Por ser uma montanha perto do mar e facilmente influenciada por sistemas depressionarios no Inverno, a Serra da Estrela terá condições, a meu ver, para ter records de acumulação de neve entre os 3 e os 5m...
Atendendo só aos últimos tempos, já li que houve grandes acumulações no inverno de 1995/1996.
De certeza que a Serra da Estrela já caíram bem mais de 5 m. Se até aqui perto se atingiram espessuras de 8 m em finais de Fevereiro de 1956... E a zona da Serra da Estrela é bem mais alta e pluviosa. A 1600 m as Penhas da Saúde têm uma média de 1200 mm nos 3 meses invernais.
Embora não tenha a certeza absoluta da data, penso que terá sido em 1997, Janeiro, que caiu um nevão de mais de 5 metros. Eu fui lá bastantes dias depois (3\4 semanas?) e ainda assisti a mais de 4 metros de neve depositada, isto é compactada. Estava um dia de céu limpo...
A estrada ainda estava a ser desimpedida mesmo no inicio da estação de esqui, sendo que todos os edifícios estavam aí cobertos até ao telhado. E na torre o panorama era ainda pior segundo o que me disseram. A neve de tão compacta e tão alta demorava muito a ser retirada.
Para me deslocar deixei o automóvel cerca de 2 km antes da estação de esqui (vindo de Seia) e fui directo para ali pelo manto de neve, a cortar caminho pela montanha, com grande espessura - nada de rochas, nada de valas, apenas neve e mais neve.
Os lojistas na altura clamaram bem alto a sua revolta pelo facto de não terem acesso aos edifícios da torre por várias semanas - perderam a maior parte dos perecíveis que ali tinham para vender...
Gostava de saber quando se registaram as maiores acumulações de neve na serra.
E a sua altura máx desde que se faz registos meteorológicos!
Não faço ideia da altura máxima atingida pela neve na Serra, desde que há registos. Sei, contudo, que há pouco mais de 40 anos ainda era frequente ver alguma neve acumulada em alguns pontos da Serra, durante o mês de Agosto.
Um dos maiores nevões de que me lembro nos últimos 20 anos em Loriga, até porque tenho fotografias, foi o que caiu no inverno de 1993/94. Muitos carros ficaram autenticamente "soterrados" pela neve que teve de ser retirada com pás.
Eu não digo que não, mas o problemas da Serra da Estrela (em especial os seus pontos mais alatos) é o vento e isso dificulta a acumulação!