A mentalidade fechada dos portugueses em questões meteorológicas

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Reparem só num comentário retirado do portugaldiario feito por 1 leitor na notícia do Helene a poder provocar ventos e onduação forte nos Açores, e que penso que ilusta bem o completo desprezo que os portugueses dão á meteorologia.

Pois é! Agora os noticiários só tentam amedrontar as pessoas com estas coisas porque não têm mais nada para dizer. Deixem-se destes pânicos porque não vale a pena. É sempre a mesma coisa fazem um alarido desgraçado e depois nada acontece. Quando não dizem nada somos todos apanhados despervenidos. Realmente não sei onde está o grau de equidade das noticias, e da proteção civil.
Já agora alguém me sabe dizer para que serve a proteção civil... é que ainda não percebi bem qual é o seu papel no meio disto tudo ;)

Algum comentário? :rolleyes:
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Reparem só num comentário retirado do portugaldiario feito por 1 leitorna notícia do Helene a poder provocar ventos e onduação forte nos Açores, e que penso que ilusta bem o completo desprezo que os portugueses dão á meteorologia.



Algum comentário? :rolleyes:

É o tipico portugues das telenovelas, enfim depois de comerem com a desgraça em cima, talvez aí percebam as coisas :disgust: :disgust: :disgust: :disgust: .
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Não sabem o significado da palavra prevenção.
"Homem prevenido vale por dois" já diziam os mais velhos...

Eu acho que não é só isso, é também o desprezo pela meteorologia e, num plano mais abrangente, pela capacidade destrutiva da Natureza. Quando houver uma catástrofe causada por algo fora do controlo dos Homens aqui neste cantinho à beira-mar plantado, as pessoas vão começar a pensar de maneira diferente...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Eu acho que não é só isso, é também o desprezo pela meteorologia e, num plano mais abrangente, pela capacidade destrutiva da Natureza. Quando houver uma catástrofe causada por algo fora do controlo dos Homens aqui neste cantinho à beira-mar plantado, as pessoas vão começar a pensar de maneira diferente...

Esse desprezo começa nas notícias que são transmitidas para o público por exemplo através dos telejornais. É o exemplo perfeito de como se consegue reduzir esta ciência a uns meros comentários, amanhã chove amanhã dá sol. Quanto ao tempo por Portugal, temos sido muito poupados pela Natureza, e catástrofes só acotecem aos outros, e isto digo, é em tudo...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
essa pessoa para mim é um verdadeiro inculto :angry: ve-se bem que esse é o tipo de pessoa que pensa que o mal so acontece aos outros, enfim sem comentários :huh: :huh:
e se por acaso essa pessoa visitar o nosso forum aqui deixo a função dos agentes de protecção civil (onde me irei inserir mais tarde) no padrão nacional para ele ficar a saber o que é a protecção civil
"A Protecção Civil é a actividade desenvolvida pelo estado e pelos cidadãos com a finalidade de prevenir os riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, de origem natural ou tecnológica, e de atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo, quando aquelas situações ocorram"

"actividade desenvolvida pelo estado e pelos cidadãos"
todos nós somos agentes de protecção civil uns directamente e outros indirectamente"
desculpem o desabafo mas tb temos de ver que nem tudo está mal ao nivel da prevenção, protecção, e socorro no nosso país
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Comentários????

Sem Comentários!!!

:D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Comentários????

Sem Comentários!!!

:D

Realmente..não há mt a dizer....Pode ser que qql dia nao tenhamos tanta sorte como aquela que estamos a ter agora nos açores..é so uma questão de tempo até uma desgraça acontecer...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Realmente..não há mt a dizer....Pode ser que qql dia nao tenhamos tanta sorte como aquela que estamos a ter agora nos açores..é so uma questão de tempo até uma desgraça acontecer...

São os famosos períodos de retorno....
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
enfim... sem comentários...:angry:

mas os nossos serviços e os nossos meios de comunicação tb n ajudam nada:angry:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Reparem só num comentário retirado do portugaldiario feito por 1 leitor na notícia do Helene a poder provocar ventos e onduação forte nos Açores, e que penso que ilusta bem o completo desprezo que os portugueses dão á meteorologia.

Algum comentário? :rolleyes:

Ou será que as pessoas já não acreditam em nada e em ninguém, fartas que estão de ser enganadas por todos os flancos...;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Realmente, é como diz o Santos, muito trauma, por tantos enganos nos mais diversos temas levando-nos, de uma forma geral, a um cepticismo total contra tudo e contra todos. No caso particular o IM tem muitas culpas no cartório pelas suas fracas previsões, ou até quiçá, pela tão depauperada apresentação no pequeno ecrã dos espaços de previsão metereológica. Tudo junto, leva a uma descredibilização quase total em tudo o que tenha o sabor meteo. :( :sad:
 

Seavoices

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
90
Local
Odivelas
Essas mesmas pessoas, são as mesmas que depois mais tarde, quando um furacão lhe destruir o tecto que lhe serve de abrigo vão para a televisão dizer exactamente o contrário do que está a dizer aí, ou seja, que as autoridades não avisaram, que os bombeiros foram ineficazes (claro, então a protecção civil não serve para nada nem as autoridades precisam de coordenação, cada um vira-se para o seu lado e pronto) e depois ainda têm o desplante de EXIGIR uma casa ao governo.

É o país que temos e a metalidade pastilha elástica que se encontra massificada neste paraíso. Por isso não vamos para a frente!