Açores que clima afinal? Tropical; Subtropical ou temperado atlantico

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Boas tardes a todos,

Muito se tem falado neste fórum dos Açores eu devido algum desconhecimento ate agora não argumentei muita coisa devido aos Açores devido a esse tal desconhecimento e alguma falta de informação.
A partida a ideia que tinha das ilhas dos Açores a nível meteorológicos era que é uma região com poucas amplitudes térmicas com uma grande influencia Atlântica onde chove com frequência durante todos os meses do ano, logo a ideia que tinha dos açores é que tinha um clima agradável ameno não excessivamente quente para ter um clima Tropical nem excessivamente frio para ter um clima Temperado Atlântico, tinha a perspectiva de a grande parte dos dias nos Açores poderem ter as tais 4 estações do ano mas sempre com poucas oscilações de temperaturas.
Devido a esse meu desconhecimento tinha 2 opções ou me informava e estudava mais sobre o assunto o continuava a basear essa minha opinião dos Açores naquilo que ouvia dizer, pois se já tive a possibilidade de visitar a Madeira por diversas vezes os Açores infelizmente ainda não tive essa oportunidade de conhecer essas verdadeiras pérolas Atlânticas portuguesas .
Ao me informar sobre o assunto conclui então que o clima dos Açores depende necessariamente da posição do arquipélago no contexto da circulação atmosférica e oceânica do Atlântico Norte. A Região situa-se na zona de transição entre as massas de ar quentes e húmidas com origem subtropical e as massas de ar com características mais frescas e secas de proveniência subpolar. A latitude das ilhas é demasiado elevada para permitir a acção directa da circulação tropical, mas não o suficiente para receber as influências imediatas das correntes polares e as condições climáticas dominantes resultam, pois, dos gradientes de pressão que condicionam esta faixa oceânica, ou seja, das perturbações das baixas subpolares e da evolução da cintura de altas pressões subtropicais, não havendo assim nenhuma influencia directa de Massas Tropicais no Arquipélago dos Açores
Ao me informar desta realidade constato então que a minha percepção do clima dos Açores não estava muito fora da realidade, ou seja, a latitude do Arquipélago é demasiado elevada para permitir uma influencia dominadora das massas tropicais, mas ao mesmo tempo insuficiente para receber influencias imediatas das correntes polares, ou seja, se eu afirmo e reafirmo que o Litoral Norte de Portugal continental não tem um clima subtropical húmido mas sim na minha opinião clima temperado Atlântico( com algumas influencias mínimas do clima Mediterrâneo), relativo aos Açores não poderei fazer esse tipo de informação logo Com base nisso a nível genérico podemos dizer que:
-Temperatura: a temperatura média anual varia regularmente, oscilando entre 16,8°C em Angra do Heroísmo e 17,7°C em Santa Cruz das Flores. A amplitude térmica anual é pouco acentuada, não ultrapassando 10°C. No mês de Agosto registam-se as temperaturas médias mais altas (22,1°C) e os valores mais baixos em Fevereiro (13,7°C). No período de Inverno, a temperatura média permanece nos 14°C e no Verão aproxima-se de 23°C. Os valores mínimos médios não descem abaixo de 10°C, enquanto os máximos ficam aquém de 26°C;

Não havendo aqui com estes valores de temperatura qualquer proximidade com valores de Temperatura Tropical

-Precipitação: regista-se um quantitativo desigual da pluviosidade entre os extremos do arquipélago, com o aumento da precipitação de Oriente para Ocidente. A precipitação média oscila entre os 748 mm em Santa Maria/Aeroporto e 1 479 mm em Santa Cruz das Flores. O semestre mais chuvoso estende-se de Outubro a Março, concentrando cerca de
75% do quantitativo anual. Os valores mais elevados de precipitação são registados no Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), enquanto que os meses Verão são os menos húmidos do ano (Junho, Julho e Agosto)

-Humidade: a humidade relativa do ar é sempre muito elevada, com médias anuais compreendidas entre 76% em Santa Maria/Aeroporto e 80% em Ponta Delgada. Os valores médios são mais baixos no Verão (70 a 75%) e mais elevados durante o Inverno, sempre acima de 80%;

Concluindo o clima dos Açores é do tipo mesotérmico(clima subtropical húmido) húmido com características oceânicas não deixando de em comparação com outras regiões situadas às mesmas latitudes, as temperaturas são mais amenas, com amplitudes térmicas atenuadas, grande pluviosidade e elevados teores de humidade, ventos persistentes e reduzida insolação, mas esse indicadores não fazem por si so dos Açores uma região com um clima tropical, aproximando-o mais dos climas subtropicais húmidos com amplitudes térmicas bem mais reduzidas e com grandes infleuncias oceanicas.
Diria em jeito de brincadeira que os Açores são uma Irlanda amena, com uma temperatura media agradável mas não suficiente para se afirmar que nos Açores tem um clima tropical nem nada que se pareça.


