Acho que as fotos do Norther são de ontem, Geiras.
Quanto aos avisos, bom, se a Serra da Estrela, e principalmente o planalto > 1800m, fosse contemplado por esses avisos, os distritos de Castelo Branco e Guarda estariam em constante aviso vermelho.
E o mesmo teriam que fazer para os distritos de Braga e Vila Real, por causa do Gerês. Não que a neve lá seja tão frequente e permanente como na Serra da Estrela (a altitude é menor), mas quando dá para neve, é ao metro. (Dada a precipitação abundante).
De facto...concordo contigo!
Uma duvida que "transporto" ha ja alguns anos (ha muitos alias) é qual a serra (necessariamente tem que ser serra ou planalto) que, depois da serra da Estrela, tem mais dias de neve (de queda de neve e que mais dias a conserve)...
Isto pode parecer algo picuinhas, é pá mas de facto tenho interesse nisso...vejamos:
Serra do Gerês- tem na Nevosa o ponto mais alto com 1548 metros de altitude, mas esta demasiado proxima da influencia do oceano...
Serra do Larouco - mais afastada do oceano, tem no culminar do planalto 1536 metros...
Serra de Montesinho - BASTANTE mais "seca", esta serra atinge "só" 1486 metros...
Afasto previamente as Serras de Montemuro, Marão, Nogueira, Alvão e Planalto de Castro Laboreiro pois acredito estarem uns "furos" abaixo...
se alguem tiver esta "maluqueira" de saber qual o 2º lugar de portugal mais nevoso e que mais tempo conserve a neve e quiser partilhar opiniões...
Ah! eu apostava no Larouco...no meio é que esta a virtude não é...