Actividade Vulcânica 2018

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
http://m.hawaiinewsnow.com/hawaiinewsnow/db_330510/contentdetail.htm?contentguid=8jqv6ngB

8b94ef85f6159af92cb1cd4c5500b336.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: vamm


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
O Kilauea como o conhecemos, na minha opinião, morreu!
Este já está em processo de formação de caldeira! Os colapsos da cratera e as explosões que se tem verificado no último mês, são evidências disso mesmo!
Atenção, esta opinião é meramente pessoal. Acredito numa deslocalização á superfície do “hot spot” e de uma formação de uma nova cratera ativa algures em Leilani Estates.

Sei que historicamente aconteceram várias erupções fissurais nesta área, mas nenhuma gerou a “estagnação eruptiva” (esvaziamento da cratera)do Kilauea.

Posso estar a dizer a maior estupidez do mundo, mas, é apenas a minha opinião é vale o que vale.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
USGS em resposta à minha pergunta.
e1bdb10d292b554214d02490abda9f0b.png

Resumindo, segundo os geólogos do USGS, estamos assistindo ao crescimento da cratera do helemaumauma dentro da caldeira do Kilauea.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O Kilauea como o conhecemos, na minha opinião, morreu!
Este já está em processo de formação de caldeira! Os colapsos da cratera e as explosões que se tem verificado no último mês, são evidências disso mesmo!
Atenção, esta opinião é meramente pessoal. Acredito numa deslocalização á superfície do “hot spot” e de uma formação de uma nova cratera ativa algures em Leilani Estates.

Sei que historicamente aconteceram várias erupções fissurais nesta área, mas nenhuma gerou a “estagnação eruptiva” (esvaziamento da cratera)do Kilauea.

Posso estar a dizer a maior estupidez do mundo, mas, é apenas a minha opinião é vale o que vale.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Hum... Penso que a "morte" de vulcões deva ser um processo geológico lento à nossa escala temporal, a câmara magmática penso que continua sob o Kilauea, embora a lava esteja a divergir pelo rift até Leilani Estates. A placa move-se sobre o hot spot poucos centimetros por ano, acho muito improvável uma migração do foco vulcânico de alguns quilômetros assim em meia-duzia de dias, mas posso igualmente estar a dizer a maior estupidez do Mundo. :)
 
  • Gosto
Reactions: vamm e lserpa

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
USGS em resposta à minha pergunta.
e1bdb10d292b554214d02490abda9f0b.png

Resumindo, segundo os geólogos do USGS, estamos assistindo ao crescimento da cratera do helemaumauma dentro da caldeira do Kilauea.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ups.. Não tinha lido este post! :o

De qualquer das formas é fascinante acompanhar a evolução destes vulcões, está escrever-se a história da Terra em tempo real! :)
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Hum... Penso que a "morte" de vulcões deva ser um processo geológico lento à nossa escala temporal, a câmara magmática penso que continua sob o Kilauea, embora a lava esteja a divergir pelo rift até Leilani Estates. A placa move-se sobre o hot spot poucos centimetros por ano, acho muito improvável uma migração do foco vulcânico de alguns quilômetros assim em meia-duzia de dias, mas posso igualmente estar a dizer a maior estupidez do Mundo. :)

Quando me refiro à “morte” refiro-me à sua forma e tipo de erupção, não ao seu arrefecimento e extinção. Se calhar não me expressei da melhor forma.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e MSantos

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Quando me refiro à “morte” refiro-me à sua forma e tipo de erupção, não ao seu arrefecimento e extinção. Se calhar não me expressei da melhor forma.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Por exemplo, o vulcão dos Capelinhos no Faial, Açores, localizado na península do Capelo- sistema fissural do Capelo, embora a sua erupção tenha ocorrido há pouco mais de meia centena de anos, ainda hoje é possível sentir e ver o vapor de água que emana de uma das suas fissuras. No entanto, essa evaporação é livre de gases vulcânicos, sendo apenas vapor de água. Este está num estado de dormência... o sistema fissural está ligado ao vulcão da Caldeira e que por altura da erupção dos capelinhos, houveram algumas erupções freáticas no seu interior, no entanto esta caldeira não mostrava evidências de que teria algum tipo de erupção... isto tudo para dizer que ao referir “morte”, não quero dizer extinção, mas sim uma grande alteração do padrão “normal” para um novo normal.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e luismeteo3