Para a pratica de turismo os Açores oferecem de facto paisagens únicas e singularidades especiais no contexto europeu, sendo que para a pratica típica de turismo típico de praia, oferece uma temperatura da agua bem agradável(devido a corrente do Golfo) mas por outro lado devido essencialmente a temperaturas de verão pouco elevadas e ate frescas e a ocorrência de precipitação durante os meses de verão e a ocorrência em muitas zonas de forte ondulação faz com que não seja tão atractiva para esse tipo de turistas ao contrario de muitas regiões turísticas do mediterrâneo, ou seja quem visita os Açores é mesmo para contemplar as suas magnificas paisagens verdejantes a sua gastronomia, o seu património cultural e e a riqueza das suas gentes.
Eu compraria os Açores a bela ilha da Irlanda mas bem mais amena e agradável um dia de Inverno nos Açores é um dia de Verão na Irlanda.

Nota: Devido a corrente do Golfo é muito frequente o surgimento de espécies marítimas tropicais (como tubarões) em Latitudes em que supostamente não deveriam acontecer é comum que a poucos kms de distancia do sul do Estado de Nova York se avistam tubarões durante o verão que por vezes ameaçam os banhistas como também acontece na região dos Açores, fenómeno muito raro de acontecer nas frescas aguas da costa portuguesa continental mas não deixando que o símbolo marítimo principal do Açores seja a Baleia esse grande mamífero que procura as aguas do Atlântico Norte.


De referir que se caracteriza um determinado clima em todas regiões existem excepções mas será que deveremos fazer das excepções regra???


Cumprimentos :rain:
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
As classificações climáticas fazem-se com base nas normais climatológicas, depois há vários tipos de classificações. Uma das mais utilizada é a de Köppen.

Segundo Köppen, para se considerar tropical, um determinado local tem de ter uma normal climatológica em que todos os meses apresentem um valor de temperatura média superior a 18ºC.
Nas várias estações climatológicas que existem nos Açores nenhuma apresenta esse critério. Todas as que conheço apresentam alguns meses com temperatura média anual inferior a 18ºC.

Relativamente à duvida de ser temperado ou subtropical, vai depender muito da classificação climática que se utiliza. Se utilizar a classificação de Köppen então será temperado (letra C), se utilizar, por exemplo, a de Trewartha então será subtropical.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
boa tarde

de facto dizer que os Açores tem este ou aquele clima, é uma tarefa dificil.
o melhor seria mesmo caracterizar o clima de cada ilha, pois cada ilha é diferente, embora se possa agrupar algumas.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
São só etiquetas
Para mim tropical e subtropical é o clima que se experiencia na Amazónia, África ou Índia.
Açores em minha opinião é um clima temperado húmido, oceânico, e portanto muita precipitação, vento e pouca amplitude térmica.
Já a Madeira poderia dizer que era subtropical, ou na transição temperado a subtropical.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A Madeira também está cheiínha da microclimas. Mas os Açores em termos de modelos está muito melhor servido e não percebo o porque, ou até percebo. A base das Lajes :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas tardes a todos,

Muito se tem falado neste fórum dos Açores eu devido algum desconhecimento ate agora não argumentei muita coisa devido aos Açores devido a esse tal desconhecimento e alguma falta de informação.
A partida a ideia que tinha das ilhas dos Açores a nível meteorológicos era que é uma região com poucas amplitudes térmicas com uma grande influencia Atlântica onde chove com frequência durante todos os meses do ano, logo a ideia que tinha dos açores é que tinha um clima agradável ameno não excessivamente quente para ter um clima Tropical nem excessivamente frio para ter um clima Temperado Atlântico, tinha a perspectiva de a grande parte dos dias nos Açores poderem ter as tais 4 estações do ano mas sempre com poucas oscilações de temperaturas.
Devido a esse meu desconhecimento tinha 2 opções ou me informava e estudava mais sobre o assunto o continuava a basear essa minha opinião dos Açores naquilo que ouvia dizer, pois se já tive a possibilidade de visitar a Madeira por diversas vezes os Açores infelizmente ainda não tive essa oportunidade de conhecer essas verdadeiras pérolas Atlânticas portuguesas .
Ao me informar sobre o assunto conclui então que o clima dos Açores depende necessariamente da posição do arquipélago no contexto da circulação atmosférica e oceânica do Atlântico Norte. A Região situa-se na zona de transição entre as massas de ar quentes e húmidas com origem subtropical e as massas de ar com características mais frescas e secas de proveniência subpolar. A latitude das ilhas é demasiado elevada para permitir a acção directa da circulação tropical, mas não o suficiente para receber as influências imediatas das correntes polares e as condições climáticas dominantes resultam, pois, dos gradientes de pressão que condicionam esta faixa oceânica, ou seja, das perturbações das baixas subpolares e da evolução da cintura de altas pressões subtropicais, não havendo assim nenhuma influencia directa de Massas Tropicais no Arquipélago dos Açores
Ao me informar desta realidade constato então que a minha percepção do clima dos Açores não estava muito fora da realidade, ou seja, a latitude do Arquipélago é demasiado elevada para permitir uma influencia dominadora das massas tropicais, mas ao mesmo tempo insuficiente para receber influencias imediatas das correntes polares, ou seja, se eu afirmo e reafirmo que o Litoral Norte de Portugal continental não tem um clima subtropical húmido mas sim na minha opinião clima temperado Atlântico( com algumas influencias mínimas do clima Mediterrâneo), relativo aos Açores não poderei fazer esse tipo de informação logo Com base nisso a nível genérico podemos dizer que:
-Temperatura: a temperatura média anual varia regularmente, oscilando entre 16,8°C em Angra do Heroísmo e 17,7°C em Santa Cruz das Flores. A amplitude térmica anual é pouco acentuada, não ultrapassando 10°C. No mês de Agosto registam-se as temperaturas médias mais altas (22,1°C) e os valores mais baixos em Fevereiro (13,7°C). No período de Inverno, a temperatura média permanece nos 14°C e no Verão aproxima-se de 23°C. Os valores mínimos médios não descem abaixo de 10°C, enquanto os máximos ficam aquém de 26°C;

Não havendo aqui com estes valores de temperatura qualquer proximidade com valores de Temperatura Tropical

-Precipitação: regista-se um quantitativo desigual da pluviosidade entre os extremos do arquipélago, com o aumento da precipitação de Oriente para Ocidente. A precipitação média oscila entre os 748 mm em Santa Maria/Aeroporto e 1 479 mm em Santa Cruz das Flores. O semestre mais chuvoso estende-se de Outubro a Março, concentrando cerca de
75% do quantitativo anual. Os valores mais elevados de precipitação são registados no Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), enquanto que os meses Verão são os menos húmidos do ano (Junho, Julho e Agosto)

-Humidade: a humidade relativa do ar é sempre muito elevada, com médias anuais compreendidas entre 76% em Santa Maria/Aeroporto e 80% em Ponta Delgada. Os valores médios são mais baixos no Verão (70 a 75%) e mais elevados durante o Inverno, sempre acima de 80%;

Concluindo o clima dos Açores é do tipo mesotérmico(clima subtropical húmido) húmido com características oceânicas não deixando de em comparação com outras regiões situadas às mesmas latitudes, as temperaturas são mais amenas, com amplitudes térmicas atenuadas, grande pluviosidade e elevados teores de humidade, ventos persistentes e reduzida insolação, mas esse indicadores não fazem por si so dos Açores uma região com um clima tropical, aproximando-o mais dos climas subtropicais húmidos com amplitudes térmicas bem mais reduzidas e com grandes infleuncias oceanicas.
Diria em jeito de brincadeira que os Açores são uma Irlanda amena, com uma temperatura media agradável mas não suficiente para se afirmar que nos Açores tem um clima tropical nem nada que se pareça.


