A tua Estação Meteorológica

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Será muito caro a RS. É que ... eu para bricologe não sou nada bom:sad:
valerá a pena comprar ?
Obrigado pela vossa atenção!:thumbsup:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom, já recoloquei o meu pluviometro no telhado :D e desta vez está mais exposto :w00t:





Parece muito frágil, mas não está, só um tornado o arranca...é que para além das telhas tá preso com fita-cola que cola pelos dois lado e que é muito forte.



 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Muito bem, Mário. :)
Em instalações de instrumentos; desta vez foi o pluviómetro.
Agora penso que já fizeste tudo o que tinhas de fazer.
A estação está em excelentes condições para debitar dados.
A única coisa que podes fazer agora é substituir o anemómetro, mas mesmo assim penso que está bom.
Vai juntando dinheiro para o teu 2º RS, que tanto queres comprar. :D
 

Furby

Cirrus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
75
Local
Portugal
Olá,

Tenho duas estações meteorológicas sem fios ( Wireless ) "Watson - Weather Station W-8681" montadas no telhado por cima do recuado da minha casa ( Moradia ) na cidade do Porto.

Já à algum tempo que penso em colocar as minhas estações meteorológicas a enviar os dados para a Internet, mas ainda ando a apalpar terreno nesse aspecto :) como podem verificar no tópico do "LINKSYS NSLU2" que já comprei e vou analisar as coisas para meter também os dados Online.

De momento apenas ligo de vez em quando a estação meteorológica para enviar dados pelo modo digital APRS em 144.800Mhz ( Sou Radioamador )

aprs.jpg




Entretanto deixo aqui umas fotografias da minha estação meteorológica sem fios ( Wireless ), espero que gostem ( De momento só uma está montada, mas uso dois receptores em locais diferentes da casa para receber o sinal da que está montada )


:)



1.JPG


2.JPG


3.JPG


4.JPG


5.JPG


6.JPG


7.JPG


8.JPG


9.JPG


10.JPG


11.JPG


12.JPG


13.JPG


14.JPG


15.JPG


16.JPG


17.JPG


18.JPG


19.JPG


20.JPG


21.JPG


22.JPG


23.JPG


24.JPG


25.JPG


26.JPG


27.JPG


28.JPG


29.JPG


30.JPG


31.JPG



1.JPG


2.JPG


3.JPG


4.JPG


5.JPG


6.JPG


7.JPG


8.JPG


9.JPG


10.JPG


11.JPG


12.JPG


13.JPG


14.JPG


15.JPG


16.JPG



software1.jpg


software2.jpg



A minha estação de Radioamador :)

EstacaoHam.jpg
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Permite-me um reparo;

Esse sensor termo-higro não pode estar ao sol, pois essas reentrâncias não o protegem da radiação difusa e muito menos da radiação solar directa.
Como resultado, terás temperaturas máximas muitíssimo altas e completamente fora do contexto real, pelo que os teus dados perdem toda a validade nesse campo.
Para poderes ter esse sensor assim instalado terás de adquirir um radiation shield ou então colocá-lo permanentemente à sombra numa vertente ou parede virada a Norte.
Esse termo-higro é muito semelhante ao da La Crosse WS3600 e não protege o sensor da radiação solar directa, sendo, por isso, completamente impossível ter leituras correctas quando este está directamente exposto à incidência da radiação solar.


Cumprimentos.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Olá,

Tenho duas estações meteorológicas sem fios ( Wireless ) "Watson - Weather Station W-8681" montadas no telhado por cima do recuado da minha casa ( Moradia ) na cidade do Porto.

Já à algum tempo que penso em colocar as minhas estações meteorológicas a enviar os dados para a Internet, mas ainda ando a apalpar terreno nesse aspecto :) como podem verificar no tópico do "LINKSYS NSLU2" que já comprei e vou analisar as coisas para meter também os dados Online.

De momento apenas ligo de vez em quando a estação meteorológica para enviar dados pelo modo digital APRS em 144.800Mhz ( Sou Radioamador )


Entretanto deixo aqui umas fotografias da minha estação meteorológica sem fios ( Wireless ), espero que gostem ( De momento só uma está montada, mas uso dois receptores em locais diferentes da casa para receber o sinal da que está montada )


12.JPG

Parece ser uma boa estação:thumbsup:
So falta mesmo disponibilizar os dados para net;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
*Dave*, o sensor tem que estar mesmo virado para Norte, em qualquer estação meteorológica? :huh:

Se sim, porquê?

Se não, posso colocá-lo virado para qualquer posição?

O sensor pode estar virado para qualquer lado desde que esteja protegido com um bom Radiation Shield.
Caso não o tenhas, convém colocar em local bem ventilado, onde não apanhe sol - directa ou indirectamente -, e protegido da chuva.
Se reparares numa parede virada a norte não apanha sol, (embora possa apanhar indirectamente por reflexo de outras superfícies), virada a sul é quase dizer virada para o sol, e é mais difícil lidar com radiação difusa.
Sem Radiation Shield a melhor solução é numa parede a norte e de perferência sem edifícios ou outros obstáculos à sua frente que possam reflectir alguma radiação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Permite-me um reparo;

Esse sensor termo-higro não pode estar ao sol, pois essas reentrâncias não o protegem da radiação difusa e muito menos da radiação solar directa.
Como resultado, terás temperaturas máximas muitíssimo altas e completamente fora do contexto real, pelo que os teus dados perdem toda a validade nesse campo.
Para poderes ter esse sensor assim instalado terás de adquirir um radiation shield ou então colocá-lo permanentemente à sombra numa vertente ou parede virada a Norte.
Esse termo-higro é muito semelhante ao da La Crosse WS3600 e não protege o sensor da radiação solar directa, sendo, por isso, completamente impossível ter leituras correctas quando este está directamente exposto à incidência da radiação solar.

Cumprimentos.


Pelo aspecto nem parece dos piores. Máximas muitíssimo altas também me parece um poucito exagerado, quem leia até pensará que são 5 ou 10ºC a mais, que não são. Estes equipamentos amadores não são propriamente equipamentos para medição cientifica e climatológica. Se formos assim tão rigorosos então mais vale dizer às pessoas que é um hobby para ricos e que não vale a pena ter estação e comprar apenas material profissional de muitos milhares, ou mesmo dezenas de milhar de euros.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
*Dave*, o sensor tem que estar mesmo virado para Norte, em qualquer estação meteorológica? :huh:

Se sim, porquê?

Se não, posso colocá-lo virado para qualquer posição?

Tive muitas dúvidas acerca do local ideal para colocar o sensor e decidi tomar em atenção alguns aspectos:
- ventos (principal direcção);
- ao abrigo do da luz solar;
- local arejado;

Neste caso, o sensor está virado para Norte porque a elíptica do Sol está mais inclinada para Sul, o que torna mais difícil encontrar um lugar assim no lado Sul (devido á radiação difusa)...
No sitio onde o coloquei tem também campo aberto para Oeste, de onde vêm os principais ventos aqui (a minha rua parece um funil :lol: apanha muitos vento e falos passar aqui :D), daí também ter optado por o colocar no tecto da varanda.

Por isso ser voltado para Norte, Sul, Este ou Oeste é indiferente, desde que reúna o mínimo de condições ;).


Espero ter esclarecido :thumbsup::thumbsup::thumbsup: