A tua Estação Meteorológica

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Linda e limpinha :D

Um senão, mete esse pluvio mais alto senão o mastro vai cortar na precipitação. O melhor era mesmo subir todo o modulo da ISS, no topo do edificio estar a 1,5m ou 2m é a mesma coisa em termos de temperatura.




Mais alto ou então assim,


davish.jpg





:thumbsup:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O software com o data logger mais 440,00€.

Esse preço que viste é, de certeza do datalogger IP.

Esse é demasiado caro e não compensa muito, pois nem suporta certas redes como o Wunderground.

Só é utilizado para se poder prescindir de computador, mas é sempre preferível adaoptar outras soluções.

O datalogger convencional que já inclui o software Weatherlink, custa normalmente cerca de 150 €.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Um senão, mete esse pluvio mais alto senão o mastro vai cortar na precipitação.


Mais alto ou então assim,

davish.jpg


Uma coisa é rigor e outra é mariquice. :p

O mastro nunca influenciará na leitura da precipitação, aliás, a minha estação também se guia por este tipo de montagem e as próprias estações do IM não têm um, mas vários mastros à volta dos pluviómetros.

O ângulo de recolha de precipitação é suficiente para que se possam fazer leituras sem influência alguma por parte do mastro, que é irrelevante para o caso dadas as suas dimensões.

Eu que tenho a minha estação também assim instalada não noto diminuições nenhumas na precipitação, aliás, chegam até a questionar-me o porquê de ter sempre mais precipitação acumulada do que as estações à volta, em todos os eventos de precipitação, estranhando os meus altos valores.

O RS não ficou à altura mínima normalmente exigida de 1,20m em relação ao telhado porque o próprio ferro ficaria instável com a habitual força do vento no topo do prédio. Ficou a exactamente 1,00m da superfície do telhado (abri um excepção neste caso a pedido do Mário que ficou preocupado com a integridade do mastro e da estação :p), mas apenas num dos lados, já que do outro é queda livre para a rua e só por si a altura do prédio, de quase 30 metros, e o vento que está sempre a soprar não irão permitir inflações perceptíveis.

Também julgava que a altura ia ser insuficiente e tinha como objectivo cumprir a altura mínima das mínimas que normalmente defino, mas neste caso não faria diferença; não seria necessário devido a estas condições excepcionais nem mesmo seria preciso o material correr riscos com um upgrade que certamente não iria surtir os efeitos eventualmente esperados.

Não há regra sem excepção. :p
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Uma coisa é rigor e outra é mariquice. :p

O mastro nunca influenciará na leitura da precipitação, aliás, a minha estação também se guia por este tipo de montagem e as próprias estações do IM não têm um, mas vários mastros à volta dos pluviómetros.

Percebo a parte da integridade fisica da estação. Não digas que é mariquice ou que nunca influenciará a quantidade de precipitação recolhida. Claro que influencia os dados da precipitação, aliás só não vê quem não quer...

Quanto muito é suficiente para levar um chumbo na certificação do Meteoclimatic...e tu sabes isso porque foi exactamente o que se passou com a tua estação com o pluviometro instalado da mesma forma.

Isto não é uma questão de rigor ou mariquice, custa ver um equipamento tão bom e tão caro ficar "coxo" por causa de um simples pormenor.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Faço só aqui um aviso à navegação que não vou subir a estação, porque se não ficaria demasiado exposta, e eu não me sentiria seguro com ela tão na ponta do ferro, visto ser um equipamento pesado e se encontrar no cimo do prédio que tem 9 andares ;) ainda hoje atingi os 63 km/h e é um dia de Verão imaginem um dia de Inverno ?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Isto não é uma questão de rigor ou mariquice, custa ver um equipamento tão bom e tão caro ficar "coxo" por causa de um simples pormenor.

Certo. E já é do conhecimento de todos que gosto e faço por cumprir à risca todas essas regras. Mas às vezes não é possível, há limitações ao nível das condições para fazer melhores instalações. O que digo é que essa influência não será algo assim tão evidente quando forem feitas leituras, mesmo que exista. Se pudessemos, é óbvio que faríamos melhor, até mesmo a começar pela minha, que também está instalada desta forma.

A mim também me custa muitas vezes tomar consciência destas limitações, mas é difícil e temporariamente impossível contorná-las. Se dependesse da minha vontade até a instalação da minha seria um pouco diferente. No caso do Mário passa-se o mesmo. Com certeza, com tempo, pouco a pouco, esses upgrades vão sendo feitos nas várias estações.

Só não fazemos melhor quando não conseguimos. ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Certo. E já é do conhecimento de todos que gosto e faço por cumprir à risca todas essas regras. Mas às vezes não é possível, há limitações ao nível das condições para fazer melhores instalações. O que digo é que essa influência não será algo assim tão evidente quando forem feitas leituras, mesmo que exista. Se pudessemos, é óbvio que faríamos melhor, até mesmo a começar pela minha, que também está instalada desta forma.

A mim também me custa muitas vezes tomar consciência destas limitações, mas é difícil e temporariamente impossível contorná-las. Se dependesse da minha vontade até a instalação da minha seria um pouco diferente. No caso do Mário passa-se o mesmo. Com certeza, com tempo, pouco a pouco, esses upgrades vão sendo feitos nas várias estações.

Só não fazemos melhor quando não conseguimos. ;)

Compreendo perfeitamente o Mário, provavelmente fazia o mesmo. Quem conhece as Davis sabe perfeitamente qual o peso do ISS :hehe:

E agora sim, falaste bem Daniel ;)
 

digimago

Cirrus
Registo
19 Ago 2009
Mensagens
11
Local
Ponta Delgada
Esse preço que viste é, de certeza do datalogger IP.

Esse é demasiado caro e não compensa muito, pois nem suporta certas redes como o Wunderground.

Só é utilizado para se poder prescindir de computador, mas é sempre preferível adaoptar outras soluções.

O datalogger convencional que já inclui o software Weatherlink, custa normalmente cerca de 150 €.

Pois Daniel, obrigado pela dica. sou novo nestas andanças. Antes de me ter registado andei a acompanhar este fórum desde o célebre nevão de 9 de Janeiro deste ano. Já reparei que as opiniões são muito democráticas. Nestas férias, resolvi perder a cabeça e comprar uma estação credivel , até porque já tive 2 pequenas low cost e ambas se avariaram. Vi um site de uma empresa de Lisboa (Jfroma) e pedi o orçamento que de resto coloquei no forum. foram eles que me deram a referencia do datalogger. Agora estou à espera do representante da Davis em Espanha: site www.darrera.com
Fiquei surpreendido pelos preços, até porque antes estava de olho na Oregon WMR200, com o preço mais em conta, mas depois tinha que comprar o radiaton shields ( mais 75 Euros) etc etc. Acho é que o representante português da Davis está a ter uma margem de lucro brutal. Vamos lá ver o preço deles. 2ª feira já devo ter cá o orçamento e depois digo ao forum qual é.
Abraço a todos:)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pois Daniel, obrigado pela dica. sou novo nestas andanças. Antes de me ter registado andei a acompanhar este fórum desde o célebre nevão de 9 de Janeiro deste ano. Já reparei que as opiniões são muito democráticas. Nestas férias, resolvi perder a cabeça e comprar uma estação credivel , até porque já tive 2 pequenas low cost e ambas se avariaram. Vi um site de uma empresa de Lisboa (Jfroma) e pedi o orçamento que de resto coloquei no forum. foram eles que me deram a referencia do datalogger. Agora estou à espera do representante da Davis em Espanha: site www.darrera.com
Fiquei surpreendido pelos preços, até porque antes estava de olho na Oregon WMR200, com o preço mais em conta, mas depois tinha que comprar o radiaton shields ( mais 75 Euros) etc etc. Acho é que o representante português da Davis está a ter uma margem de lucro brutal. Vamos lá ver o preço deles. 2ª feira já devo ter cá o orçamento e depois digo ao forum qual é.
Abraço a todos:)

O mais compensatório e aconselhável é mandar vir dos EUA, pelo ebay.com.

Apesar das taxas alfandegárias, sai muitíssimo mais barato; menos de metade dos preços praticados cá.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Lembro-me sempre de uns técnicos israelitas que em 2008 visitaram trás-os -montes por causa da falta de água e acabaram por concluir que por cá nunca temos seca.»-digimago.

Os carvalhos de Trás os Montes é que parece não terem a mesma opinião.
Ainda gostava de saber o que esses técnicos vieram cá fazer.
A seca obviamente que temos e existe, quanto muito há é uma política errada na forma como a água é utilizada.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A pedido de muitas famílias, e a pedido das normas de conduta da meteorologia e da dita influência do telhado (nas temperaturas) subi a estação dos anteriores 1.00 m para os 1.30 m.

P.S - Peço desculpa pela tortidão da foto :lmao:

 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A pedido de muitas famílias, e a pedido das normas de conduta da meteorologia e da dita influência do telhado (nas temperaturas) subi a estação dos anteriores 1.00 m para os 1.30 m.

É com muita alegria que vejo mais uma melhoria em nome do rigor e dos parâmetros da OMM. :p

Parabéns pelo aumento da altura do termo-higrómetro, agora sim, a cumprir os critérios mínimos.

E neste momento com total confiança nos dados e aliviado por ver uma estação como essa ser mais bem aproveitada.


Excelentes notícias e boa sorte para a manutenção do projecto MeteoQueluz. ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
É com muita alegria que vejo mais uma melhoria em nome do rigor e dos parâmetros da OMM. :p

Parabéns pelo aumento da altura do termo-higrómetro, agora sim, a cumprir os critérios mínimos.

E neste momento com total confiança nos dados e aliviado por ver uma estação como essa ser mais bem aproveitada.


Excelentes notícias e boa sorte para a manutenção do projecto MeteoQueluz. ;)

Como o nosso "fiscal" de serviço já disse tudo, resta-me dar os parabéns por mais uma melhoria :palmas:


;);)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Faço só aqui um aviso à navegação que não vou subir a estação, porque se não ficaria demasiado exposta, e eu não me sentiria seguro com ela tão na ponta do ferro, visto ser um equipamento pesado e se encontrar no cimo do prédio que tem 9 andares ;) ainda hoje atingi os 63 km/h e é um dia de Verão imaginem um dia de Inverno ?




Pois..pois!!!

Olha, eu faço um "Quote"...não vás tu apagar o post :lmao: e dizer que não, que não!!








Ficou melhor, claro :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A pedido de muitas famílias, e a pedido das normas de conduta da meteorologia e da dita influência do telhado (nas temperaturas) subi a estação dos anteriores 1.00 m para os 1.30 m.
[/URL]

olá...

Uma melhoria é sempre uma melhoria e sempre desejável claro e face à localização (área ventosa e altura do edifício) pelos vistos ainda se faziam sentir os efeitos da concentração de calor no piso..., é isso?

Já no meu caso, durante os próximos tempos, não vejo possibilidades em fazer qualquer alteração, porque acho que sobretudo as medições da humidade relativa nos dias mais quentes tenho a agravante da concentração de calor no meu terraço de manhã e inevitavelmente os valores ficam a meu ver mais baixos comparando com outras estações próximas. :(

É algo que vou ter que descobrir qual a solução possível!