Para a pratica de turismo os Açores oferecem de facto paisagens únicas e singularidades especiais no contexto europeu, sendo que para a pratica típica de turismo típico de praia, oferece uma temperatura da agua bem agradável(devido a corrente do Golfo) mas por outro lado devido essencialmente a temperaturas de verão pouco elevadas e ate frescas e a ocorrência de precipitação durante os meses de verão e a ocorrência em muitas zonas de forte ondulação faz com que não seja tão atractiva para esse tipo de turistas ao contrario de muitas regiões turísticas do mediterrâneo, ou seja quem visita os Açores é mesmo para contemplar as suas magnificas paisagens verdejantes a sua gastronomia, o seu património cultural e e a riqueza das suas gentes.
Eu compraria os Açores a bela ilha da Irlanda mas bem mais amena e agradável um dia de Inverno nos Açores é um dia de Verão na Irlanda.

Nota: Devido a corrente do Golfo é muito frequente o surgimento de espécies marítimas tropicais (como tubarões) em Latitudes em que supostamente não deveriam acontecer é comum que a poucos kms de distancia do sul do Estado de Nova York se avistam tubarões durante o verão que por vezes ameaçam os banhistas como também acontece na região dos Açores, fenómeno muito raro de acontecer nas frescas aguas da costa portuguesa continental mas não deixando que o símbolo marítimo principal do Açores seja a Baleia esse grande mamífero que procura as aguas do Atlântico Norte.


De referir que se caracteriza um determinado clima em todas regiões existem excepções mas será que deveremos fazer das excepções regra???


Cumprimentos :rain:


O teu post tá interessante, mas a referência ao clima tropical foi direccionada a zonas marítimas dos Açores, a sul da parte central do Arquipélago, que como expliquei de forma clara não tem linhas costeiras, mas são território marítimo português.
O que reflecte também bem o clima é a vegetação espontânea que nos Açores é a laurissilva, um tipo de floresta subtropical húmida.
Em relação aos tubarões, nem todos são de águas tropicais, sendo o exemplo mais ilustrativo, o tubarão branco que vagueia em águas quentes, temperadas e frias. E existem tubarões nos mares frios, que vivem nas profundezas, como o tubarão albafar.
Nos Açores existem mais de 30 espécies de tubarões, entre elas o tubarão branco. Os pescadores de S. Miguel já arpoaram um gigante com mais de 7 metros e 2 toneladas (há quem diga que tinha sido medido e pesado em 9 metros e 4,5 toneladas, mas parece exagero !!) que esteve no Guiness durante uns bons anos ( Guiness Book 1995), até ser batido por um exemplar apanhado na Austrália, que era ligeiramente maior.

São só etiquetas
Para mim tropical e subtropical é o clima que se experiencia na Amazónia, África ou Índia.
Açores em minha opinião é um clima temperado húmido, oceânico, e portanto muita precipitação, vento e pouca amplitude térmica.
Já a Madeira poderia dizer que era subtropical, ou na transição temperado a subtropical.

Dá uma olhadinha às temperaturas medidas no mar dos Açores no tópico « Portugal não tem potencial turístico?».
Eu conheço países tropicais também e em alguns deles, até se registam noites bem frias no inverno, no época seca e mais fresca do ano.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Clima subtropical húmido - O clima subtropical húmido usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais à leste de tais continentes, entre latitudes de 23° e 35° em ambas os hemisférios. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões húmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, invernos podem ser secos e mais frios que outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões húmidos devido à influência das monções.

Clima temperado marítimo - Clima oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas. Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e húmido.

Fonte: Wikipédia

Há uma grande diferença entre estes dois climas e que tem a haver com a existência da estação seca bem demarcada no clima subtropical e que não existe no clima temperado marítimo. Mais: no clima temperado marítimo ocorre maior precipitação na altura do ano mais fria, enquanto que no clima subtropical ocorre maior precipitação na altura do ano mais quente.

Clima temperado mediterrâneo - Ao sul do continente europeu, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 18°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco.
As regiões deste clima sofrem verões quentes e secos com invernos frios e chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima. O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e húmido no inverno. O período de chuva dura de 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.

Fonte: Wikipédia

O clima temperado mediterrâneo é o único, entre estes três tipos de clima, que apresenta um longo perído quente e seco.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Segundo Koppen-Geiger, os Açores têm na zona terrestre : Csa, Csb, Cfa, Cfb.

Csa: Clima mediterrânico quente.
Csb: Clima mediterrânico temperado.
Cfa: Clima subtropical húmido.
Cfb: Clima temperado marítimo.

Extremos térmicos: alto do Pico para o mais frio, zona marítima do sul dos Açores para o mais quente.

Não disponho de dados do Pico ( mas suponho ser o mais frio), mas disponho sobre o território marítimo do sul dos Açores e este é tropical, pois mantem-se acima de 20ºc.

Zona marítima sul dos Açores, segundo Koppen-Geiger:
Tipo A ( Tropical):

Climas megatérmicos
Temperatura média do mês mais frio do ano > 18°C
Estação invernosa ausente
Forte precipitação anual (superior à evapotranspiração potencial anual).
Que pode ser chuvoso durante todo o ano, com chuvas de verão ou com chuvas de inverno.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Classificação_climática_de_Köppen-Geiger

Fonte: Koppen-Geiger em Wikipedia.

http://koeppen-geiger.vu-wien.ac.at/

Fonte: Koppen-Geiger.

Uma breve apresentação do clima subtropical húmido, segundo Koppen:

http://en.wikipedia.org/wiki/Humid_subtropical_climate

Existem 2 tipos de clima subtropical húmido:
Cwa: com estação seca no inverno.
Cfa: sem qualquer estação seca.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Zona marítima sul dos Açores? Isso parece uma tentativa forçada de associar um clima tropical aos Açores. Há alguma estação meteorológica lá no meio do oceano? O que toda a gente entende por Açores não tem nem de perto um clima tropical.

Clima temperado mediterrâneo - Ao sul do continente europeu, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 18°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco.
As regiões deste clima sofrem verões quentes e secos com invernos frios e chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima. O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e húmido no inverno. O período de chuva dura de 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.

Fonte: Wikipédia

A Wikipédia em português é uma piada para certos temas. :rolleyes:

E um clima temperado oceânico não tem por que ter precipitações abundantes.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Boas tardes,

Clima subtropical húmido - O clima subtropical húmido usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais à leste de tais continentes, entre latitudes de 23° e 35° em ambas os hemisférios. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões húmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, invernos podem ser secos e mais frios que outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões húmidos devido à influência das monções.

Clima temperado marítimo - Clima oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas. Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e húmido.

É por estas razões que eu pessoalmente considero que o clima dos Açores olhando para os seus de valores de precipitação e de temperatura tem um clima bem mais próximo do clima temperado marítimo com temperaturas medias anuais por volta dos 16-17,5 graus onde a temperatura no verão raramente atinge valores superiores a 27 graus, fenómeno muito interessante pois cidades de clima temperado marítimo típicas como Bilbau, Bordeaux ate a própria Londres durante os dias de Verão atingem temperaturas bem mais elevadas que as temperaturas sentidas nos Açores, julgo que ai que o modelo de Trewartha é muito pouco flexível e se repararmos bem no Mapa de climas Subtropicais todo o Norte da Grécia tem um clima subtropical???, zona do sul de França tem um clima subtropical, a região de Leão, Salamanca, Bragança, Madrid, Burgos tem um clima subtropical??? o Norte Adriático tem um clima subtropical???? Lousa, Viseu tem um clima subtropical????, e olhando para os argumentos de Trewartha para sustentar esta teoria ate á contradições,

“Group C: In the Trewartha scheme this category encompasses subtropical climates only (8 or more months above 10 °C). Cs and Cw have the same meanings as they do in Köppen's scheme, but the subtropical climate with no distinct dry season is designated Cr instead of Köppen's Cf (and for Cs the average annual precipitation must be less than 890 mm [35 inches] in addition to the driest summer month having less than 30 mm precipitation and being less than one-third as wet as the wettest winter month).”

Quer dizer por exemplo a cidade do Porto tem 1,2 meses secos por exemplo hoje,amanha,depois estão previstos chover no Porto perto de 40 mm, quer dizer o Porto so por ter 1,2 meses secos já é um clima subtropical, quem diz Porto diz Braga, Viana do Castelo, etc?????? cidades onde chove bem mais que 890 mm ano????

Quer dizer em Braga, Porto,Viseu,Guimarães,Braga,Bragança,Vila Real, etc existem mais de 2,3 meses de temperaturas medias abaixo dos 10º graus por esta razão já não estamos na presença de um clima temperado????

Quer dizer julgo que ete modelo acaba por não prever certas situações.

Cumprimentos
:rain:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
... julgo que ai que o modelo de Trewartha é muito pouco flexível e se repararmos bem no Mapa de climas Subtropicais todo o Norte da Grécia tem um clima subtropical???, zona do sul de França tem um clima subtropical, a região de Leão, Salamanca, Bragança, Madrid, Burgos tem um clima subtropical??? o Norte Adriático tem um clima subtropical???? Lousa, Viseu tem um clima subtropical????, e olhando para os argumentos de Trewartha para sustentar esta teoria ate á contradições,

O critério de Trewartha, que considera como subtropical o local que apresenta 8 ou mais meses com temperatura média mensal superior a 10ºC, parece de fácil aplicação.

Leon, Salamanca e Burgos só têm 6 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Bragança e Madrid têm 7 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Marselha tem 9 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Porto tem 11 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Londres tem 6 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Bordéus e Paris têm 7 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
O critério de Trewartha, que considera como subtropical o local que apresenta 8 ou mais meses com temperatura média mensal superior a 10ºC, parece de fácil aplicação.

Leon, Salamanca e Burgos só têm 6 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Bragança e Madrid têm 7 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Marselha tem 9 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Porto tem 11 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Londres tem 6 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.

Bordéus e Paris têm 7 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC.


Ok sem querer contradizer pelas fontes que consultei que referem-se a dados entre 1931 até 1960:

A cidade do Porto:
Apresenta 3 meses(Janeiro, Fevereiro e Dezembro) com temperaturas medias abaixo dos 10º;
Apresenta 2 meses(Março e Novembro) com temperaturas medias mensais entre os 10º-13º;
Apresenta 1 mes(Abril) com temperaturas medias mensais entre os 13º-15º;
Apresenta 4 meses(Maio, Junho e Outubro) com temperatura media entre os 15º-18º;
Apresenta 2 meses(Julho e Agosto) com temperatura media entre os 18º-20º.

A media anual de precipitação entre este período é 1149,6 mm ano, com 2 meses secos mas com ocorrencia de percipitação
Agora eu pergunto numa cidade que entre 1931 e 1960 em media não regista nenhum mês com temperatura media superior a 20º, com uma precipitação bem superior a 800mm ano, com 3 meses com temperatura media inferior a 10º e com mais 2 meses onde a temperatura media não ultrapassa os 13º graus e com uma media anual de 14,4º.
Eu pergunto estaremos mesmo na presença de um clima Subtropical(so porque temos 2 meses secos) e não de um clima temperado?????

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto#Clima

Cumprimentos, :rain:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Eu pergunto estaremos mesmo na presença de um clima Subtropical e não de um clima temperado?????.

Os dados da normal de 1931 / 1960 são esses que refere, mas com a normal de 1971 / 2000 são aqueles que eu referi :D

Para mim é indiferente se é Temperado ou Subtropical, depende muito da classificação que se utiliza. Com a classificação de Köppen seria mesmo Temperado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Zona marítima sul dos Açores? Isso parece uma tentativa forçada de associar um clima tropical aos Açores. Há alguma estação meteorológica lá no meio do oceano? O que toda a gente entende por Açores não tem nem de perto um clima tropical.»-Fil

Antes de mais os Açores têm vários climas, algumas das suas produções agrícolas são de cariz temperado,subtropical e até tropical, por isso não sei o que entende por essa «toda a gente».
Parece-me insólita a indiferença com que se trata a climatologia dos oceanos, num país que tem uma ZEE vastíssima, cheia de recursos e que influencia o nosso clima em tão vasta escala, por parte de alguns portugueses e ainda mais num forum de meteorologia!!
Parece que as modas do que parece ser certo é que querem sempre ser mais importantes, esquecendo-se que vivemos numa era de expansão de informação, em que só ignora a verdade quem quer.
Dentro do território marítimo português e segundo dados científicos, credíveis e medidos existe mesmo um clima tropical numa área relativamente vasta que não tem passado despercebida à ciência internacional.
Vários países sondam o clima nas suas respectivas áreas oceânicas e incluem os dados em publicações científicas, mas alguns portugueses parece que acham isso muito puxado, sem interesse e ainda perguntam se tem alguma estação meteorológica...
Pergunte a quem publicou os dados científicos que apresentei como foram medidos e determinados, pois foi a devida instituição oficial que os reinvidicou e não eu.
Eu limito-me a investigar e a aceitar verdades palpáveis, matemáticas e de interpretação séria.
Se quiserem apenas falar do clima das áreas terrestres, esquecendo-se do quanto importante são os climas marítimos, então abram um fórum para o efeito. Mas não se esqueçam é que os oceanos têm um papel chave nos climas da Terra e têm as suas próprias meteorologias.