Açores (Terceira, Graciosa, Faial, Flores)

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Após uma semana de férias nos Açores, partilho com todos uma pequena parte das minhas férias. De qualquer modo é praticamente impossível mostrar por fotografias todas as imagens, cores, sabores, sons dos Açores, mas aqui fica a tentativa.

Começando pelo início, o vôo para a Terceira teve belas imagens de nuvens, ao atravessar-se a frente que iria afectar o continente no dia seguinte, antecedendo a cut-off. Deixo imagems de algumas nuvens vistas lá de cima:

img574.jpg


O avião que nos transportou, um A330, Bartolomeu de Gusmão, já nas Lajes:

img579i.jpg


E o avião de regresso a Lisboa:

img1693w.jpg


img1692ry.jpg


TERCEIRA

A maioria das pessoas que conhecem os Açores, foram a São Miguel, e nada mais. De facto, São Miguel é uma ilha em que há um pouco de tudo, mas todas as outras têm um encanto e características muito próprias. A Terceira, é provavelmente a segunda mais visitada, mas a maioria dos turistas são estrangeiros, na maioria alemães.
A Terceira, é uma ilha onde se sente menos a insularidade que na maioria das outras (excepção de São Miguel), principalmente no eixo Praia da Vitória – Angra. Tem uma costa espectacular, várias piscinas naturais, um interior com algumas lagoas e dois ex-libris, o conhecido Algar do Carvão e a menos famosa Gruta do Natal. E tem Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO.

Começando por Angra, faz lembrar um pouco as imagens das cidades imperiais no Brasil (Salvador da Baía, S. Luís do Maranhão, p.e.). Algumas imagens de dentro da cidade, e desde vários miradouros de onde se pode apreciar a cidade.

img586.jpg


img588.jpg


img587c.jpg


img1757v.jpg


img1758ft.jpg


img1785nx.jpg


A visto para o Monte Brasil, desde o meu quarto de hotel:

img585o.jpg


Monte Brasil:

img1784fa.jpg


Pormenores da costa da Terceira:

img1716l.jpg


img1719m.jpg


img1737t.jpg


img1737t.jpg


img1739w.jpg


Caldeira de Santa Bárbara e vistas desde lá:

img1746m.jpg


img1750v.jpg


Fumarolas na ilha Terceira:

img1793y.jpg


Lagoa das Patas:

img1799uh.jpg


img1809sp.jpg


O Algar do Carvão, uma antiga chaminé vulcânica, ao vivo vêem-se muitos mais tons de castanho, amarelo, branco.

img1850g.jpg


img1855i.jpg


A Gruta do Natal, que percorre o caminho aberto pela lava aquando de uma das erupções:

img1819xb.jpg


img1836gu.jpg



Um local espectacular, a ponta da Serreta, com restos da última erupção, e com São Jorge ao longe:

img582b.jpg


img1744x.jpg


São Mateus, vila piscatória perto de Angra, e onde se come um excelente boca negra grelhado:

img1874y.jpg
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
GRACIOSA

Provavelmente a ilha onde melhor me senti. Não é espectacular, é graciosa, sossegada, tranquila, uma mistura do sossego alentejano e das paisagens verdejantes do norte. Apesar de só ter pouco mais de 4 000 habitantes, não se sente o isolamento das Flores, apesar dos restaurantes terem preços muito elevados, mas a comida é bastante boa. Experimentem a meloa da Graciosa, a melhor que alguma vez comi, e as deliciosas queijadas.

Por ser a ilha menos montanhosa, é também aquela em que a precipitação é menor. A sua principal atracção, a furna do enxofre, não poderia ser visitada devido às excessivas concentrações de dióxido de carbono no seu interior. A caldeira onde esta se situa é espectacular, um ambiente e vegetação tropical, muito húmida e quente. Mas para mim o mais importante foi o sossego, as suas boas gentes, o ambiente rural mas não tacanho como nas Flores, muito agradável para uns dias de descanso.

A vista desde o quarto do hotel:

img607i.jpg


Santa Cruz da Graciosa:

img1910i.jpg


img1968e.jpg


img1972x.jpg


img2005k.jpg


Uma pintura mural em Santa Cruz:

img1974fw.jpg


Praça de touros de Santa Cruz, situada numa antiga cratera:

img1909o.jpg


Caldeira:

img2017d.jpg


img2018kh.jpg


Furna do enxofre, o que se poderia ver:

img2022jd.jpg


Termas do Carapacho:

img2025l.jpg


img2030g.jpg


Vila da Praia:

img1903y.jpg


img2041sz.jpg


Outras vistas da ilha:

img1879l.jpg


img1882r.jpg


img1889wx.jpg


img1896w.jpg


img1901p.jpg


img1906f.jpg


img1957i.jpg


img1986rd.jpg


img1990x.jpg


img2032bv.jpg


img1979j.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
FAIAL

Já havia estado nesta ilha, a necessidade de pernoitar nesta ilha deveu-se aos horários dos voos. É uma ilha encantadora, a Horta é a cidade mais pitoresca dos Açores, com as suas pinturas murais e o Peter’s (o delicioso bife da terra com puré de batata doce).

