A tua Estação Meteorológica



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ora, acabei de encomendar a minha nova estação, uma Oregon WMR200...
O pior vai começar agora, com a imaginação que vai ser preciso para colocar os sensores em locais minimamente fiáveis...
Mas com esforço e dedicação, vamos ver o que se arranja...

Não ia ser uma WMR968 ? :confused:

Vais comprar um sensor UV que não te irá servir para nada, tendo em conta as condições que já referiste...
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Não ia ser uma WMR968 ? :confused:

Vais comprar um sensor UV que não te irá servir para nada, tendo em conta as condições que já referiste...

Tendo em conta o preço muito parecido, achei natural optar pelo modelo mais moderno, e mais avançado.
Quanto ao sensor UV, o mesmo é comprado aparte, e, de qualquer forma, vai ficar num local virado a sul onde apanha sol todo o dia, por isso não há crise.
O anemómetro é que vai ser dificil, o pluviómetro arranja-se maneira...:D
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Muito bom dia. Sou frequentador assiduo (apenas em leitura) deste forum, pois adoro meteorologia e também porque por questões profissionais (trabalho na prevenção e planeamento de incêndios florestais) necessito, sendo este forum uma "ferramenta" importantissima no planeamento que faço. Uma das coisas que gostaria de instalar era uma mini estação meteorologica, pois assim poderia diariamente saber, ou melhor prever, o estado do tempo e assim prever, novamente, o comportamento do fogo. Assim, gostaria que me ajudassem se fosse possivel a saber onde posso comprar(no Porto) alguns equipamentos (baratos de preferencia mas com qualidade) para saber a temperatura, a precipitação, velocidade e direcção do vento e teores de humidade. Desculpem este "a vontade" com que expus e pedi opiniões, mas se me pudessem ajudar ficaria muito agradecido...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Muito bom dia. Sou frequentador assiduo (apenas em leitura) deste forum, pois adoro meteorologia e também porque por questões profissionais (trabalho na prevenção e planeamento de incêndios florestais) necessito, sendo este forum uma "ferramenta" importantissima no planeamento que faço. Uma das coisas que gostaria de instalar era uma mini estação meteorologica, pois assim poderia diariamente saber, ou melhor prever, o estado do tempo e assim prever, novamente, o comportamento do fogo. Assim, gostaria que me ajudassem se fosse possivel a saber onde posso comprar(no Porto) alguns equipamentos (baratos de preferencia mas com qualidade) para saber a temperatura, a precipitação, velocidade e direcção do vento e teores de humidade. Desculpem este "a vontade" com que expus e pedi opiniões, mas se me pudessem ajudar ficaria muito agradecido...

Olá, AJB. ;)

A resposta à tua questão está no tópico Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas.
 

Pacheco

Cirrus
Registo
6 Mai 2009
Mensagens
2
Local
Rio Tinto
Boa Tarde

Tenho um pedido a formular. não sabendo onde ir, arrisco aqui

Tenho uma Oregon WMR100 há cerca de 3 meses.
Inicialmente fui a pagina indicada no manual e descarreguei a “Virtual
Weather Station”.
Porem, operou 30 dias, e como não tinha nenhum numero de licença ou CD onde viesse tal caducou.

Há algum software alternativo que me possibilite a gestão desta informação (dados recolhidos) e até a partilha da mesma via net?

Obrigado

LP :unsure:
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
Olá!

recentemente adquiri uma estação meteorológica simples (Oregon Scientific BAR388HG). Mede a temperatura e a humidade no interior e no exterior bem como a pressão atmosférica.

Relativamente ao sensor remoto (termo-higro) coloquei-o junto à janela do lado norte (não apanha sol). Fiz-lhe tb um abrigo para tornar os dados o mais correctos possíveis. Inspirei-me numa pessoa aqui do fórum que usou a parte plástica de um cake de cd's ou dvd's. Eu usei uma peça plástica branca que aqui tinha em casa e que me pareceu porreira para usar.

Aqui ficam as fotos:

estacion_meteo_BAR388HG_galeria.jpg


dscf3618t.jpg


dscf3621t.jpg


dscf3622.jpg


dscf3626.jpg


p.s. Mário Barros: tenho quase sempre mais 2 graus celsius que tu! moro "ó pé" do centro de saúde do monte abraão! a humidade normalmente está 1-2% a baixo dos teus valores. a pressão atmosférica está semelhante: tenho neste momento 1016 (com correcção da altitude-200m). Infelizmente a estação não dá as décimas da pressão atmosférica.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
p.s. Mário Barros: tenho quase sempre mais 2 graus celsius que tu! moro "ó pé" do centro de saúde do monte abraão! a humidade normalmente está 1-2% a baixo dos teus valores. a pressão atmosférica está semelhante: tenho neste momento 1016 (com correcção da altitude-200m). Infelizmente a estação não dá as décimas da pressão atmosférica.

Penso que a diferença se deve ao facto de eu ter o sensor muito mais exposto em relação ao teu, o meu está num "terraço" o teu tá num canto de uma janela, isso leva a que não exista uma tão grande circulação de ar o que leva que a temperaturas suba em relação à minha.

Para além de tudo isto, a minha zona é muito ventosa tanto como a tua provavelmente, então qualquer brisa influência a temperatura devido há grande exposição do sensor que está dentro do radiation shield factor que leva a que a temperatura desça ainda mais visto não levar com a radiação em cima ;)

P.S- Quando tiver a estação meteorológica Davis ainda irás notar uma maior diferença visto que todos os sensores irão ficar no telhado do prédio o que irá levar a que aja uma descida de -0.1ºC a -0.6ºC em relação ao actual (algo que irei calibrar).

 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
andei o dia todo pendurado à janela a fazer buracos para prender o RS... vá lá que não caí :P acho k valeu a pena, se bem que entre as 18h e as 19:30 os valores dispararam para os 30º pois esqueci-me que mesmo virado para norte, no verão chega ali a luz do sol directamente. Só se mudar para o outro canto. Vou ver como se porta a luz do sol de manha. De qq maneira tão cedo não a tiro dali. deu um certo trabalho!
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
de manha, apesar de vários prédios no lado este, a luz solar tb incide directamente, desta feita no outro canto da janela! Sendo assim, nem vale a pena mudar para o outro canto o sensor.
Penso que só mesmo no telhado num local qq aberto e com sombra 24h/dia. Caso contrário tenho de fazer/comprar um verdadeiro RS e colocá-lo com o sensor no telhado! edit: claro, e rezar para que a estação consiga recepcionar o sinal do sensor dada a distância.
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
ontem tirei alguns dados de temperaturas ao longo do dia das estações do IM: Cacém e Amadora. Juntei-lhe alguns valores registados pela minha estação e pelo do Mário Barros e tracei um gráfico só para ter a noção se havia muitas discrepâncias:

23843366.jpg


Em relação à minha e à do Mário Barros nota-se que após o sol se por a diferenças de temperatura são muito menores (possivelmente devido à radiação indirecta que a minha estação é alvo, apesar do abrigo que lhe fiz). Vé se bem nos extremos do dia: eu tive 17.1 - 24.4 e o Mário Barros teve 16.7 - 22.5 (+/-0.2ºC). De madrugada penso que a minha estação devia dar valores um pouco inferiores à do Mário, mas a colocação do sensor relativamente protegido (no canto da janela, ao contrário da do Mário que está no terraço agarrado à parede, pode influenciar).
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá!
Relativamente ao sensor remoto (termo-higro) coloquei-o junto à janela do lado norte (não apanha sol). Fiz-lhe tb um abrigo para tornar os dados o mais correctos possíveis. Inspirei-me numa pessoa aqui do fórum que usou a parte plástica de um cake de cd's ou dvd's. Eu usei uma peça plástica branca que aqui tinha em casa e que me pareceu porreira para usar.

Olá :thumbsup:.

Estive a ver as suas fotos e fez-me lembrar uma protecção que eu fiz para o sensor que é muito semelhante a essa.

Eu aconselhava-o a procurar uma outra forma de proteger o sensor. Posso dizer que "fala a voz da experiência" pois o meu sensor, também virado para cnorte e protegido da mesma forma, dava valores completamente fora dos reais.

Lembre-se que o ar quente sobe e ao ter o sensor demasiado perto desse "patamar" da janela é o suficiente para que essa zona se torne um nada mais quente, mas acrescentando que o vento de norte também não chega ao sensor, é mais uma pequena grande anormalidade na temperatura.

Essa é uma das razões que o levam a ter "quase sempre mais 2 graus celsius" que o colega Mário Barros.

Tendo em conta que a persiana é branca, vai reflectir mais radiação que acaba por ficar "aprisionada" entre o prato e o sensor.

Por agora se quiser continuar com o prato, o que pode fazer é cortar todo circulo central para facilitar o arejamento.


Abraço:thumbsup:
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
*Dave* obrigado pelas sugestões! Ao lê-las tb me fazem sentido, mas se corto o circulo central, quando estiver a chover, posso ficar sem sensor!

Neste momento, tive a pintar de branco um prato de vaso que aqui tinha para substituir pelo abrigo actual (este não é completamente opaco e deixa passar alguma radiação, o que pode explicar um aumento significativo durante o dia em relação à estação do Mário Barros)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E lá vem ela, agora é esperar entre 3 a 11 dias para sair de lá (Estados Unidos) :D

Custou 380€ já com transporte...a estação em si custou 298€ (Ebay).



P.S- O weatherlink virá no mês que vem.