A tua Estação Meteorológica



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mário Barros, para que preço é que vai um abrigo desses? :huh:

Mais vale comprar na Gestel, em Linda-a-Velha, pois não compensa muito fazer o que o Mário fez, só em situações particulares em que eles estão abaixo dos 80 € e mesmo assim não compensa, por causa das taxas alfandegárias.
Se comprares na Gestel são 70 € + IVA (84 €) e, se mandares vir de fora, vai ser mais barato ao início, mas depois com portes e taxas fica em cerca de 100 €.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bom, não posso deixar de parabenizar os membros que aqui postaram pelas novas estações, localizações e upgrades efectuados!

Nunca é demais agradecer pelo vosso esforço, dedicação (e não completo, que ainda podem pensar que estou a fazer publicidade a algum clube desportivo :p).

Muito obrigado :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom, não posso deixar de parabenizar os membros que aqui postaram pelas novas estações, localizações e upgrades efectuados!

Nunca é demais agradecer pelo vosso esforço, dedicação (e não completo, que ainda podem pensar que estou a fazer publicidade a algum clube desportivo :p).

Muito obrigado :)

Subscrevo o que disseste. :)
Apesar de muita gente pensar que sou uma pessoa rígida e tomada pelo rigor, a verdade é que, mesmo que não o comunique, estou contente com todas estas evoluções.
Para todos um muito obrigado por fazerem crescer dia após dia este fórum, com qualidade e empenho. :w00t:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Subscrevo o que disseste. :)
Apesar de muita gente pensar que sou uma pessoa rígida e tomada pelo rigor, a verdade é que, mesmo que não o comunique, estou contente com todas estas evoluções.
Para todos um muito obrigado por fazerem crescer dia após dia este fórum, com qualidade e empenho. :w00t:

Penso que não há muito a agradecer :D, pois uma das coisas que mais gosto de fazer é dar a minha contribuição em cada situação (se é que me compreendem). A meteorologia é um dos temas que mais gosto de trabalhar, abordar e comentar, e por isso não fiz nada mais nada menos do que respeitar esse gosto.

Quanto à estação meteorológica, já estava há MUITO tempo para comprar uma, mas como não gostava daquelas simples que só dão temperatura e pressão, fiz um esforço e consegui adquirir esta. :cool:

Com o tempo vou melhorando as instalações... :)

Voltando ao assunto, para mim ter encontrado este fórum foi como colocar a última peça do puzzle, que está agora completo.

Cumps a todos
Frank_Tornado :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boas pessoal eu ainda sou um bocado novato nestas coisas.
Que estação meteorologica me aconcelham para começar? Nao keria tambem gastar muito dinheiro.


Como não sei o que é muito dinheiro para ti, isso é um conceito relativo :D, vou tentar resumir.

Tens estaçoes low-cost entrada de gama, por volta de 30€, algumas Oregon e marcas brancas como a Lidl e outras que aparecem nalguns supermercados discount ou grandes superfícies com uma boa relação preço/qualidade. A Lidl antiga era porreira, mas a versão mais recente tem algumas manias com a pressão.

A seguir tens estações desse género mas mais sofisticadas, eventualmente mais rigorosas e com mais funções, com preços que podem ir dos 30€ aos 100€, etc. Pessoalmente não recomendo estações deste segmento, para gastar por exemplo 80 ou 100€ numa estação, acho que tem mais lógica o segmento seguinte, ou seja, parece-me mais lógico poupar e esperar mais algum tempo.

O segmento seguinte é o das estações que podes ligar ao computador. Isso permite-te recolheres os dados no PC e ficares com registos todos no computador em base de dados. Para além disso, podes por exemplo ligar a estação à Internet e disponibilizares os teus dados a toda a gente. Neste segmento os preços começam normalmente pelos 180€/200€, no entanto, esta gama de entrada deste segmento tem algumas limitações apesar do dinheiro investido já ser algum, por exemplo, o maior problema é a medição de temperaturas, os radiation shields são por norma limitados (nos segmentos anteriores a este o problema é pior, pois a maioria de vezes não tem mesmo nenhuma protecção).
E convem também acrescentar que ligar um PC permanentemente também implica custos como comunicações, consumo, etc.

Acima deste segmento de entrada, tens depois varias estações que vão dos 400€ aos 1000€ ou mais, já numa gama que se pode considerar semi-profissional.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Boa noite ;)

A fim de melhorar a qualidade dos meus dados, ontem e hoje (do tempo livre que fui tendo) melhorei a colocação do sensor termo-higro.
Como podem ver na foto, além de "puxar" o sensor mais para a frente (para a rua) coloquei por cima do mesmo uma fina e ajustada placa de esferovite para que o facto de o telhado estar a cerca de 30cm por cima tenha o menos de influencia possível nas temperaturas e para o proteger de algumas pingas que possam cair :D.

Espero que corrijam esta minha alteração, caso achem que algo está mal ;D.



Peço desculpa pelo foco da imagem não ser o melhor... mas de noite foi o melhor que consegui.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boa noite ;)

A fim de melhorar a qualidade dos meus dados, ontem e hoje (do tempo livre que fui tendo) melhorei a colocação do sensor termo-higro.
Como podem ver na foto, além de "puxar" o sensor mais para a frente (para a rua) coloquei por cima do mesmo uma fina e ajustada placa de esferovite para que o facto de o telhado estar a cerca de 30cm por cima tenha o menos de influencia possível nas temperaturas e para o proteger de algumas pingas que possam cair :D.

Espero que corrijam esta minha alteração, caso achem que algo está mal ;D.


Peço desculpa pelo foco da imagem não ser o melhor... mas de noite foi o melhor que consegui.

Viva Dave! Em princípio não vejo problemas na instalação a não ser que o Sol bata na placa de esferovite... Isso acontece? Digo-te isto porque uma vez construí um abrigo desse material e os resultados em termos de isolamento foram péssimos, pelo simples facto de o sol bater alguns segundos na placa de esferovite que NEM SEQUER estava em contacto com o sensor! Se tal não acontecer ignora o meu reparo ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Viva Dave! Em princípio não vejo problemas na instalação a não ser que o Sol bata na placa de esferovite... Isso acontece?

:D Não, não acontece. A placa está lá apenas por precaução. Como já tinha postado anteriormente, o meu sensor está virado para norte... não leva com luz directa do Sol :D.

Obrigado pela resposta :thumbsup::thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
:D Não, não acontece. A placa está lá apenas por precaução. Como já tinha postado anteriormente, o meu sensor está virado para norte... não leva com luz directa do Sol :D.

Obrigado pela resposta :thumbsup::thumbsup:

A localização está óptima.
Vai apenas andando de olho nas máximas para ver possíveis alterações, de resto parece-me tudo óptimo. ;)
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boas tardes!
Estou a pensar em comprar uma estação meteorológica "OTIO WHS- 6041", O que vos parece? e se a comprar qual deverá ser o melhor lugar para a pôr (de salientar que moro num prédio). Já agora, é necessária alguma autorização ou algo do género?

Obrigado