O local mais conhecido da ilha, o farol dos Capelinhos:

img2074kf.jpg


img2078n.jpg


img2101r.jpg



A caldeira:

img2112y.jpg


O Pico desde o Faial:

img2117pm.jpg


img2123k.jpg


Praia da Horta:

img621t.jpg


img623.jpg


O rochedo onde Neptuno apareceu:

img624.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
FLORES

A ilha mais ocidental, aquela com maiores belezas naturais. Cascatas, fajãs, lagoas, e a bela vegetação de todo o planalto. Aqui nota-se muita a insularidade, a população não está nada preparada para o turismo, há poucos restaurantes e cafés, caros e com pouca qualidade, e o atendimento é quase sempre um pouco rude.
É uma ilha belíssima naturalmente, mas um pouco agressiva para com o turista, nota-se que está um pouco ao abandono, há várias lojas, indústrias e restaurantes fechados, o museu dos baleeiros está pronto mas não está aberto ao público. Não deixa por isto de ser uma ilha fascinante, como já disse a mais bela naturalmente.

Lagoas:

img2148sv.jpg


img2151yq.jpg


img2164ek.jpg


Rocha dos Bordões:

img2197j.jpg


img2199eu.jpg


Ponta Delgada, a norte da ilha:

img2280u.jpg


Cascata do Poço do Bacalhau, junto à Fajã Grande:

img637j.jpg


Uploaded with ImageShack.us

Piscina natural de santa Cruz das Flores, onde os peixes nos vêem comer à mão:

img2278n.jpg


img2245l.jpg


Santa Cruz das Flores:

img2297i.jpg


Vistas da ilha:

img2160i.jpg


img2200l.jpg


img2281e.jpg


img2283cf.jpg


img2291k.jpg


img2294k.jpg


img2295m.jpg


O Corvo visto das Flores:

img2213ca.jpg


Os barcos que transportam os turistas ao Corvo, só de os ver partir já me enjoava:

img2227v.jpg


img2228y.jpg


img2298q.jpg


A vista desde o meu quarto de hotel:

img632p.jpg


Avião aterra no Aeroporto das Flores, que atravessa a vila de Santa Cruz:

img2239s.jpg


E no regresso, já no aeroporto da Horta, os dois tipos de aviões inter-ilhas da SATA, os Bombardier Q400 e Q200, o primeiro que me transportou desde as Flores, e o segundo que partiria em direcção ao Corvo:

img645.jpg


img646x.jpg



Com esta viagem, ficam-me a faltar as ilhas dos extremos, Corvo e Santa Maria, e a do meio, São Jorge. Todas as seis que conheço são absolutamente maravilhosas, ainda longe do turismo de massas, na maioria praticamente só há turistas alemães, e pouco mais.

Espero que as imagens sejam do vosso agrado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Excelente David!

Eu já tive o previlegio de visitar os Açores, faltam-me as ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo...mas as que já visitei agradaram-me e espantaram-me pela beleza ainda intacta não só natural como cultural.
E achei as pessoas muito simpaticas.

As paisagens são lindas, os bosques, as lagoas, as costas...a agua tépida do oceano, o clima suave de verões basicamente tropicais..

Até já tive o previlegio de subir ao pico, talvez a caminhada mais maravilhosa com as paisagens mais incriveis que alguma vez vi.

E como este é um forum de Meteorologia, e a Meteorologia anda comigo para onde vou ( :p ) tambem denotei com grande surpresa as grandes diferenças microclimaticas que existem, não só a nivel da diferença de altitude como a nivel do barlavento/sotavento das ilhas, e como tais diferenças se traduzem na vegetação, que varia entre as estepes de altitude, os bosques oceanicos e, nos niveis mais baixos, a flora tropical e subtropical.

Bom...resumidamente..os Açores são uma pérola da natureza, um recanto do mundo que vale a pena visitar..

E mais uma vez, excelente reportagem, David, parabens:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Que sensação de liberdade brutal!!

Além das imagens, gostei do teu testemunho.
Nunca fui aos Açores, e confesso que tenho uma enorme curiosidade em conhecer o arquipélago, especialmente as ilhas do Corvo e do Pico.

O Corvo por ser talvez o recanto de Portugal mais inóspito e ao mesmo tempo mais natural e virgem.
O Pico, porque adorava subir a montanha, chegar lá acima, e poder contemplar o mundo, ao mesmo tempo que bebia um cacau quente resultante da fusão do gelo.
Enfim, sonhos a tornar realidade.

Obrigado pela partilha. ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Que viagem tão bela esta que nos levas-te a fazer! :surprise:

Nunca fui, não sei se alguma vez terei oportunidade de ir. Mas sem duvida que é um local bem bonito e que desde a minha meninez sempre me fascinou.

Talvez pela sua remota localização em relação ao continente, talvez pelas maravilhosas paisagens que até mim sempre chegaram (e graças a ti, uma vez mais), quem sabe se pelos fascinantes contrastes meteorológicos (dizem que nos Açores cada dia, por vezes, tem as 4 estações nele contidas) ou talvez pelas gentes e pelas suas vidas, que sempre imagino serem bem difíceis e de grande esforço (como o guardador de vacas que aparece nas fotos). Só o facto de estar tão longe de tudo, no meio de um Oceano até se me corta a respiração! No entanto e pelo que sempre me têm transmitido, são pessoas de grande simpatia e sempre com um sorriso no rostro, como já há poucas...

Obrigado David! ;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
cada vez mais tenho orgulho de gritar bem alto:

EU VIVO NOS AÇORES!

apesar da nossa insulariedade, sinto que cada vez mais viver na ilha Terceira é um previlégio, pois estamos num paraíso, temos o necessário sempre "à mão de semear" não necessitando precorrer Km e Km.

David, foi pena não teres ido ao Corvo, para veres como o comportamento das pessoas é tão diferente. Os Corvinos, parecem terceirenses ou jorgenses na forma como recebem as suas visitas, são sempre bem vindos e acolhem da melhor forma, como se fossem amigos de longa data, os florentinos são um bocado desconfiados e carrancudos, mas as paisagens da ilha são arrepiantes.
os barcos (semi-rígidos) para ir ao corvo são espectaculares e é apenas dessa forma que se conhece a ilha das flores na sua totolidade, pois a costa florentina vista do mar équalquer coisa doutro mundo.
quanto à graciosa, não gosto, é calma de mais para meu gosto e, para mim, sem natureza apelativa, parece um deserto.

Que sensação de liberdade brutal!!

Além das imagens, gostei do teu testemunho.
Nunca fui aos Açores, e confesso que tenho uma enorme curiosidade em conhecer o arquipélago, especialmente as ilhas do Corvo e do Pico. QUOTE]

André, quando quiseres aparece por cá, garanto que não te vais arrepender..
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Que viagem espectacular:w00t:, obrigado por partilhares as excelentes fotos:thumbsup:

Eu também já fui ao Açores, mas apenas tive a oportunidade de visitar a Ilha de São Miguel, mas algum dia hei-de lá voltar e conhecer mais algumas Ilhas, (ou todas se possível:D)

Adorava subir aos 2351 metros de altitude do Pico, é um sonho que ainda quero realizar:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
(...) ou talvez pelas gentes e pelas suas vidas, que sempre imagino serem bem difíceis e de grande esforço (como o guardador de vacas que aparece nas fotos). (...)

O pastor das fotos vai a pé, mas a evolução já chegou também neste campo, houve vários pastores que vimos que iam de moto ao lado do gado. Até houve um que ia de pick-up.

quanto à graciosa, não gosto, é calma de mais para meu gosto e, para mim, sem natureza apelativa, parece um deserto.

Deve ser por gostar do Alentejo que adorei a Graciosa, mas está longe de ser um deserto, a zona da caldeira por exemplo é bastante húmida.

os barcos (semi-rígidos) para ir ao corvo são espectaculares e é apenas dessa forma que se conhece a ilha das flores na sua totolidade, pois a costa florentina vista do mar équalquer coisa doutro mundo.

De qualquer modo prefiro o avião, de barco é provável que enjoe. E da próxima vez que for aos Açores é para completar o ciclo, com as 3 ilhas que faltam. Desta vez não deu para mais, já foram 7 voos em 8 dias, o que já é puxado económica e fisicamente.
O mais chato são os horários dos voos para o Corvo, é complicado arranjar um período de estada aceitável, pois ou ficas 20 minutos e não vês nada, ou mais de 48 horas o que é excessivo para um local tão pequeno.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
No Pico os pastores têm todos ou praticamente todos carrinhas e jipes onde levam depósitos de água para darem de beber as vacas que se espalham pelos prados da ilha, vão buscar a água as lagoas como por exemplo LAGOA DO PEIXINHO, ouve uma por exemplo que este ano secaram-na de tanto tirar água que agora não me lembro bem do nome acho que é LAGOA DO CAPITÃO ou algo parecido, se alguém me conseguir ajudar, e por volta das 6 horas da manhã quando cheguei ao cimo da montanha do Pico via-se muitas carrinhas a dirigirem-se para o interior da ilha para irem ordenhar as vacas, adorei aquela ilha :thumbsup: