A maior acumulação de neve registada na Serra da estrela

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Gostava de saber quando se registaram as maiores acumulações de neve na serra.
E a sua altura máx desde que se faz registos meteorológicos!:D
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Penso que seja complicado ter-se certezas de tal coisa, mas possivelmente os maiores recordes devem ter sido nos anos 60 e 70 que foram anos frios e muito húmidos, quando a torre era ocupada e continha a estação meteorológica talvez fosse possível saber-se isso pois estava lá sempre um observador, mas desde que foi abandonada os registos deixaram de se fazer, logo estamos há procura de uma agulha num palheiro.

:rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por ser uma montanha perto do mar e facilmente influenciada por sistemas depressionarios no Inverno, a Serra da Estrela terá condições, a meu ver, para ter records de acumulação de neve entre os 3 e os 5m...

Como é uma montanha situada praticamente a uma latitude subtropical ( 40ºN) , a interacção entre as perturbações da frente polar com o ambiente relativamente energetico nestas latitudes causa com alguma frequencia episodios de precipitação extrema, que no caso de haver algum frio em altura pode causar grandes nevões...mas o grande senão é que tais episodios são regularmente curtos e efemeros pois tambem é comum haver periodos quentes no Inverno ás nossas latitudes.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Atendendo só aos últimos tempos, já li que houve grandes acumulações no inverno de 1995/1996.

Por ser uma montanha perto do mar e facilmente influenciada por sistemas depressionarios no Inverno, a Serra da Estrela terá condições, a meu ver, para ter records de acumulação de neve entre os 3 e os 5m...

De certeza que a Serra da Estrela já caíram bem mais de 5 m. Se até aqui perto se atingiram espessuras de 8 m em finais de Fevereiro de 1956... E a zona da Serra da Estrela é bem mais alta e pluviosa. A 1600 m as Penhas da Saúde têm uma média de 1200 mm nos 3 meses invernais.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Atendendo só aos últimos tempos, já li que houve grandes acumulações no inverno de 1995/1996.



De certeza que a Serra da Estrela já caíram bem mais de 5 m. Se até aqui perto se atingiram espessuras de 8 m em finais de Fevereiro de 1956... E a zona da Serra da Estrela é bem mais alta e pluviosa. A 1600 m as Penhas da Saúde têm uma média de 1200 mm nos 3 meses invernais.

Eu não digo que não, mas o problemas da Serra da Estrela (em especial os seus pontos mais alatos) é o vento e isso dificulta a acumulação!;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Embora não tenha a certeza absoluta da data, penso que terá sido em 1997, Janeiro, que caiu um nevão de mais de 5 metros. Eu fui lá bastantes dias depois (3\4 semanas?) e ainda assisti a mais de 4 metros de neve depositada, isto é compactada. Estava um dia de céu limpo...;)
A estrada ainda estava a ser desimpedida mesmo no inicio da estação de esqui, sendo que todos os edifícios estavam aí cobertos até ao telhado. E na torre o panorama era ainda pior segundo o que me disseram. A neve de tão compacta e tão alta demorava muito a ser retirada.
Para me deslocar deixei o automóvel cerca de 2 km antes da estação de esqui (vindo de Seia) e fui directo para ali pelo manto de neve, a cortar caminho pela montanha, com grande espessura - nada de rochas, nada de valas, apenas neve e mais neve.
Os lojistas na altura clamaram bem alto a sua revolta pelo facto de não terem acesso aos edifícios da torre por várias semanas - perderam a maior parte dos perecíveis que ali tinham para vender...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Embora não tenha a certeza absoluta da data, penso que terá sido em 1997, Janeiro, que caiu um nevão de mais de 5 metros. Eu fui lá bastantes dias depois (3\4 semanas?) e ainda assisti a mais de 4 metros de neve depositada, isto é compactada. Estava um dia de céu limpo...;)
A estrada ainda estava a ser desimpedida mesmo no inicio da estação de esqui, sendo que todos os edifícios estavam aí cobertos até ao telhado. E na torre o panorama era ainda pior segundo o que me disseram. A neve de tão compacta e tão alta demorava muito a ser retirada.
Para me deslocar deixei o automóvel cerca de 2 km antes da estação de esqui (vindo de Seia) e fui directo para ali pelo manto de neve, a cortar caminho pela montanha, com grande espessura - nada de rochas, nada de valas, apenas neve e mais neve.
Os lojistas na altura clamaram bem alto a sua revolta pelo facto de não terem acesso aos edifícios da torre por várias semanas - perderam a maior parte dos perecíveis que ali tinham para vender...

Penso que terá sido em Janeiro de 97 que terá caído um nevão na zona da Guarda que foi bastante falado, tendo paralisado completamente a cidade e as zonas envolventes mesmo a cotas ditas médias. Se os registos forem efectivamente coincidentes, imagino que a acumulação na zona da Torre tenha sido nesses dias absolutamente espectacular.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

tclor

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
112
Local
Loriga
Gostava de saber quando se registaram as maiores acumulações de neve na serra.
E a sua altura máx desde que se faz registos meteorológicos!:D

Não faço ideia da altura máxima atingida pela neve na Serra, desde que há registos. Sei, contudo, que há pouco mais de 40 anos ainda era frequente ver alguma neve acumulada em alguns pontos da Serra, durante o mês de Agosto.

Um dos maiores nevões de que me lembro nos últimos 20 anos em Loriga, até porque tenho fotografias, foi o que caiu no inverno de 1993/94. Muitos carros ficaram autenticamente "soterrados" pela neve que teve de ser retirada com pás.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Não faço ideia da altura máxima atingida pela neve na Serra, desde que há registos. Sei, contudo, que há pouco mais de 40 anos ainda era frequente ver alguma neve acumulada em alguns pontos da Serra, durante o mês de Agosto.

Um dos maiores nevões de que me lembro nos últimos 20 anos em Loriga, até porque tenho fotografias, foi o que caiu no inverno de 1993/94. Muitos carros ficaram autenticamente "soterrados" pela neve que teve de ser retirada com pás.

Eu gostava era de ver essas fotos... :D
 
  • Gosto
Reactions: Rachie

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu não digo que não, mas o problemas da Serra da Estrela (em especial os seus pontos mais alatos) é o vento e isso dificulta a acumulação!;)

Em teoria o vento até ajudaria a neve a acumular-se mais em certos sítios, é o que em inglês se chama de snow drift ou ventisquero em espanhol. ;)

Esta foto é do inverno de 1996:
4301875.jpg


Estas duas são mais recentes mas não sei de que ano ao certo:
serraestrela1.jpg


serraestrela2.jpg