A tua Estação Meteorológica



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pelo aspecto nem parece dos piores. Máximas muitíssimo altas também me parece um poucito exagerado, quem leia até pensará que são 5 ou 10ºC a mais, que não são. Estes equipamentos amadores não são propriamente equipamentos para medição cientifica e climatológica. Se formos assim tão rigorosos então mais vale dizer às pessoas que é um hobby para ricos e que não vale a pena ter estação e comprar apenas material profissional de muitos milhares, ou mesmo dezenas de milhar de euros.

Vince, a zona do Porto é bastante fresca e lembro-me de ver um gráfico e uma imagem da consola da estação com 36,0 ºC de máxima, salvo erro, e com 22,4 ºC já depois das 18h.
Isso não é minimamente lógico, não faz qualquer sentido e conheço muito bem estas estações e os seus problemas/dificuldades de adaptação. :) Conheço as WS3600 e são muito semelhantes a esta.
Ao sol exageram isso mesmo, 8 a 10 ºC, se for preciso.
Estes sensores não podem de forma nenhuma estar ao sol, estes pequenos pratos apenas os protegem da radiação difusa e não da directa.
Um membro deste fórum tem uma La Crosse WS3600 e tinha temperaturas perfeitas até que, em Maio, o sol rodou e a parede onde ele tinha o sensor começou a apanhar sol.
Aquando da incidência do sol no sensor ele tinha exageros nas máximas a rondar os 8 ºC.

Com isto não quero desmoralizar ninguém. :)

Gosto bastante da estação do Furby, apenas acho que ele devia, ao menos, colocar o termo-higro à sombra, pois assim ele vai acabar por danificar-se e as leituras não vão ser representativas da realidade.
Para provar isso, vou então pedir ao Furby que nos vá dando as mínimas e máximas que tem obtido e comparar com as do Porto, especialmente nos dias de sol e vento calmo.
Eu lembro-me que há cerca de um ano e meio, praticamente 4 meses depois de ter entrado aqui neste fórum, o HotSpot me avisava constantemente que eu tinha máximas exageradas, explicou-me toda a situação da radiação difusa, porque é que os meus registos não correspondiam à realidade, onde estava o problema, o que devia fazer, entre outras coisas.
No início ignorei, depois comecei a aborrecer-me um pouco com todas aquelas teorias que me eram mostradas, mas mais tarde percebi que estava a errar e o HotSpot tinha toda a razão naquilo que dizia.
Se por algum momento me senti aborrecido, hoje dou-me extremamente bem com ele e sei que ele me ajudou a perceber a realidade.
Ele sabe que eu sou uma pessoa de ver para crer e que não acredito em nada só porque me dizem; tenho de experimentar e ver os resultados.
Para além disso, sou extremamente rigoroso em tudo o que faço e não deixo que ocorra uma única falha em qualquer tarefa que tenha a fazer, sou extremamente perfeccionista, daí que incida tanto nestas questões.
Não quero ser chato, nem mesmo aborrecer ninguém, quero apenas que aproveitemos o material de que dispomos para uma utilização mais proveitosa e correcta, que represente melhor a realidade.
Na realidade, o Furby tem todas as possibilidades para resolver este problema; uma delas é colocar o termo-higro dentro de um RS e a outra, se não quiser ter gastos, é colocá-lo numa parede, virado a Norte, onde não apanhe sol e esteja protegido de fontes de reflecção da radiação solar.

Furby, quero apenas motivar-te a melhorar este aspecto, parabenizo-te pela tua estação e pela tua participação neste fórum e quero que entendas isto como uma crítica construtiva para fomentar a tua motivação e para que possas resolver esse problema e nunca para desmoralizar.
Não quero que ninguém fique com a impressão de que sou uma pessoa dura e fria, sou apenas muito rigoroso, mas adoro manter uma boa relação com as pessoas deste fórum e com quaisquer outras.
Que nunca ninguém me interprete mal ou me julgue agressivo, bem pelo contrário; sou uma pessoa bastante compreensiva e condescendente. :)
Procuro incessantemente atingir a perfeição, daí todos estes meus reparos.
É bom saber que por detrás destes nicks estão muitas pessoas que conheço pessoalmente e que hoje são meus amigos, é óptimo construirmos este tipo de relação com pessoas que partilham os mesmos gostos que nós; por mais que discorde em certos pontos com certas pessoas não quer dizer que não me dê bem com elas, são apenas opiniões diferentes.
Cada pessoa tem as suas opiniões e é única.
Espero que me entendam e que tenha sido claro. :)

Que venham esses dados na net, agradecemos imenso a tua colaboração e os teus dados; quantos mais, melhor.
E claro, nunca hesites em postar no seguimento, mesmo que tenhas dados emitidos automaticamente para a net. :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu cá só sei que já resolvi o meu problema da radiação difusa e afins :p:p

Rico preço, rico radiation shield, rico Ebay Alemão :w00t::w00t: ficou tudo em 74€, agora é só esperar até há semana que vem.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu cá só sei que já resolvi o meu problema da radiação difusa e afins :p:p

Rico preço, rico radiation shield, rico Ebay Alemão :w00t::w00t: ficou tudo em 74€, agora é só esperar até há semana que vem.

