Acessos à Serra do Marão

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Alguém me sabe dizer se é possível subir até ao topo do Marão (1415m) junto das antenas? Sei que existe uma estrada até lá acima, mas não sei até que ponto será pública ou se passará grande parte do Inverno fechada :unsure:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém me sabe dizer se é possível subir até ao topo do Marão (1415m) junto das antenas? Sei que existe uma estrada até lá acima, mas não sei até que ponto será pública ou se passará grande parte do Inverno fechada :unsure:

É possível sim, mas é uma "estrada" que exige algum respeito. É mais uma estrada florestal do que propriamente municipal.
É estreita, sendo que há alturas em que é impossível passarem dois carros.
E para ajudar à festa, há zonas que não tem qualquer protecção nas bermas, e ao mínimo descuido e vêm-se por ali a baixo. E há zonas em que em há falésias com mais de 600m de altitude. Até doí a vista de olhar para baixo.

Acredito que esteja cortada a maior parte do inverno. Se aquilo de verão já é o que é, de inverno e com gelo, não quero imaginar.:hehe:

Mas claro, a vista lá em cima é formidável.

Eu tenho bastantes fotografias de um passeio que fiz lá o verão passado.

Já posto algumas. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aqui ficam algumas fotografias tiradas a meio de Agosto de 2008. ;)

A estrada é toda ela daquela largura, com um valente declive à direita:
89469916yn3.png



À frente da curva, o abismo:p
40340215dn4.png



91664480ib8.png


86459998am9.png


98592445ar5.png


73596863fd5.png



O amontoado de antenas :hehe:
46665859hd8.png



E a fantástica vista aos 1415m de altitude:D

14if7.png


16hf9.png


18sd7.png


17tl5.png


19dy5.png



Vila Real:
15kq5.png



E por fim, a contemplação do abismo!:lol:
De baixo da mão esquerda: Alto de Nossa Senhora da Graça.
De baixo da mão direita: Serra do Alvão

12mj1.png
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Fotos muito bonitas, pelos vistos criei o tópico em boa altura ;)

Excelente sítio a visitar, mas decididamente não durante o Inverno (pelo menos para mim ribanceiras + neve não combinam :hehe: )
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Grandes fotos.
A estrada é extremamente parecida com uma estrada que sai da pousada de Vilarinho das Furnas (Gerês), e que fiz no Verão passado, embrenhando-me nas estradas florestais e municipais, até Ponte da Barca, passando por muitas aldeias perdidas (Lembro-me de ter ficado "parado" no trânsito - entenda-se gado - de Germil de Baixo), um Portugal fantástico a descobrir...
São também estradas perigosas, estreitas, com mau piso, e sem protecção das ravinas adjacentes, mas a paisagem é maravilhosa...
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Grandes fotos.
A estrada é extremamente parecida com uma estrada que sai da pousada de Vilarinho das Furnas (Gerês), e que fiz no Verão passado, embrenhando-me nas estradas florestais e municipais, até Ponte da Barca, passando por muitas aldeias perdidas (Lembro-me de ter ficado "parado" no trânsito - entenda-se gado - de Germil de Baixo), um Portugal fantástico a descobrir...
São também estradas perigosas, estreitas, com mau piso, e sem protecção das ravinas adjacentes, mas a paisagem é maravilhosa...

Passei la ontem :D

e ja puseram rails pelo menos entre Brufe e Vilarinho das Furnas :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Grandes fotos.
A estrada é extremamente parecida com uma estrada que sai da pousada de Vilarinho das Furnas (Gerês), e que fiz no Verão passado, embrenhando-me nas estradas florestais e municipais, até Ponte da Barca, passando por muitas aldeias perdidas (Lembro-me de ter ficado "parado" no trânsito - entenda-se gado - de Germil de Baixo), um Portugal fantástico a descobrir...
São também estradas perigosas, estreitas, com mau piso, e sem protecção das ravinas adjacentes, mas a paisagem é maravilhosa...

Também tive a oportunidade de fazer todos esses trajectos este verão!:D
E sim, o estado do piso é muito semelhante. A diferença é que há zonas nessa estrada do Marão, que quando em cruzamento com um carro em sentido contrário, é extremamente difícil passar.
Numa situação estava a ver que o carro ia parar ao fundo da falésia, e já com o carro oposto encostado ao muro que tinha à direita. Noutra situação, um dos carros teve mesmo de recuar uma centena de metros atrás.:hehe:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Passei la ontem :D

e ja puseram rails pelo menos entre Brufe e Vilarinho das Furnas :thumbsup:

Menos mau, até porque essa estrada ainda tem algum movimento, nem que seja para o Abocanhado...
O que vale é que o trânsito naquela zona é escasso, senão seria frequente andar centenas de metros em marcha atrás, o que, com um precipício ao lado, convenhamos que não é nada agradável...:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Muito bonito o Alto do Marão :w00t::thumbsup:

Nunca tive oportunidade de subir atá às antenas, apenas conheço o Alto de Espinho no IP4...
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Aconselho a todos a subirem até ao topo, tem uma das vistas mais deslumbrantes que conheço neste país.

É o meu local de paz. Conheço-o muito bem...

É um dos poucos sítios onde se está longe da confusão.

Já lá vi um casal de corços ou veados (não sei distinguir)

Felizmente a estrada é relativamente má e poucos são os que se aventuram, felizmente.

Com neve ou gelo esqueçam, mesmo com correntes há lá uma subida muito perigosa.

Há quem diga que com tempo limpo se consegue avistar os cumes nevados dos Montes Hermínios.

Tentem também chegar ao parque eólico de Pena Suar, não se arrependerão.


http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/VilaReal.VR/natureza/Marao/index.shtml
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Excelentes fotos AnDré!!!

Nunca tive a oportunidade de subir mesmo ao topo da serra, :( mas parece ser um local de referência em dias de boa visibilidade.

É uma das culpadas da minha terra se chamar "aTrás dOs Montes"

:D





***************