Acumulação de neve vs permanência de Neve em Portugal

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Isto são pormenores, mas a informação pública e a sua gestão acho que deveria ser mais rigorosa...no site da Estrela (oficial da estancia) lá estão os 0,80 m...Manzaneda varia entre 0,50 e os 1,20m...
ha um colega do Forum que faz incursões frequentes a Estrela, o Norther...ele poderá dar uma noção mais real..de qualquer forma (salvo as excepções naturais que são os quadrante de entrada das depressões) julgo que as quantidades das duas estancias serão semelhantes...os dias de neve é que ja não, acho, com "supremacia" de Manzaneda:thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim? óptimo...:thumbsup:é como disse, não estive lá...fui ao tal site Nevasport...quanto a neve artificial, tenho ideia que ha normalmente produção desde que haja boas condições meteo (sem chuva e com %hr baixa)...:)

Eles devem tirar essa informação da página oficial da estância de ski. Que tem esse valor há uma série de dias. :p

Sim, produzem neve quando há pouco, ou para manutenção.
Mas desta vez a neve era tanta que não foi preciso. As próprias paliçadas estão enterradas na neve. Daí dizer que a acumulação é certamente superior a 80cm.

Já agora, as fotos não são minhas. São da estância.
Estive na Serra no Sábado, e enchi-me de neve. Não na Torre, mas nas Penhas da Saúde e Penhas Douradas. Quando puder partilho algumas fotos. ;)
 
  • Gosto
Reactions: AJB

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Eles devem tirar essa informação da página oficial da estância de ski. Que tem esse valor há uma série de dias. :p

Sim, produzem neve quando há pouco, ou para manutenção.
Mas desta vez a neve era tanta que não foi preciso. As próprias paliçadas estão enterradas na neve. Daí dizer que a acumulação é certamente superior a 80cm.

Já agora, as fotos não são minhas. São da estância.
Estive na Serra no Sábado, e enchi-me de neve. Não na Torre, mas nas Penhas da Saúde e Penhas Douradas. Quando puder partilho algumas fotos. ;)

:thumbsup:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Confirmo que ontem foi um dia épico na serra da Estrela. Vou colocar fotos mais logo, de outra zona, pouco abaixo da Torre, fora das pistas de ski. Céu maioritariamente limpo ou pouco nublado, vento quase nulo, temperatura baixa (carro dava -3ºC às 15:00). Uma excelente acumulação de neve...um trânsito descomunal. Parecia uma estância dos Alpes ;). No sábado, por sua vez, só deu para subir até à lagoa comprida, mas para meteo loucos foi bem mais interessante: granizo e também alguma neve a cair, tipo graupel miúdo. Nevoeiro e algum gelo na estrada. Demorei 1 hora a descer e o limpa-neves foi à frente.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Bom campo de neve no Planalto de Castro Laboreiro:)
Entradas de noroeste...aliás, na Estrela nota se bem a diferença entre a vertente norte e a sul:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Acho que a maioria de vocês já disse quase tudo, agora não nos podemos esquecer do essencial...tudo depende do tipo de eventos que temos durante os meses de chuva, pois se um ano pode ser mais rico em entradas de N/NO que favorece alguns locais, outros anos poderemos ter mais a prevalência de entradas de NE ou SW o que mudaria quase tudo...

Ficando a Estrela num patamar acima (isso parece-me indiscutível), num ano tipicamente dentro dos padrões normais parece-me que o Gerês será após a Estrela(ou ao mesmo nível!!) a serra com maior precipitação em forma de neve (claro que só nos topos), mas a Serra do Larouco parece-me ser aquela que mantém a neve durante mais dias...
Se no Gerês a precipitação extrema estraga muitas vezes a acumulação devido à influência oceânica a oeste, no Larouco embora seja indiscutível que os acumulados sejam mais baixos, quando há precipitação temos neve com maior facilidade...

Quando falo num ano "tipicamente normal" certamente me parece óbvio que as entradas maioritárias em Portugal Continental serão sempre de N/NW, cenário idêntico ao que temos tido este Inverno, no entanto este ano tem sido "demais":thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Acho que a maioria de vocês já disse quase tudo, agora não nos podemos esquecer do essencial...tudo depende do tipo de eventos que temos durante os meses de chuva, pois se um ano pode ser mais rico em entradas de N/NO que favorece alguns locais, outros anos poderemos ter mais a prevalência de entradas de NE ou SW o que mudaria quase tudo...

Ficando a Estrela num patamar acima (isso parece-me indiscutível), num ano tipicamente dentro dos padrões normais parece-me que o Gerês será após a Estrela(ou ao mesmo nível!!) a serra com maior precipitação em forma de neve (claro que só nos topos), mas a Serra do Larouco parece-me ser aquela que mantém a neve durante mais dias...
Se no Gerês a precipitação extrema estraga muitas vezes a acumulação devido à influência oceânica a oeste, no Larouco embora seja indiscutível que os acumulados sejam mais baixos, quando há precipitação temos neve com maior facilidade...

Quando falo num ano "tipicamente normal" certamente me parece óbvio que as entradas maioritárias em Portugal Continental serão sempre de N/NW, cenário idêntico ao que temos tido este Inverno, no entanto este ano tem sido "demais":thumbsup:

Esta ultima entrada foi tipicamente de Noroeste, nota se bem:

http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Europe_3_01.2014050.terra.721.250

Larouco com "pouca" neve quando comparado com Castro Laboreiro!
A Estrela com muito mais neve na vertente Norte e Sanábria sem neve junto ao Lago (1000 metros), mas na encosta Oeste tem a essa altitude sensivelmente...
Marão e Montemuro ja com quantidades com pouca expressão...
Mas mais uma vez se destacam Gerês, Larouco e Montesinho:thumbsup:
Ok, desta vez Castro Laboreiro e a Peneda/Soajo tiveram uma boa "dose branca";)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Isto são pormenores, mas a informação pública e a sua gestão acho que deveria ser mais rigorosa...no site da Estrela (oficial da estancia) lá estão os 0,80 m...Manzaneda varia entre 0,50 e os 1,20m...
ha um colega do Forum que faz incursões frequentes a Estrela, o Norther...ele poderá dar uma noção mais real..de qualquer forma (salvo as excepções naturais que são os quadrante de entrada das depressões) julgo que as quantidades das duas estancias serão semelhantes...os dias de neve é que ja não, acho, com "supremacia" de Manzaneda:thumbsup:


Boas, por acaso ainda não fui a estância desde que tem caído estes nevões mas a zona baixa da estância junto as casas acumulou muito bem, certeza mais 2m pelas fotos que vi, agora nas pistas se tiverem 80cm, que até acredito, é óptimo porque como toda gente sabe a Torre por ser muito exposta a fortes ventos, a neve é varrida para as suas encostas e zona baixa da estância, mas como nos últimos nevões o vento não foi tão agressivo... posso dizer-te que nas minhas caminhadas apanhei zonas que fiquei com ela ate a cintura :) mas o Acalado pode ser mais especifico já que ele tem andado por la.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas mais uma vez se destacam Gerês, Larouco e Montesinho:thumbsup:

Estive a ver as imagens do MODIS de ontem, e resolvi acrescentar as fronteiras, ao mapa, para tornar as coisas mais claras.

AaakeTZ.jpg


ljOioCT.jpg


O planalto de Castro Laboreiro tem de facto muita neve, assim como a serra do Soajo.
O Gerês (região entre a Pedra Bela e as Minas dos Carris), tem igualmente muita neve, que depois diminui gradualmente (proporcional à precipitação) até ao Larouco.
Aliás, este último aparece mesmo só como uma pequena mancha isolada a nordeste da albufeira de Alto Rabagão.

Montesinho, cria a ilusão que tem muita neve.
Ê de facto o sistema tem muita neve. Mas a mesma concentra-se na parte Espanhola que supera os 1600m de altitude.


Já na Serra da Estrela, sem dúvida que é na vertente norte e oeste que a neve marca mais presença.

xmWVt3o.jpg
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Sim André, o facto de Montesinho ser o limite sul do sistema montanhoso Trevinca/Teleno/La Gamoneda cria essa ilusão, mas não te esqueças que Montesinho estava (a tua imagem com a fronteira administrativa mostra muito bem isso) com neve acima da barragem da serra serrada (sensivelmente a partir dos 1200m) o que é semelhante à cota dos restantes locais do Noroeste (Gerês, Larouco, Castro Laboreiro e Peneda/Soajo) que andariam tambem nos 1050/1100m...e esta entrada de Noroeste não favoreceu Montesinho nem o Larouco...
Montesinho dificilmente acumula neve em quantidade que permita prolongar-se no tempo abaixo da barragem...
O Planalto de Castro Laboreiro é que parece uma zona de esqui de fundo:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim André, o facto de Montesinho ser o limite sul do sistema montanhoso Trevinca/Teleno/La Gamoneda cria essa ilusão, mas não te esqueças que Montesinho estava (a tua imagem com a fronteira administrativa mostra muito bem isso) com neve acima da barragem da serra serrada (sensivelmente a partir dos 1200m) o que é semelhante à cota dos restantes locais do Noroeste (Gerês, Larouco, Castro Laboreiro e Peneda/Soajo) que andariam tambem nos 1050/1100m...e esta entrada de Noroeste não favoreceu Montesinho nem o Larouco...
Montesinho dificilmente acumula neve em quantidade que permita prolongar-se no tempo abaixo da barragem...
O Planalto de Castro Laboreiro é que parece uma zona de esqui de fundo:thumbsup:

Dá-me ideia que no Larouco e Montesinho a neve está a uma cota superior à da Peneda/Soajo, Castro Laboreiro e Gerês.

Explico porquê.

Castro Laboreiro está a 1000m de altitude, e a neve deve começar logo aos 900m.
No Gerês a neve parece começar imediatamente a leste da vila do Gerês - na Pedra Amarela. E aí a cota é também de 900m. Já a nordeste, nas Minas e no Vale do Rio Homem, a neve parece começar aos 1100m, e estende-se acima dessa cota até Pitões.

No Larouco, parece que só mesmo acima dos 1200m é que há neve.

Em Montesinho, a aldeia está a 1050m e não tem neve visível no satélite.
A barragem da Serra Serrada está a 1250m. E é a partir daí que começa a neve.

Atenção que, não quer dizer que não haja neve abaixo das cotas que disse. Mas é acima delas que a mesma se torna suficientemente extensa para ser visível no satélite.

;)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Dá-me ideia que no Larouco e Montesinho a neve está a uma cota superior à da Peneda/Soajo, Castro Laboreiro e Gerês.

Explico porquê.

Castro Laboreiro está a 1000m de altitude, e a neve deve começar logo aos 900m.
No Gerês a neve parece começar imediatamente a leste da vila do Gerês - na Pedra Amarela. E aí a cota é também de 900m. Já a nordeste, nas Minas e no Vale do Rio Homem, a neve parece começar aos 1100m, e estende-se acima dessa cota até Pitões.

No Larouco, parece que só mesmo acima dos 1200m é que há neve.

Em Montesinho, a aldeia está a 1050m e não tem neve visível no satélite.
A barragem da Serra Serrada está a 1250m. E é a partir daí que começa a neve.

Atenção que, não quer dizer que não haja neve abaixo das cotas que disse. Mas é acima delas que a mesma se torna suficientemente extensa para ser visível no satélite.

;)

Sim, apesar de em Castro Laboreiro dar ideia que na aldeia ja não haverá neve, mas isso é um pormenor!
Concordo contigo e julgo que se deverá ao facto da diminuição da precipitação no pós frontal e que desfavoreceu as terras mais interiores, isto é, quando a cota desceu, a precipitação pouco avançou no interior logo a neve que caiu no Larouco e Montesinho terá sido, suponho, no inicio do pós frontal ou ainda antes...
sim, porque não tenho duvidas que a cota de neve seria igual nestes vários locais :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: AnDré