É minha impressão ou encomendaste a um importador dos States? :unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É minha impressão ou encomendaste a um importador dos States? :unsure:

Sim, parece que sim, eu dou noticias de como as coisas se vão processando.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Eu lembro-me que há cerca de um ano e meio, praticamente 4 meses depois de ter entrado aqui neste fórum, o HotSpot me avisava constantemente que eu tinha máximas exageradas, explicou-me toda a situação da radiação difusa, porque é que os meus registos não correspondiam à realidade, onde estava o problema, o que devia fazer, entre outras coisas.
No início ignorei, depois comecei a aborrecer-me um pouco com todas aquelas teorias que me eram mostradas, mas mais tarde percebi que estava a errar e o HotSpot tinha toda a razão naquilo que dizia.
Se por algum momento me senti aborrecido, hoje dou-me extremamente bem com ele e sei que ele me ajudou a perceber a realidade.

Quem precisar da mesma "lavagem cerebral" estou às ordens :p

Agora a sério, o Vince falou um pouco sem conhecimento de causa e acho que fez passar uma mensagem errada. Sendo equipamentos de tostões ou milhões teem que estar bem configurados para expremer todo o "sumo" do equipamento, porque:

- Uma estação do "lidl" marca melhor com um bom RS que uma vaisala do IM sem RS ao sol

- Um leitor de dvd de 25 euros ligado com um bom cabo scart dá melhor imagem que um de 1000 euros ligado com um cabo rca.

- Um carro de 20.000 eur anda mais que um ferrari com pneus de bicicleta.

Acho que consegui passar a mensagem...

Portanto furby, atenta nos conselhos dados pelo Daniel.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quem precisar da mesma "lavagem cerebral" estou às ordens :p

Agora a sério, o Vince falou um pouco sem conhecimento de causa e acho que fez passar uma mensagem errada. Sendo equipamentos de tostões ou milhões teem que estar bem configurados para expremer todo o "sumo" do equipamento, porque:

- Uma estação do "lidl" marca melhor com um bom RS que uma vaisala do IM sem RS ao sol

- Um leitor de dvd de 25 euros ligado com um bom cabo scart dá melhor imagem que um de 1000 euros ligado com um cabo rca.

- Um carro de 20.000 eur anda mais que um ferrari com pneus de bicicleta.

Acho que consegui passar a mensagem...

Portanto furby, atenta nos conselhos dados pelo Daniel.

Eu ontem depois tive uma longa conversa com o Daniel e tentei explicar mais ou menos o meu ponto de vista. O vosso eu entendo-o perfeitamente, é o ponto de vista do rigor e ainda bem que há pessoas como vocês os dois e outros.

Mas vamos ao meu ponto de vista, aquilo que eu queria dizer é que por vezes acho que pode ser um pouco desmotivante uma pessoa que lá fez o seu investimento, teve todo o seu trabalho a montar tudo como deve ser, e depois ler que afinal a temperatura pode ser altíssima em relação à realidade.

Eu sei que isso acontece, as experiências que o Mário fez com dois sensores em simultâneo e os gráficos que ele pôs cá falam por si.

Mas nesse caso também era uma comparação desleal, um sensor sem nada a competir com um RS da Davis. Neste caso do furby não estamos a falar dum simples sensor, a estação em causa tem qualquer coisita, não será tão mau assim como um sensor exposto, sempre é um RS ou pseudo RS mesmo sendo fraco julgo que alguma coisa suavizará. Tenho algumas dúvidas que neste caso a diferença possa ser de mais de 5ºC por exemplo.

A questão tem a ver com o perfeito por vezes ser inimigo do bom ou mesmo do razoável. Não sei até que ponto esta realidade acabe por desmotivar as pessoas. E sabendo da limitação financeira que a maioria terá, eu sempre prefiro que as pessoas tenham as suas estações online, mesmo com limitações e alguns erros em certas situações, do que não terem estação nenhuma porque podem não ter capacidade em comprar a estação e ainda um bom RS, afinal uma estação para ligar ao PC, o respectivo PC ligado à Net ou um meteohub, tudo isso já começa a pesar um pouco na carteira. E afinal limitações de diversa ordem a maioria acabará por ter, raramente todos tem condições ideais para os diversos registos.

Como disse, eu compreendo o vosso ponto de vista e ainda bem que tanto batalham no rigor, mas espero que também entendam o meu, que é o de alguma compreensão pelas diversas limitações e de alguma desmotivação ou mesmo opção pela não compra que a procura do rigor pode trazer devido aos custos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Todos os argumentos aqui ditos são verdades! Agora existe sempre algo que pode ser feito, sem envolver gastos e sem frustrações!

