A Lua

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Qualquer pessoa que percebe minimamente de fotografia sabe que isto não é uma fotografia, mas sim uma composição de várias...

Claro... mas podia ser uma composição de várias, mas minimamente real... neste caso e na noite em causa, nunca se apanharia a lua atrás do castelo neste ângulo... visto ela ter nascido no ângulo oposto... e aí já começa a ser manipulação a mais... colocar algo num local onde nunca esteve....
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Claro... mas podia ser uma composição de várias, mas minimamente real... neste caso e na noite em causa, nunca se apanharia a lua atrás do castelo neste ângulo... visto ela ter nascido no ângulo oposto... e aí já começa a ser manipulação a mais... colocar algo num local onde nunca esteve....
bom , não é nenhuma montagem mas pronto, vou remove-la para não levantar mais polémica.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
bom , não é nenhuma montagem mas pronto, vou remove-la para não levantar mais polémica.

Não é polémica nenhuma... :D Estava só a comentar... Se verificares no The Photographers Ephemeris, a Lua nasceu a ENE nessa noite.... ora na foto em causa, tens a fachada NE do Castelo em primeiro plano, ou seja, a foto é tirada com a máquina a apontar para SW, de forma a apanhar essa mesma fachada... ora, a Lua nasceu precisamente do lado oposto ao que a máquina estaria a apontar... é fácil confirmares isso ;)

Aliás, desse dia, vi mais algumas montagens irreais, não foi só essa... há uma outra do Cristo Rei que se vê que a Lua foi lá metida e ampliada exageradamente :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa "montagem"... eheheh!!

Também acho que é montagem, a lua parece-me algo desproporcional. :unsure:

Nada contra montagens, desde que bem feitas e assumidas pelo autor, neste caso seria uma composição de várias fotos com diferentes exposições, tudo junto e combinado ou colado ( no caso da lua) numa imagem só.

Não pode ser uma imagem só, pois o brilho de uma lua cheia iria ofuscar o brilho das estrelas que aparecem em redor, e com a exposição necessária ( e aumento do ISO) para captar a Via Láctea ( partindo do princípio que é isso que aparece na imagem) a lua ficaria completamente " estourada" :D

Imagem da via láctea captada numa lua cheia:

milky-way-over-joshua-tree-national-park-photo-28408-595542.jpg


Como vêem a lua está muito brilhante.

Montagem de foto da lua com via láctea:

Fantasy-Photo-Art-Milkyway-Full-Moon-Forest.jpg
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Também acho que é montagem, a lua parece-me algo desproporcional. :unsure:

Nada contra montagens, desde que bem feitas e assumidas pelo autor, neste caso seria uma composição de várias fotos com diferentes exposições, tudo junto e combinado ou colado ( no caso da lua) numa imagem só.

Não pode ser uma imagem só, pois o brilho de uma lua cheia iria ofuscar o brilho das estrelas que aparecem em redor, e com a exposição necessária ( e aumento do ISO) para captar a Via Láctea ( partindo do princípio que é isso que aparece na imagem) a lua ficaria completamente " estourada" :D


Sim, há muitas fotos que têm mesmo de ser feitas assim.. uma exposição para um assunto, outra exposição para outro e depois tudo composto numa única foto... mas desde que não se altere o que se estava a ver no momento, porque o sensor não consegue igualar o que o olho vê... a minha foto que coloquei mais atrás é uma composição de duas exposições... mas com a máquina fixa e sem estar a alterar posições e tamanhos de nada...

Agora neste caso é mesmo a questão de a Lua nunca ter estado na posição retratada, atrás daquela fachada do Castelo... e para mim isso já é alteração da realidade..
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, há muitas fotos que têm mesmo de ser feitas assim.. uma exposição para um assunto, outra exposição para outro e depois tudo composto numa única foto... mas desde que não se altere o que se estava a ver no momento, porque o sensor não consegue igualar o que o olho vê... a minha foto que coloquei mais atrás é uma composição de duas exposições... mas com a máquina fixa e sem estar a alterar posições e tamanhos de nada...

Agora neste caso é mesmo a questão de a Lua nunca ter estado na posição retratada, atrás daquela fachada do Castelo... e para mim isso já é alteração da realidade..
Sim agora verifiquei que é uma montagem,não tinha olhado bem para ela e além disso falei com o autor.
Mas que não fique dúvidas que é do castelo de Guimarães, o autor fez um bom trabalho( na minha opinião), as fotos de montagens também são belas.
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg