escala da imagem http://www.meteoam.it/satelliti/nefo/nefomedi.gif representa a temperatura das nuvens. Não representa precipitação nem é um radar. Quanto mais altas as nuvens, mais frias são e a escala neste caso está em ºC. Tal como nas imagens IR (Infravermelho) clássicas em que a intensidade do branco representa a temperatura, quanto mais branco for, mais fria é a nuvem, portanto mais alta é. Nuvens muito baixas, quentes, mal se distinguem no IR. Neste caso na vez de ser uma escala de brancos é uma escala de cores, geralmente chamadas de IR melhoradas (enhanced IR) havendo muitas diferentes com fins especificos.
Para teres uma noção da altura, temperatura e escala de brancos num IR clássico podes ver neste site: http://cimss.ssec.wisc.edu/wxwise/satir/IRCloud.html

E como todos sabem há nuvens altas que não são necessáriamente células e hoje temos um clássico exemplo de nuvens médias e ligeiramente altas que não são células convectivas de trovoadas. Normalmente as células convectivas já entram no fim da escala, nos amarelos, temperaturas muito frias, nuvens muito altas a chegar aos limites da troposfera e o próprio formato dessas celulas nestas imagens é reconhecido facilmente por muitos aqui como sendo trovoadas.

E não há nucleos convectivos nenhuns, há uma massa de ar muito humida que saiu de Africa há poucos dias atrás a sul das Canárias e à medida que vai chegando a norte vai condensando e criando estas nuvens pastelosas.

Normalmente nestas condições como as de hoje (sem instabilidade para sul) não deixam muita chuva, como referi mais atrás, e como se confirmou, a não ser por exemplo por efeito orográfico em zonas com montes ou montanhas ou a interagir com ar com caracter´sticas muito diferentes. Quando chegar a norte aí é natural que interaja um pouco com o ar mais frio e a frente.

E também não há depressão em altura nenhuma nem se formou agora assim de repente. Há sim um cavado a norte.

A interpretação destas imagens e o algoritmo que constroi os tais nucleos convectivos exige de quem as utiliza saber interpretá-las e para isso quem as quiser usar deve analisar a restante situação e comparar os dados que tem com outros. Está prevista instabilidade ? Existem células convectivas noutras imagens de satélite como o visivel ? Existem indícios de células convectivas no radar ? Há chuva intensa ou granizo ? Há descargas eléctricas ? Etc, etc. Se não existir não se pode usar a interpretação de nucleos que aparecem como sendo de células de trovoada.

Porque o algoritmo limita-se a detectar pontos mais frios/altos e define o local como o topo de uma célula, mas se o tipo de nuvens não forem células a informação que ele dá é irrelevante. Ele está a detectar normais flutuações e ondulações na altitude das nuvens à medida que elas evoluem e interajem com a superficie ou ventos.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
:confused:Mais uma pequena analise sobre os embrioes de futuras situaçoes...

Temos pelo menos 3 situaçoes de acompanhar a curto e medio prazo:



1: Situaçao originaria tambem pelo choque de massas de ar que neste momento esta estacionaria e que poderá evoluir nas proximas horas para algo interessante...
Condições elementares: Vapor de agua Favoravel / agua a rondar os 25ºC vs incursão de ar frio com quente / alguma convectividade embora fraca / windshear fraco mas ligeiramente favoravel.
É de acompanhar. (Medio Prazo)

2: Trovoadas. Vapor de agua e instabilidade quente bastante favoravel para trovoadas locais. (Curto Prazo)

3: Trovoadas Moderadas. (curto Prazo) Segundo as previsoes oficiais (IM/Estofex) é a mais provavel de acontecer.

Mas acho sinceramente que o ponto nº 1 e de andar de olho...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas Vince...

Sinceramente, acho que estamos a falar da mesma coisa por palavras diferentes... embora em termos da depressao em altitude não concorde ctg...

Esse radar relata não apenas a temp_interior_nuvem mas tambem a actividade da nuvem. Quanto mais negativa é o interior da nuvem mais actividade tem... mais precipitação tem... mais instabilidade transporta.

A detecçao de nucleos e areas CB tambem estao presentes neste radar... Sempre que passa o mais ligeiro azul neste meu ceu há sempre um debito de agua por mais ligeiro que seja...

http://www.meteogalicia.es/galego/observacion/satelite/imaxes/ctt_n.jpg
http://www.meteo.pt/resources.www/d...gens/VMlaLlNIoHrhVJhGrvAY/por080821143023.jpg
http://www.meteoam.it/modules.php?n...fileName=satelliti/nefo/nefomedi.gif&frame=75

Este radar calcula conforme a temp_nuvem a intensidade precipitacional dela... e tem logica!

Em termos da depressao:
http://www.wetterzentrale.de/pics/nws1s.gif

1015hpa :rolleyes:

:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
De facto aquela nebulosidade de manhã no satélite tomou-me totalmente por engano, mas concretizou-se o que foi avançado pelo Vince de manhã. A cintura associada à frente quente trouxe de facto chuviscos e agora que atravessa largamente o território essencialmente a sul do sistema ME, não ofereceu uma única descarga eléctrica para amostra. A norte nada de assinalar por enquanto. De salientar que a AEMET apenas mete uma província do norte de Espanha com alerta amarelo de precipitação...
Penitencio-me por algum entusiasmo matinal fruto da minha ignorância sobre a física destes fenómenos meteorológicos... sempre a aprender :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;81879 disse:
Boas Vince...

Sinceramente, acho que estamos a falar da mesma coisa por palavras diferentes... embora em termos da depressao em altitude não concorde ctg...

Esse radar relata não apenas a temp_interior_nuvem mas tambem a actividade da nuvem. Quanto mais negativa é o interior da nuvem mais actividade tem... mais precipitação tem... mais instabilidade transporta.

A detecçao de nucleos e areas CB tambem estao presentes neste radar... Sempre que passa o mais ligeiro azul neste meu ceu há sempre um debito de agua por mais ligeiro que seja...

http://www.meteogalicia.es/galego/observacion/satelite/imaxes/ctt_n.jpg
http://www.meteo.pt/resources.www/d...gens/VMlaLlNIoHrhVJhGrvAY/por080821143023.jpg
http://www.meteoam.it/modules.php?n...fileName=satelliti/nefo/nefomedi.gif&frame=75

Este radar calcula conforme a temp_nuvem a intensidade precipitacional dela... e tem logica!

Em termos da depressao:
http://www.wetterzentrale.de/pics/nws1s.gif

1015hpa :rolleyes:

:thumbsup:


Se não souberes intepretar as imagens tiras conclusões erradas. É isso que te está a acontecer hoje que temos um exemplo clássico de nuvens altas que neste tipo de imagens são enganadoras, nem sei porque discordas porque toda aquela massa de nuvens passou mesmo por cima de mim e garanto-te que nada tinham a ver com trovoadas ou nucleos convectivos. Noutro tipo de situação sim, se tens cores muito frias podes associar isso a células intensas que deixam obviamente muita precipitação. Mas hoje não são.

Só tentei explicar porque é que estás a tirar conclusões erradas. Se discordas ou não queres saber, estás no teu direito. Quanto à depressão que mostras é uma pequena depressão térmica à superficie e não em altura e está a ser absorvida num enorme pantano barométrico.