É óptimo ver mais uma boa estação em funcionamento. O rigor da mesma pode sempre ser trabalhado e existem sempre soluções para os mais diversos problemas!

Nunca me esqueço, que embora possa não ter os registos mais perfeitos, consegui uma muitissimo nítida melhoria no rigor dos valores, desde que fiz um pequeno arranjo com uma caixinha de Lypton Ice Tea (Momento publicitário :p).

Gasto total: Mais chás que o habitual para a caixa ficar vazia! :)

Acima de tudo temos que dar o valor a quem partilha da nossa paixão fazendo um investimento pessoal por vezes tão custoso!
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Sobre o debate/consideraçoes acerca da qualidade/rigor das informacoes difundidas, a minha achega vai no sentido de que nao se deve difundir o que, no parecer do emitente, nao atinja um nivel que nao ultrapasse a margem de erro que o proprio defeniu para cada parametro. Portanto dependerá do proprio, no entanto este deverá pensar que a informaçao, uma vez difundida, passa a ficar no dominio publico, e aceite como valida. Daí a necessidade de alguma exigencia.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Seguimento - Outubro 2008

Aqui deixo as fotos da localização da estação meteorológica de Setúbal da minha casa :p todos os quadrantes e da estação ;) falta apenas o pluviometro que ainda não o testei lá em cima :)
Norte

Sul

Este

Oeste

NW

NE

SW

SE

Mar ao fundo ;)

Estação:

Aqui a distancia da do sensor do vento e temperatura/humidade que está no terraço para a estação base que está no meu quarto!


:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Excelente, Miguel. :)
Estou muito contente com esta evolução.
Confio agora muito mais nos teus dados e gosto muito da instalação.
Agora sim, podes ter mínimas e máximas correctas, belas rajadas de vento, dados muito mais representativos.
Assim até pode ser que te dêem o selo de qualidade no meteoclimatic; podes agora partilhar dados de forma muito mais fiável e aproximada da realidade.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Parabéns pela bela montagem ;)

Tenho muita pena em nao ter possibilidades como as tuas, Miguel, de montar a minha estação assim.... Amanhã posto aqui fotos da minha estação... (que em comparação com a tua tem aproximadamente uns 40% menos de fiabilidade).

:sad:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Miguel, Muitos Parabéns!:D:D

A Instalação está Muito Boa! Tens um prédio Alto, e sem Obstáculos Próximos!

Agora já não te vais queixar mais das Rajadas de Vento!:p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aqui estão as fotos da minha estação (desculpem a qualidade, foram tiradas com o telemóvel). Aceito sugestões e críticas (a eventuais melhorias que poderia efectuar, desde que essas melhorias não impliquem colocar nada no telhado). Neste momento são estas as possibilidades que tenho de montar a estação. De qualquer maneira, gostava de voltar a referir que não digo a ninguém para confiar a 100% nestes dados, pois estaria a enganar essas pessoas. É o melhor que posso fazer, por agora. Espero que gostem ;)

Aqui vão elas:

foto0001xm7.jpg

Catavento (devido ao contraste é pouco perceptível :()

foto0016ll0.jpg

Aqui já se percebe melhor

foto0009tm5.jpg

Mastro onde está preso o catavento. O mastro está bem preso ao ferro da varanda, por 5 braçadeiras. Testei várias vezes o ferro, e está totalmente imóvel e seguro. :)

foto0012hf6.jpg

Pluviómetro, preso do lado de fora da varanda. Improvisei com um suporte para vasos. O pluviómetro está bem preso ao suporte por 3 braçadeiras, de maneira a que se o suporte se movimentar devido ao vento, o pluviómetro não caia. Coloquei uma borracha entre o suporte do vaso e o ferro da varanda para me certificar que o pluviómetro está o mais direito possível.

foto0013te2.jpg

Pluviómetro, mais de perto. Consegue-se observar bem uma das braçadeiras que prende o instrumento ao suporte.

foto0015lg9.jpg

Suporte do RS (prego de aço bem enterrado na parede). Os cordéis são apenas provisórios (mais tarde vou substituír por arames fortes), já que a estação está ainda em fase de testes.

foto0014da7.jpg

Radiation Shield. Optei pelo seguinte: prato com borda e furos - prato sem borda - prato com borda e furos (para a água escorrer melhor pelos pratos que não têm borda, e depois ir direita aos furos, a fim de proporcionar uma melhor escoação). Testei este método previamente em água.

foto0011ed1.jpg

Vista total do RS e o seu suporte. O que sobrou do catavento e do pluviómetro (os fios) são para mais tarde "arrumar" melhor.

foto0017gg7.jpg

Esta foi tirada ao contrário, mas penso que se compreende bem. :lmao:

Cumps
Frank_Tornado :thumbsup: